Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

domingo, 18 de junho de 2017

Chegada do inverno aumenta os casos de dores de ouvido

Crianças são as mais atingidas pela chamada otite externa, causada por gripes e resfriados

Aquele choro incessante de criança no meio da madrugada costuma levar os pais ao desespero, pois não conseguem descobrir a causa. Mas, se é nesta época do ano, são grandes as chances de ser uma otite, ou a famosa dor de ouvido.

"No inverno ocorre a otite média, que é uma infecção na caixa do ouvido. A maior incidência é em crianças. Cerca de 70% dos casos nesta época são em crianças", diz Arnaldo Guilherme Braga Tamiso, otorrinolaringologista e especialista em cirurgia nasossinusal do Hospital São Paulo. "Nesta época do ano, 50% dos atendimentos que temos no pronto-socorro durante a madrugada são de crianças com dor de ouvido."

A otite média atinge uma parte atrás do tímpano, provocando uma infecção. Geralmente é causada por vírus ou bactérias, decorrentes de gripes e resfriados.

"Como nesta época do ano temos o pico dos episódios de resfriados de  causas virais, o número de otites acaba aumentando consequentemente, e afeta principalmente crianças em idade escolar", diz Paulo Saraceni Neto, otorrinolaringologista do Hospital 9 de Julho.

Os médicos sempre indicam a procura por um especialista em caso de dores de ouvido. Mas, dão uma dica para aliviar o incomodo na criança. "Se a criança está com dor, pode usar uma bolsa de água quente para aliviar essa dor", diz Tamiso.

Os pais não devem se assustar se sair uma secreção pelo ouvido da criança após o uso da bolsa de água quente. "Quando sia essa secreção do ouvido, é bom, pois alivia, a criança para de chorar", afirma Tamiso.

Os médicos também alertam para o uso de cotonetes e fones de ouvido. "O uso de cotonetes e fones de ouvido são fatores que podem levar a um quadro diferente de otite, a otite externa. Que é a infecção da pele do ouvido e região externa da orelha",  diz Saraceni.  (Emerson Vicente)

Médico alerta para perigo na amamentação
Mães costumam amamentar seus bebês enquanto eles estão deitados. Porém os médicos fazem uma alerta. "Quando a criança mama deitada, pode ocorrer o refluxo de leite em direção dos órgãos responsáveis pela ventilação dos ouvidos, localizados atrás do nariz. Se o leite chegar a alcançar a região do tímpano, pode causar uma otite média, ou até mesmo predispor a otites recorrentes", diz Saraceni.

SAIBA MAIS
> O que é otite?
   É uma infecção no ouvido, que provoca dor intensa.

> Tipos
   Externa
   Afeta o canal auditivo externo, logo no início do ouvido. Atinge mais adolescentes e jovens.
   Média
   Atinge o ouvido médio, que fica atrás do tímpano, causando um acúmulo de secreção. Afeta mais as 
   crianças e os nadadores.

> Causas
    . Bactérias ou vírus, causados por resfriados;
    . Inflamação da adenóide, duas glândulas que ficam próximas à região nasal;
    . Sistema imunológico enfraquecido;
    . Falta de higiene, que pode acumular bactérias no ouvido;

> Fatores de risco
    . Ambiente fechado, onde os vírus se propagam com mais facilidade, como creches;
    . Cigarro, pois o sistema respiratório fica mais vulnerável;
    . Falta de aleitamento materno prejudica o sistema imunológico;
    . Refluxo pode atingir a faringe e causar uma infecção;

> Sintomas
    . Dor;
    . Som abafado;
    . Coceira;
    . Secreção;
    . Irritação;
    . Secreção saindo pelo ouvido;
    . Dificuldade para dormir;

> Como identificar em bebês
   . Febre;
   . Vômito;
   . Orelha sensível ao toque;

> Diagnóstico
   O médico examina o ouvido com um otoscópio, aparelho que tem um cone para observar a parte interna
   do ouvido.

> Onde procurar ajuda
   Especialistas: Otorrinolaringologista e pediatra.

                                                                                                 fonte: Jornal "AGORA" São Paulo, 18/06/17




Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS