Quem utiliza computadores públicos para acessar páginas pessoais precisa tomar alguns cuidados em LAN houses, telecentros, escolas, faculdades e empresas para não ter seus dados expostos.
"Quando você utiliza computadores de terceiros, pode ter suas ações monitoradas, incluindo a digitação de senhas ou de números de cartões de crédito. Existem programas projetados para esses fins e que podem ter sido instalados previamente", explica Cristine Hoepers, gerente do CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança para a Internet do Brasil).
Os computadores de LAN houses possuem programas de segurança, mas eles nem sempre são eficientes contra as ameaças da rede. "É complicado manter antivírus nos terminais, devido ao comprometimento do desempenho nos computadores. Qualquer anexo em e-mail ou operação na web é passível de contaminação por vírus", afirma Alex Alves, proprietário de uma LAN house.
A principal recomendação é não utilizar computadores públicos para qualquer operação que precise de dados pessoais, desde acessos a e-mails até verificação de conta bancária.
O principal risco é a contaminação por vírus ou por arquivo malicioso, que grava todas suas informações. Também há o risco de roubo de senhas de banco e de números de cartão de crédito.
"Geralmente, são os próprios usuários que têm o comportamento de baixar arquivos ou navegar em sites inseguros e, assim, contaminam a máquina com vírus que permanecem no computador até a chegada do próximo usuário", diz a advogada Patrícia Peck Pinheiro, especialista em direito digital.
Os vírus também podem infectar pendrives e CDs. Cristine Hoepers dá algumas dicas de segurança: "Ao usar o pendrive, baixar arquivos pela internet ou recebê-los por e-mail, o mais importante é sempre utilizar um antivírus para checar os arquivos ou a mídia".
Para evitar o problema, uma das saídas encontradas pelas LAN houses é regular a utilização desses dispositivos.
Segundo o CERT.br, 39% dos internautas brasileiros que tiveram problemas com segurança na internet afirmaram terem sido prejudicados ao usarem computadores fora de suas casas. As queixas mais comuns envolvem a prestação de serviço e são reportadas, principalmente, à Fundação Procon, pois não há um órgão escífico que fiscalize os estabelecimentos.
Se o usuário sofrer alguma prejuízo, a LAN house pode e deve arcar com as consequências, ensina a advogada. "Segundo o Código de Desfesa do Consumidor, esses estabelecimentos respondem pelos danos materiais e morais causados e têm de ressarcir seus clientes".
As redes públicas de internet sem fio, disponíveis em restaurantes, cafés e outros espaços, também oferecem riscos. "O notebook pode ser invadido por essas redes e ser contaminado por vírus. Atualmente, também há um grande risco de contaminação pelo Bluetooth do celular, que deve estar sempre desabilitado", recomenda Patrícia.
FIQUE LIGADO!
Por lei, toda LAN house é obrigada a:
> Cadastrar o usuário e exigir o documento a cada uso;
> Registrar o horário inicial e o horário final de cada acesso, além da máquina utilizada;
> Manter as informações e os regisgtros salvos por no mínimo 60 meses;
> O não cumprimento dessas regras pode acarretar multa e suspensão de licença;
Cuidados básicos para não ficar exposto nem ter seus dados roubados em ambientes virtuais compartilhados:
. Ao acessar qualquer site que exija login, certifique-se de que a opção "Salvar login" ou "Lembrar-me" não está selecionada.
. Ao sair das páginas, clique sempre em "Fechar", "Logoff", "Logout" ou outra opção correspondente. Apenas fechar o navegador não basta.
. Se for sair de perto do computador, não deixe informações confidenciais abertas na tela.
. Apague todos os arquivos temporários e os históricos de sites visitados.
. Como em um caixa eletrônico, fique atento e verifique se não há ninguém por perto, de olho no que você está digitando.
. E, o mais importante, nunca digite seus dados bancários em computadores públicos.
Antes de abrir um site, desabilite o recurso do Internet Explorer que memoriza suas senhas:
1. No Internt Explorer, clique em "Ferramentas" e em "Opções da Internet";
2. Clique na guia "Conteúdo" e em "Preenchimento Automático";
3. Clique para desmarcar as duas caixas de seleção referentes a senhas;
Para apagar todos os seus arquivos temporários e o histórico da internet:
1. No Internet Explorer, clique em "Ferramentas" e em"Opções da Internet";
2. Na guia "Geral", em "Arquivos de Internet Temporários", clique em "Excluir Arquivos" e em "Excluir Cookies";
3. Em "Histórico", clique em "Limpar Histórico";
fonte: Jornal "São Paulo Agora", Encarte: Revista da Hora - 30/08/09