Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Conheça o seu risco para doenças do coração

Doença Arterial Coronariana (DAC) é uma condição em que há a formação de placas de gorduras dentro das artérias (arteriosclerose).
Com o tempo, estas placas podem provocar diversas doenças, sendo as mais conhecidas, o infarto e a angina do coração, a doença arterial periférica e/ou trombose e o derrame cerebral.
Existem vários fatores que podem aumentar ou diminuir o seu risco de desenvolver DAC. Esses fatores podem ser modificáveis ou não modificáveis.
FATORES DE RISCO MODIFICÁVEIS:
> Sobrepeso ou Obesidade - índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 25;
> Circunferência abdominal maior ou igual a 89 cm para mulheres;
> Circunferência abdominal maior ou igual a 101 cm para homens;
> Sedentarismo (não praticar atividade física);
> Pressão Arterial maior ou igual a 130 x 90 mmHg (está 120 x 80);
> Tabagismo;
> Colesterol LDL (mau colesterol) - maior do que 160 mg/dL;
> Colesterol HDL (bom colesterol) - menor do que 40 mg/dL;
FATORES DE RISCO NÃO MODIFICÁVEIS:
. Idade: maior de 65 anos;
. Sexo: homens têm maiores chances de ter DAC do que mulheres;
. História de DAC de parentes em 1º grau (pai, mãe, irmãos ou filhos) - antes dos 55 anos (para homens) e/ou 65 anos (para mulheres); Recomendações:
1. A partir dos 40 anos, todas as pessoas com 2 ou mais fatores de risco devem conhecer o seu risco de DAC em 10 anos no mínimo a cada 5 anos (ou mais frequentemente, caso haja mudança nos fatores de risco);
2. Pessoas portadoras de Diabetes ou com risco de DAC maior que 20% são consideradas como sendo portadoras de risco equivalente a DAC, ou seja, possuem risco semelhante aqueles com DAC já estabelecida.
Fórmulas para o cálculo do Risco de DAC estão à disposição da população:
Uso da Aspirina na Prevenção Primária da DAC:
> Os benefícios do uso da aspirina em baixas doses na prevenção de DAC superam os riscos e está indicado para pessoas que possuem um risco maior ou igual a 10% em 10 anos, salvo contra-indicações;
> O uso de aspirina, mesmo em baixas doses, aumenta as chances de sangramento gastrointestinal e sangramento cerebral e não deve ser usada por pessoas que possuem risco aumentado para estas doenças;
Procure sempre a orientação de profissionais da saúde e lembre-se que medicamentos são produtos importantes para a sua saúde, mas também são produtos de risco. Não banalize o seu uso .
Qualquer dúvida, consulte seu especialista!
fonte: Site www.parana-online.com.br, Vida e Saúde - 07/06/2010

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS