> Quais serão as novas datas para a escolha dos cursos pelo Sistema de Seleção Unificada?
O Sistema de Seleção Unificada, do qual participarão as instituições federais de ensino superior e os institutos federais de educação profissional e tecnológica que utilizarem o Enem como única forma de seleção para ingresso dos alunos, ainda não tem data para ir ao ar. A previsão é de que o site esteja disponível alguns dias depois da divulgação dos resultados do Enem, programada para até 5 de fevereiro. O candidato poderá selecionar, no máximo, três cursos e não mais cinco, como na proposta original.
> A nova prova será muito mais difícil do que a anterior?
Não. O formato do Enem mudou, trazendo questões de quatro grandes áreas do conhecimento (linguagens, códigos e suas tecnologias incluindo redação; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias). Além das competências aferidas pelo exame, a matriz de referência traz objetos de conhecvimento que serão cobrados na prova. Mas ela continua com sua essência: avaliar não a quantidade de conteúdos armazenados pelo aluno, mas a capacidade dele em utilizá-los na vida.
> Ainda não recebi as folhas que deveriam vir pelo correio. O que faço?
Os inscritos no Enem receberão novamente os cartões de inscrição com a confirmação dos locais de prova. Aqueles que forneceram um número de celular receberão a confirmação por SMS, e todos os alunos poderão verificar seu local de prova no site do Enem. Mas ainda não há data definida para ir ao ar. O reenvio dos questionários socioeconômicos ou a possibilidade de colocá-lo à disposição dos inscritos no site no Enem ainda está em estudo.
> Não poderei fazer a prova na nova data. Tenho direito a reembolso da taxa de inscrição?
Os alunos que não puderem fazer a prova na nova data podem pedir o valor da inscrição de volta para o Inep, por carta. A devolução do valor será feita após a realização da prova. O endereço do Inep é: SRTVS, Quadra 701, Bloco M, Edifício Sede do Inep. CEP: 70340-909 Brasília - DF.
> Podemos confiar que as datas não serão adiadas mais uma vez em função de um novo vazamento?
As provas estão marcadas para os dias 5 e 6 de dezembro. Novas medidas de segurança serão tomadas, e toda a logística da prova será mudada para garantir a segurança do novo teste aplicado, além dos novos parceiros que trabalham junto ao MEC na força-tarefa para a realização do Enem 2009, como os Correios, as Forças Armadas, a Polícia Federal, Cespe e Cesgranrio.
> O que será feito com as provas já impressas que vazaram?
O Inep ainda estuda o que fazer com esse material, e a reciclagem é uma das possíves opções.
fonte: Jornal "O Globo" - Encarte Megazine, 20/10/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário