Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Roupa sem mancha

 

                           MANCHAS

Confira dicas de como remover substâncias que marcam tecidos.
Veja também o que não deve ser feito para não estragar as peças.

     Comida, suor, desodorante.  Quem nunca teve uma peça de roupa marcada com um desses três itens?  Mas, na hora de tirar a mancha, faz o quê?
     Há várias boas dicas para conseguir remover substâncias das peças de roupa.  Uma delas, porém, vale para a maioria doscaos: a peça suja deve ser lavada com água e sabão ou detergente transparente o mais rápido possível.  “Fazendo isso assim que a mancha aparecer, a chance de ela sair é muito maior”, afirma Paola Tucunduva, presidente da Anel (Associação Nacional das Lavanderias do Brasil).
     Paola ainda salienta que guardar uma peça manchada no armário só piora a situação.  “Mesmo que seja uma mancha invisível, com o tempo, há chance de bolor, que não sai mais”, diz.  Ainda sobre o que não pode ser feito, ela afirma que a pessoa não deve passar ferro sobre a roupa manchada, pois isso vai fixar a substância no tecido.
     Para a dona de casa Regina Lujcia Vieira da Rocha de Aragão, 57 anos, os produtos disponíveis no mercado são os grandes aliados da roupa limpa. “Aplico um pré-lavagem no local da mancha. Depois, lavo com um sabão em pó de qualidade. Ajuda bastante”, afirma Regina.  “Para uma lavagem bem-feita, também é importante ter uma boa máquina de lavar”, completa.
     Heloisa Lucia Sundfeld, “personal assistant”, profissional responsável por dar assistência pessoal aos clientes, sugere algumas técnicas para retirar manchas específicas (veja abaixo).
     Ela salienta, porém, que esse é um processo de tentativa e erro: em alguns casos, pode não dar certo.  “Além disso, a limpeza total vai depender muito do tecido que está sujo e, claro, da substância derramada”, afirma.
     Há ainda algumas receitas que vão passando de mãe para filha e acabam se tornando famosas.  Paola alerta para uma delas, que deve ser evitada.  “Não é aconselhável jogar talco sobre mancha de óleo.  Isso compromete ainda mais o tecido”, ressalta.  Segundo Anelise Pineli, do departamento de pesquisa e desenvolvimento da marca Omo, uma das substâncias mais difíceis de serem removidas é a tinta de caneta, porque tinge o tecido.  “Manchas de frutas também não saem facilmente”, opina Heloísa.  Segundo Paola, alguns tipos de protetor solar também são complicados de tirar.  Portanto, é bom estar atento para evitar que a roupa fique marcada.

DICAS ÚTEIS
> CAFÉ 
   Esfregue gelo na área onde o líquido foi derramado.
> GORDURA 
  Coloque uma gota de detergente neutro sobre a mancha e esfregue.  Depois, lave normalmente.  O detergente deve ser neutro, pois outros podem criar uma nova mancha.
> CHOCOLATE
   Lavar com água e sabão assim que sujar a roupa ajuda.  Outra sugestão é passar um pano ou algodão embebido em vinagre branco.
> SHOYU
   Esfregue uma rodela de nabo cru delicadamente até a mancha desaparecer.
> MOLHO DE TOMATE
   Misture uma colher de chá de detergente neutro em um copo com água morna e jogue na mancha. Depois, coloque uma colher de amônia em meio copo de água e aplique sobre a sujeira.  Passe uma esponja com detergente neutro.  Enxágue com água para tirar o excesso.  Espere secar.  Em seguida, lave normalmente.
> VINHO
   Passe gelo na hora em que o vinho cair na roupa.  Lave em seguida.
> DESODORANTE E SUOR
   Misture uma colher de sopa de bicarbonato com meia colher de sopa de água até formar uma pasta.  Espalhe sobre a mancha e deixe por cerca de dez minutos.  Depois, lave normalmente.

fonte:  Jornal AGORA São Paulo, Encarte Revista da Hora, 20/01/2013

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS