Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Condomínio em dia

Inadimplência causa transtornos, e a melhor solução é uma renegociação

Falta de pagamento de condomínio é um dos maiores e mais recorrentes problemas vividos em um prédio. Mesmo moradores organizados podem enfrentar dificuldades financeiras e não conseguir pagar a taxa.

O principal problema é que, quando alguém fica devendo, todos os outros moradores pagam a conta. Não é raro esse tipo de situação acabar em briga.
Um bom diálogo e uma nova negociação da dívida podem evitar que o imóvel vá a leilão.
O primeiro passo é enfrentar a situação, sem ter vergonha de expor ao síndico a sua condição financeira.
Segundo especialistas, o morador precisa demonstrar vontade de resolver o problema. O inadimplente fica impossibilitado de votar e de ser votado em assembleias, de fazer prestações em lojas e ainda recebe advertências e cartas de cobrança do condomínio.
"Quem não paga deve solicitar um parcelamenteo da taxa condominal. O síndico deverá decidir como proceder para que a questão se resolva o mais rapidamente possível, sem precisar entrar na Justiça", afirma o vice-presidente de administração imobiliária e condomínios do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), Hubert Gebara.
"Quando o caso vai para a Justiça, todos saem prejudicados. As pessoas precisam entender que, quando não pagam, elas deixam de quitar a taxa que serve para a manutenção do prédio onde moram", disse o diretor da Itaplan Fabio Rossi.
SEM ACORDO
Quando não há acordo, a situação toma proporções maiores. Segundo o especialista em direito imobiliário Daphnis Citti de Lauro, um caso pode demorar até sete anos. "O inadimplente só ganha a causa se provar que pagou. Do contrário, perde o imóvel."
Morador deve planejar os gastos com a taxa
Não bastasse ter de organizar o orçamento e fugir da inadimplência durante o ano, o morador também precisa ficar de olho na taxa extra de condomínio, cujo valor é decidido pelos próprios condôminos.
Usada para pagar as reformas e o 13º salário dos funcionários, a cobrança, geralmente, acontece durante o ano. Porém, dependendo do que for acordado, a taxa pode ser imposta no fim do ano.
O economista Miguel de Oliveira mostra um caminho para que não haja desespero na hora de arcar com o novo compromisso. "Uma dica é guardar 10% do salário todo mês em um fundo de reserva para quitar possíveis imprevistos. Se a pessoa só for se preocupar quando o fato acontecer, será mais difícil."
SE PREVINA CONTRA A INADIMPLÊNCIA
> Quem não paga o condomínio
. Não pode votar e nem ser votado em assembleias;
. Recebe multas e intimação do condomínio;
. Pode acumular uma dívida cada vez maior;
. Pode perder o apartamento na Justiça;
. O nome fica sujo, o que o impossibilita de fazer compras à prazo;
. Não pode ser impedido de usar as áreas comuns do prédio;
> Qual o papel do Síndico?
. Aplicar advertências verbais;
. Negociar a dívida com o morador;
> Qual o papel da Administradora?
. Aplicar notificações e multas ao inadimplente;
. Entrar com uma ação na Justiça;
> Se ficou inadimplente:
. Converse com o síndico e demonstre interesse em resolver a situação;
. Tente negociar;
. Solicite um abatimento do valor ao condomínio;
. Peça um parcelamento da dívida;
. Tente negociar abatimento dos juros e das multas;
. Converse com a administradora e explique os motivos da inadimplência; NOME DO INADIMPLENTE . Todos os moradores que pagam em dia suas contas têm o direito de saber quem não paga corretamente; . É mais prudente revelar o número do apartamento do que o nome do proprietário; . Essas informações não podem ficar expostas em áreas comuns, para evitar que visitantes tomem conhecimento;
fonte: Jornal "São Paulo Agora", Encarte: Casa Própria Agora, 21/11/2010

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS