O planejamento e crescimento pessoal e profissional quase sempre estão entre as promessas de fim de ano. Mudar de emprego, subir de cargo, comprar uma casa, fazer uma pós-graduação, trocar de carro, entre outros. Os planos buscam uma melhoria pessoal e profissional e, consequentemente satisfação e realização para a vida. Porém, qual é o melhor caminho para encontrar essa satisfação? Por que você ainda não conquistou aquela promoção tão desejada? Você traçou metas para seus planos?
Segundo a consultora empresarial, leader e life coaching e diretora da Bem-Estar Desenvolvimento Humano, Daniela Zanuncini, primeiramente é preciso traçar metas reais, condizentes com a realidade de cada um. Não basta apenas traçar metas e deixá-las na memória. "É importante que essas metas sejam escritas em um papel, e colocadas em um lugar de fácil acesso. As ações para a realização de cada uma também devem estar escritas, levando em consideração a possibilidade real de cada ação", explica Daniela, lembrando que ações reais levam a resultados reais.
A dica da consultora é associar imagens às metas, ou seja, para cada nova meta escrita no papel cole uma imagem que remeta a realização dessa meta. Prazos para a realização de cada meta também devem constar no planejamento escrito. "Uma pessoa que nunca falou inglês não pode colocar como meta para 2011 ser fluente na língua. É impossível! O ideal é que coloque como meta o início do curso e a cada nível vencido, se presenteie de alguma forma. Um jantar ou uma roupa nova pode marcar a vitória de cada etapa, motivando para seguir em frente", aconselha a especialista.
As metas estão prontas, escritas, com imagens associadas e prazos. E agora? Segundo Daniela Zanuncini, o mais importante é fazer a revisão dessas metas, mês a mês. "Durante a revisão, é possível conferir se as metas ainda são reais, necessárias, se as ações para a sua realização já foram feitas ou não, ou se precisam ser substituídas", ressalta a profissional.
No fim do ano, com todas as metas e ações escritas no papel, será possível entender o que foi feito para o sucesso de algumas metas, e o fracasso de outras. "Assim, é possível analisar o que foi feito de errado, planejar novas ações em cima dos erros e ficar mais perto da realização de suas metas", lembra Daniela. Muitos clientes procuram ajuda profissional para planejar, traçar as metas e concluir seus objetivos, o chamado 'life coaching'. "Esse estilo de coaching promove o equilíbrio e bem-estar pessoal, transpondo bloqueios que impedem a realização das metas, usando as próprias qualidades da pessoa como suporte para atingir resultados, minimizando os efeitos das dificuldades em sua vida", finaliza.
fonte: Jornal "Jardim das Américas Notícias", Curitiba-PR, Dez./10
Nenhum comentário:
Postar um comentário