A data mais doce do ano chegou e traz com ela muitas coisas boas: reunião da família, renascimento da vida, além do queridíssimo chocolate
A Páscoa é uma das datas mais importantes da religião cristã na qual celebra-se a ressurreição de Jesus Cristo. A palavra Páscoa vem do termo Pessach que significa Páscoa judaica que comemora a saída dos hebreus do Egito. Porém, tanto a judaica quanto a cristã estão relacionadas ao início da primavera (hemisfério norte) que simboliza renascimento.
Benefícios do Chocolate
Impossível falar de Páscoa sem mencionar essa delícia que agrada a maioria dos paladares. Hoje já é possível encontrar várias opções de chocolate que vão desde os tradicionais até os dietéticos. E você sabia que o doce traz diversas vantagens para a saúde e bem-estar? Mas vale lembrar que, quanto maior a porcentagem de cacau, maiores serão os benefícios ao organismo.
Que conhecer alguns deles? Confira a seguir:
SAÚDE
O chocolate faz bem à saúde, principalmente o meio amargo (mínimo de 50% cacau), que possui ação antioxidante e ajuda a evitar doenças cardiovasculares, além de contribuir para o aumento do HDL (colesterol bom) e reduzir inflamações.
ESTRESSE
O doce é capaz de reduzir o estresse e, também, causa prazer, pois possui um composto químico chamado triptofano, que estimula a produção de serotonina no cérebro. A serotonina é um neurotransmissor que induz sensações de prazer, diminuindo assim, a ansiedade e o estresse.
VERSÃO DIETÉTICA
O chocolate dietético melhora o desempenho da insulina, hormônio responsável por manter o nível de açúcar no sangue dentro de padrões saudáveis, controlando o diabetes. Para quem não tem o problema, o tipo comum também tem o efeito positivo de regular o nível de açúcar, o que é muito importante para a saúde.
Mesmo com tantos benefícios, o consumo de chocolate deve ser equilibrado e acompanhado de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos. Além disso, procure seu médico regularmente para a realização de exames e, também, para o monitoramento da glicemia.
Fontes: Observatório Abrahão de Moraes - Universidade de São Paulo (USP)/
Andrezza Botelho, nutricionista / Marcia Daskal, nutricionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário