Além de digitar palavras-chaves para pesquisar no site, há ferramentas que podem tornar a lista de resultados mais próxima do que você está
procurando. Conheça algumas dicas:
1) Caso queira omitir algum detalhe de sua pesquisa, basta colocar o símbolo de subtração (-) na frente do termo que não quer que apareça. Ex: se quiser pesquisar “corridas de carro”, mas não deseja que no resultado apareçam jogos on-line sobre o assunto, digite “corridas de carro-jogos”.
2) Para pesquisar frases exatas, utilize aspas (“ “). Ex: Se digitar entre aspas “Nós que aqui estamos por vós esperamos”, aparecerão apenas resultados que contenham a frase.
3) Se o objetivo for pesquisar alguma informação dentro de um site específico, coloque dois pontos (:) entre o que deseja e o site em que a procura. Ex: se quiser saber sobre acidentes noticiados pelo jornal “Agora”, digite “acidente:www.agora.uol.com.br”.
4) Use o sinal de cifrão($) ou o símbolo de real (R$) quando quiser indicar a busca por preços. Ex: “Nikon 400” trará resultados diferentes de “Nikon $400” e “Nikon R$400”.
5) Utilize “OR” (em letras maiúsculas) quando quiser que qualquer uma das palavras pesquisadas apareça no resultado. Ex: se digitar “vencedor Oscar melhor atriz 2005 OR 2010”, terá na busca links sobre os dois anos. Se não digitar o “OR”, terá somente como resultado sites que contenham os dois anos citados.
6) Além dessas facilidades, no lado esquerdo da tela, há uma tabela em que é possível restringir ainda mais a pesquisa. Basta escolher resultados em “Páginas em português”, “Páginas de Brasil” e “Páginas estrangeiras traduzidas”. Veja também o espaço de tempo da busca, em links como “Em qualquer data”, “Na última hora” e “No último ano”.
PARA ECONOMIZAR TEMPO
> As buscas no Google não diferenciam letras maiúsculas de minúsculas. Ou seja, não há diferença entre digitar “casa” e “CASA”, pois os resultados serão iguais.
> Procure usar o mínimo de palavras possível para descrever o que estiver procurando.
> Use termos que descrevam precisamente o seu objeto de busca.
fonte: Jornal “AGORA” São Paulo, Encarte “Revista da Hora”, 02/10/11
Nenhum comentário:
Postar um comentário