Para não estragar a diversão, recomendação é não ultrapassar os limites do organismo e estar sempre atento.
Quem vai pular o carnaval precisa de mais do que alegria para aguentar a maratona. O folião terá que tomar cuidado para não cometer abusos e prejudicar a saúde. Bem como ficar atento e escapar da ação de assaltantes.
O primeiro passo é preparar o organismo com cuidado antes, durante e depois da festa, já que dançar equivale a uma atividade física intensa.
Na segurança, a orientação da Polícia Militar é para que pessoas estejam sempre atentas. Os cuidados precisam ser reforçados em lugares com grande aglomerações, que é onde os marginais se aproveitam do momento de desatenção das pessoas.
Cuidados simples farão toda a diferença para que você pule o carnaval sem estresse e aproveite da melhor forma os cinco dias de folia.
SAÚDE
> Vista roupas leves e confortáveis, que ajudam a transpirar melhor e aliviam a perda de líquido do corpo com a transpiração.
> Não consuma bebida alcoólica em excesso. Além de colaborar para a desitratação do corpo elas provocam alterações comportamentais. O folião também pode perder os limites e se envolver em confusões.
> Evite ficar em frente às caixas de som com volume muito alto, para não causar perturbações auditivas.
> Mantenha o corpo bem hidratado. Beba muita água, sucos de fruta, isotônicos e água de coco. Caso esteja consumindo bebida alcoólica, alterne com esses líquidos, porque o calor e a atividade física aumentam a transpiração e propiciam a desidratação.
> Faça alongamento e aqueça o corpo antes de cair na folia. A participação no carnaval de rua e de blocos exige o mesmo tipo de preparação que uma atividade física intensa.
> Lembre-se sempre de usar preservativo. Durante a festa podem surgir relacionamentos passageiros e a prevenção é fundamental, não só pelos casos de aids, mas também de outras doenças sexualmente transmissíveis.
> Para quem tem perfil mais sedentário, o cuidado com a atividade física durante a folia de carnaval deve ser redobrado. O corpo fica exposto a uma agitação maior e o aparelho cardiovascular pode ficar comprometido, levando inclusive a um enfarte.
> Se alimente bem antes de consumir bebida com álcool. Dê preferência para os alimentos de fácil digestão e ricos em carboidratos, como frutas, doces e chocolates, que ajudam a manter os níveis glicêmicos elevados. As proteínas devem ser ingeridas com moderação.
> Use calçados confortáveis e de solado baixo, que facilitam a locomoção. As mulheres devem evitar salto-alto e do tipo plataforma que podem causar desequilíbrios e lesões nos tornozelos e joelhos.
SEGURANÇA
> Evite o uso do carro na praia. Sempre que possível, saia a pé ou utilize meios alternativos de transporte, como a bicicleta. As cidades receberão um grande número de veículos e os engarrafamentos são comuns nesse período.
> Oriente as crianças sobre o contato com estranhos e utilize nelas as pulseirinhas de identificação. Assim, caso elas se percam, poderão facílmente ser localizadas.
> Não deixe objetos valiosos e chamativos no interior de veículos estacionados em via pública. Eles também atraem a atenção de quem passa.
> Não abuse do som alto. Isso demonstra respeito às leis e ao próximo e evita tumultos.
> Deixe as jóias e objetos de valor em casa. O uso desses acessórios em locais de grandes aglomerações chama a atenção.
> Não utilize drogas e caso se depare com pessoas oferecendo, denuncie pelo 181. Fique longe e evite aborrecimentos.
> Leve o mínimo e indispensável na carteira ou na bolsa para não atrair a atenção de ladrões.
> Não aceite provocações. Nessas situações procure sempre o auxílio de um policial militar. Manter distância ajuda a evitar possíveis confusões.
fonte: Jornal "A Gazeta do Povo", Curitiba - 20/02/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário