Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

domingo, 22 de maio de 2011

Transtorno noturno

Noites mal dormidas e estresse podem piorar o sonambulismo em adultos.                

                              sonambulismo3
Abrir portas e caminhar pela casa são algumas das atividades que um sonâmbulo pode realizar enquanto dorme – sem se lembrar de nada no dia seguinte.  De acordo com Joyce Macedo, neurologista do Instituto Paulistano de  Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral, o sonambulismo acontece quando a pessoa não está no estágio de sono profundo, conhecido como sono REM – sigla que vem do inglês e significa “movimento rápido dos olhos”.

Neurologista do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, Antônio César Galvão diz que o sonambulismo não é doença e que os pacientes, em sua maioria, são crianças. “A disfunção é rara em adultos e atinge de 10% a 15% das crianças.”

A neurologista Joyce Macedo afirma que existe a possibilidade de o sonambulismo retornar na fase adulta.  “Ele costuma desaparecer na adolescência, mas pode voltar aos 30 ou 40 anos.  Fatores como estresse e noites de sono mal dormidas podem piorar o quadro”, fala a neurologista.  Ela não recomenda acordar o sonâmbulo, apenas guiá-lo de volta para a cama.

Galvão acrescenta que febre, cansaço físico e medicamentos usados em tratamentos psiquiátricos também podem provocar o transtorno na idade adulta.

PARA EVITAR O SONAMBULISMO
Geralmente, o sonambulismo é tratado com medicamentos, mas há técnicas que ajudam a evitar esse transtorno e a melhorar a qualidade do sono:
. Tomar um banho morno antes de dormir;
. Não ingerir bebidas alcoólicas nem estimulantes, como o café, antes de se deitar;
. Reduzir a luminosidade do quarto;
. Não ficar na cama caso esteja sem sono;
. Desligar a televisão e os demais aparelhos eletrônicos;
. Não fazer exercícios físicos à noite;
. Enquanto estiver deitado, não olhar a hora repetidas vezes;
. Ter um horário fixo para dormir;
. Não tomar medicamentos que induzem ao sono, pois eles podem causar dependência;

fonte:  Jornal São Paulo Agora, encarte “Revista da Hora’, 22/05/2011

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS