Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cartão de crédito terá novas regras em junho 2011

Pagamento mínimo passa de 10% para 15% do valor da fatura no dia 1º.

                              cartoes_de_credito 2

Com o objetivo de evitar o superendividamentodas famílias brasileiras, o Banco Central adotou uma série de medidas para regulamentar o setor de cartão de crédito, que passará a ter menos tarifas e um novo limite para pagamento do crédito rotativo, a partir do dia 1º de junho.

A principal mudança é a redução do limite mínimo de pagamento do rotativo, que passa dos atuais 10% para 15% do saldo devedor no próximo mês.  A partir do dia 1º de dezembro de 2011, o valor mínimo a ser pago mensalmente aumenta novamente, dessa vez para 20% do valor da fatura.  Com essas medidas, o governo espera evitar que o consumidor se perca em meio aos juros cobrados pelo uso do crédito rotativo do cartão – considerado o maior vilão das finanças pessoais.

“Com isso, buscamos ajudar as famílias a fazerem um uso mais racional do crédito e evitar o endividamento excessivo”, afirmou o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Outra medida adotada pelo BC é a redução do número de tarifas cobradas no cartão de crédito, que passam de cerca de 80 para apenas cinco:  anuidade, emissão de 2ª via do cartão, saque, uso do cartão para pagamento de contas e avaliação emergencial para mudança do limite de crédito.

Segundo a autoridade monetária, os cartões emitidos a partir de junho já estarão enquadrados nas novas regras.  Para quem já tem cartão, as mudanças passam a valer para as faturas com vencimento no mês que vem.

AS NOVAS REGRAS


> TARIFAS
Só poderão ser cobradas cinco tarifas: anuidade, emissão de segunda via, uso de saque na função crédito, pagamentos de contas e avaliação emergencial do limite de crédito.

> PADRONIZAÇÃO
Os cartões serão padronizados: Cartão Básico para operações de pagamento à vista ou parcelado e Cartão Diferenciado, que oferecerá benefícios como bônus e milhagens.  Os custos terão de ser incorporados à anuidade e não poderão ser cobrados como tarifas.

> CRÉDITO ROTATIVO
O pagamento mínimo da fatura passa a ser de pelo menos 15%.  Em 1º de dezembro esse patamar sobre para 20%. O objetivo é reduzir o endividamento.

> EXTRATO
Terá de ser detalhado, separando tarifas, juros e encargos. Também será proibido induzir os usuários a pagarem o mínimo e contraírem outros empréstimos para pagar o crédito rotativo.

> CANCELAMENTO
Poderá ser pedido a qualquer momento, mesmo que haja dívida de parcelamento a ser quitada.

fonte:   Jornal Metro Curitiba, 25/05/2011

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS