Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

domingo, 16 de outubro de 2011

Fígado Bovino – Riqueza de sabor e nutrientes

                                                     Figado bovino

O sabor e o cheiro fortes fazem muita gente entortar o nariz e dizer “não” ao fígado de boi, mas a carne, rica em nutrientes, quando ingerida regularmente, faz bem para
a pele, para a visão e até para os sistemas imunológico e nervoso.  “O fígado bovino, porém, também é rico em colesterol e em gordura saturada, que favorecem o aumento de gordura ruim no sangue”, alerta Michele Novaes Ravelli, nutricionista e mestranda em alimentos e nutrição da Universidde Estadual Paulista. “Apesar disso, é tão rico em substâncias benéficas que continua sendo considerado um alimento saudável”, ressalta Tatiana Ferreira, nutricionista da Sports Nutrition Center.

Driblar esse excesso de gordura presente no fígado é impossível, por isso, alertam as especialistas, é importante ficar atento ao modo de preparo da carne.  “A melhor  maneira é grelhá-la com menos gordura possível e evitar comê-la malpassada”, explica Tatiana.  Mas nada de torrá-la também.  O ideal é que o fígado fique ao ponto, para que não endureça demais nem perca muitos nutrientes. Michele dá ainda dicas de como amenizar o sabor forte da carne: use tempereos naturais, como alho, cebola, manjericão, limão e sal.  “Outra dica é lavá-la em água corrente e deixá-la descansar na geladeira em uma tigela com leite, antes de temperá-la para o consumo”.

Na hora de comprar, também é preciso tomar alguns cuidados. Ficar de olho na validade e na aparência da carne, que deve ser adquirida fresca e não congelada, são dois pontos imprescindíveis. “O fígado bovino está bom quando a superfície é brilhante, firme ao tato, e a cor, regular, sem pontos brancos”, alerta Tatiana.

É recomendável comer o fígado ainda fresco, no máximo dois dias após a compra, segundo Michelle. “Ele deve ser armazenado na geladeira, no compartimento mais próximo ao congelador, procurando, assim, a menor temperatura.  O congelamento deve ser evitado.” A nutricionista chama a atenção ainda para a frequência com que a carne deve ser consumida: uma vez por semana.  “Seu consumo deve estar inserido dentro de um padrão alimentar saudável e equilibrado. Uma alimentação variada ajuda a oferecer quantidades ideais desses nutrientes (encontrados no fígado), variando, assim, o consumo da carne”, finaliza.

fonte:   Jornal “AGORA” São Paulo, Encarte “Revista da Hora” 12/06/11

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS