Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Aprenda de graça na Web

 

                           cursos-gratuitos-qualificacao-profissional-curitiba

Há pouca coisa que você não pode aprender na internet – basta saber aonde ir. Para guiá-lo pelo incrível mundo da educação on-line, reunimos sete sites que oferecem cursos gratuitos de diversas áreas

do conhecimento. Com eles, você pode aprender a programar, a investir na bolsa, a dominar uma nova língua e a adquirir todo o conhecimento de um programa de MBA.

MATRÍCULAS ABERTAS
Alguns endereços que você pode visitar para se inscrever em cursos gratuítos:

> FINANÇAS E EMPREENDEDORISMO
   FGV
   Site: http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx

   A Fundação Getúlio Vargas foi a primeira instituição brasileira a se tornar membro do Open Course Ware Consórtium, um projeto de instituições de ensino de diversos países do mundo que leva para a web, de forma gratuita, conteúdo e material didático de seus cursos. A FGV foca os cursos na área de finanças pessoais, sustentabilidade, empreendedorismo e direito. Uma seção é voltada para cursos de outras áreas de conhecimento, com aulas de administração estratégica, motivação nas organizações e ética empresarial.

> PROGRAMAÇÃO
   CODEACADEMY
   Site: http://www.codecademy.com/

   Num mundo dominado por computadores, saber programar é cada vez  mais atrativo para o mercado.  O Codeacademy é um projeto para ensinar programação por meio de exercícios práticos, mais parecidos com jogos do que com aulas propriamente ditas (são divertidos). Por enquanto é totalmente em inglês, embora os fundadores tenhasm um projeto para levar o projeto  para outras línguas. De qualquer forma, a linguagem de programação é formada por palavras em inglês, e qualquer um que queira programar precisa ter, no mínimo, inglês básico. O Codeacademy é feito de fases e o usuário só avança para a seguinte quando termina uma etapa. Há também “badges” (troféus), ao estilo Foursquare, para quem completa certas tarefas.

> MESTRADO EM NEGÓCIOS
   PERSONAL MBA
   Site: http://personalmba.com/best-business-books/

   Josh Kaufaman é autor do livro “The Personal MBA”, um bestseller que advoca o autodidatismo para ser bem sucedido na carreira.  A premissa de Kaufman, de acordo com seu site, é simples. “Os programas de MBA não têm o monopólio sobre o conhecimento de como funcionam os negócios: vocêpode se ensinar tudo o que você precisa saber para ter sucesso na vida e no trabalho”, diz ele.  É com  essa idéia que ele propões a leitura de 99 livros de negócios de diferentes áreas – design, marketing, vendas, produtividade, solução de problemas, entre outras-, que são tão valiosos quanto passar dois anos cursando um MBA, garante o autor, mas por um preço bem mais acessível. A lista é atualizada frequentemente e os interessados podem assinar a uma lista do site para receber resenhas, novas indicações de leitura e de treinamento. Tudo em inglês.

> LÍNGUAS
   LIVEMOCHA
   Site: http://www.livemocha.com

   O Livemocha é uma rede social para aprendizado de idiomas. Com a ajuda de voluntáriosde mais de 200 países, o site permite que o usuário faça cursos de 35 línguas diferentes.  No fim de cada módulo, o aluno responde a exercícios correspondentes às aulas, que são corrigidos pelos outros usuários. O site tem cursos gratuitos e também pago.  No ano passado, a Abril Educação comprou uma participação no site, de olho no número expressivo de usuários brasileiros que fazem parte da rede social – algo como 2,2 milhões, quase 25% do total.

> ENSINO MÉDIO E SUPERIOR
   KHAN ACADEMY
   Site: http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/

   Salman Khan se tornou o professor mais conhecido do mundo. Suas vídeo-aulas já foram vistas maisde 70 milhões de vezes e a Khan Academy, site que abriga todos os vídeos, é um fenômeno. No Brasil, a Fundação Lehman, junto com a Intel, começou a legendar o contedúdo para o português. Por enquanto, há aulas traduzidas de quatro áreas do conhecimento: Aritmética, Biologia, Física e Química. O objetivo da fundação é traduzir todasas3 milvídeo-aulas do site. A Khan Academy também lançou recentemente um aplicativo para o iPad, que torna ainda mais fácil o acesso ao conteúdo das aulas.  Na semana passada, o aplicativo foi o quarto mais baixado da App Store da Apple.

> INVESTIMENTO
   BMFBOVESPA
   Site: http://www.bmfbovespa.com.br (clique em Educacional e depois Cursos)

   Quer ter certeza se vale a pena investir dinheiro e tempo para aprender a investir na bolsa?  A Bovespa tem cursos on-line gratuitos de introdução a investimentos – e não são restritos apenas ao mercado de ações.  Há também cursos para entender como investir no Tesouro Direto e para gerenciar as finanças pessoais.  Todos esses são de nível básico.  Para nível avançado, os cursos são presenciais e pagos.

> CURSOS UNIVERSITÁRIOS
   VEDUCA
   Site: http://veduca.com.br/

   Recém-lançado, o portal Veduca reúne vídeos de cursos ministrados em universidades renomadas dos Estados Unidos e da Austrália, como Harvard, Princeton, MIT e Stanford.  Apenas parte do material foi legendo para o português, mas o objetivo é que até o fim do ano que vem as 4,7 mil vídeo-aulas sejam traduzidas. O site é gratuito e possui aulas de diferentes áreas, como a Matemática, História, Física e Medicina.  Os vídeos podem ser pesquisados por universidades, cursos, professores e disciplinas.  A diversidade de assuntos é enorme:  há aulas como Física para Futuros Presidentes, de Richard Muller, professor de Berkley, e Ética e Justiça: O que é certo fazer, de Michael Sandel, um dos cursos mais concorridos de Harvard.

fonte:  Jornal “Gazeta do Povo”, Curitiba – 26/03/12

 


 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS