Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 5 de novembro de 2011

Malefícios do cigarro durante a gravidez

                            Fumo na Gravidez

Que o cigarro faz mal todo mundo sabe, mas durante a gravidez o cigarro além de prejudicar a mulher, prejudica um ser que não pode se defender: o bebê.

   O tabaco pode fazer o bebê nascer com até meio quilo a menos sendo que o hábito de fumar pela gestante está ligado à síndrome da morte súbita da criança.
   No período da gestação, o cigarro materno aumenta o risco de aborto, de sangramentos e de complicações, inclusive a instalação incorreta da placenta no útero.  Oxigênio e nutrientes acabam não chegando adequadamente ao feto.  No nosso sangue temos uma proteína responsável por levar o oxigênio aos tecidos e por isso ela é denominada de oxi-hemoglobina; acontece que o monóxido de carbono liberado pelo cigarro tem grande afinidade com a hemoglobina e quanto mais a gestante fumar, mais monóxido de carbono a hemoglobina vai transportar e menos oxigênio vai chegar ao bebê.
   O cigarro também é responsável pela contração da artéria umbilical, que liga o bebê à mãe.  Devido a isso, há uma diminuição de nutrientes até a criança.  Sendo assim, quanto mais a mulher grávida fumar, mais toxinas e menos nutrientes o bebê vai receber.  As consequências do tabagismo durante a gravidez, não param por aí, mas continuam após o nascimento da criança.  Em média, filhos de mães que fumaram durante a gravidez, nascem com cerca de meio quilo a menos do que deveriam. Se lembrar-mos que um bebê nasce em média com cerca de 3 quilos, percebemos quanta diferença meio quilo pode fazer. Isto se reflete em meio quilo de músculo, de cérebro, de ossos que a criança perde.
   O fumo materno é também a principal causa evitável de morte súbita do bebê após o nascimento, bem como do posicionamento da criança.
   Não há quantidade de fumo segura para uma criança de uma gestante fumante.  Será que há uma quantidade segura de arsênico?  De inseticida?  É um veneno igual.  As mulheres grávidas que fumam deveriam imaginar a possibilidade de espirrar inseticida na criança, mas algumas vão e fumam.
   Especialistas ressaltam que abandonar o vício é mais fácil que diminuir a dose.  Se uma mulher que fuma dois maços por dia e diminui para dois cigarros por dia, ela vai ficar sofrendo com a vontade de fumar o tempo inteiro.  Se ela parar, passa pela abstinência, mas é uma vez só.
   Estatísticas mostram que 50% das mulheres que fumam abandonam completamente o vício durante a gravidez, mas a maioria delas vota a fumar assim que a criança nasce.  Isto não faz o menor sentido.  Importante ressaltar que o leite materno da mulher fumante vai possuir as substâncias tóxicas existentes no cigarro.
   Parar de fumar pode ser difícil, mas não impossível.  E com a ajuda dos profissionais de saúde, está ficando cada vez mais fácil.  O Ministério da Saúde possui um programa a nível nacional para as pessoas deixarem de fumar. 

fonte:  Jornal “Uberaba News”, Curitiba – Out./2011

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS