Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

domingo, 21 de novembro de 2010

Roer unha pode indicar transtorno mental

Hábito, que causa infecções nos dedos, é explicado por sintomas de ansiedade e de estresse. Exemplo dentro de casa também influencia.
Muitas unhas não resistem ao estresse do dia a dia. É só o trabalho acumular e lá está o dedo na boca, sem que a pessoa perceba. Mas não é só a ansiedade que motiva essa mania. O hábito pode indicar um transtorno neurológico e causar inflamações naos dedos.
O psiquiatra Luiz Vicente Figueirade Mello, do ambulatório de ansiedade do Hospital das Clínicas, diz que o transtorno neurológico, chamado de skin picking (do inglês "retirar a pele", em tradução livre), ocorre devido à falta da dopamina, uma substância que transmite impulsos nervosos no cérebro e gera sensação de prazer.
"A falta da dopamina está relacionada a vários transtornos, como a compulsão por jogo, por compras ou por roer a unha. Quem começa, não consegue parar", diz.
Quem tem o transtorno leva os dedos à boca mesmo em momentos tranquilos, quando não há extresse, segundo o psiquiatra. Nesse caso, o paciente deve procurar um médico e buscar o tratamento correto, que consiste em ajuda psicológica para que o paciente consiga deixar o hábito. Podem ser necessários medicamentos (veja mais no quadro abaixo).
Sendo ou não um transtorno, a mania de roer a unha leva riscos à saúde de quem a possui. Embaixo da unha podem haver micro-organismos que, misturados com a saliva, podem penetrar no sistema digestório e causar infecções.
O problema pode ser evitado com a limpeza das mãos, segundo o infectologista Paulo Olzon Monteiro da Silva, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). "O risco depende do que a pessoa faz com as mãos, mas não é comum haver infecção. Se ela as lava constantemente, não vai ter problemas", diz.
INFECÇÃO
A infecção, no entanto, pode se instalar no dedo. A dermatologista Márcia Grieco, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, explica que a saliva gera uma umidade que facilita o aparecimento de fungos e de bactérias.
A inflamação da dobra da unha deixa o dedo vermelho, inchado e quente, e libera uma secreção amarela. "O problema pode deformar a unha e, se chegar à sua matriz, ela pode até cair."
Para combater essa inflamação, é necessário consultar um dermatologista, que indicará o melhor tratamento para cada pessoa. Podem ser usadas pomadas antibióticas e antimicóticas e medicamentos via oral.
PERIGO EMBAIXO DA UNHA
CAUSAS - existem dois principais motivos para roer unha:
1) ANSIEDADE
. Ocorre em uma situação ocasional, de estresse;
. O exemplo dos pais influencia: crianças que veem os pais roerem as unhas podem passar a fazê-lo;
. O hábito pode ser despertado na escola, com a ansiedade gerada por provas ou por discussões com amigos;
. Em adultos, a família, o trabalho e a situação financeira podem influenciar no desenvolvimento da mania;
> Tratamento: Quando o ato é causado pela ansiedade, o paciente deve identificar e tratar as causas. Quando não consegue parar sozinho, deve procurar um psicólogo;
2) SKIN PICHING (Retirar pele, em tradução livre)
. Transtorno de impulso, classificado como doença mental;
. Pode se manisfestar de outras maneiras, como retirar pele em volta do dedo, arrancar cabelos ou abrir pequenas feridas no corpo;
. O paciente rói as unhas com frequência, não somente quando está ansioso, mas também em momentos de relaxamento;
. O transtorno é causado por alterações neurofisiológicas do cérebro, ligadas à falta de substâncias do prazer, como a dopamina;
> Tratamento: Se o paciente é diagnosticado com transtorno neurológico, é necessário buscar tratamento para aprender a descondicioná-lo de um hábito compulsivo e incontrolável. Em alguns casos, é receitada medicação antiderpessiva, para diminuir a ansiedade;
EFEITOS DERMATOLÓGICOS
> PERIONÍQUIA - Inflamação da borda da unha
Características:
. A infecção é causada por fungos e bactérias;
. Os micro-organismos aparecerem porque a saliva deixa o ambiente úmido;
. A infecção cria secreção amarelada e pode gerar um abcesso;
. Se a infecção atingir a matriz da unha, ela pode cair;
. Pode comprometer as laterais da unha;
> DEFORMIDADES - Geradas pelas inflamações e infecções
. Unha fina;
. Unha estriada (riscada);
. Com bordas desiguais;
. Com distrofia (crescimento em tamanhos anormais);
. Queda da unha;
Como prevenir?
> Procurar auxílio psicológico;
> Passar creme hidratante nas maõs;
Como tratar?
Depois da inflamação estar instalada:
> Procurar um dermatologista;
> Passar antibiótico ou antimicótico tópico (em creme) no local;
> Aplicar creme hidratante com ureia e ceramida para proteger a pele;
> Manter as mãos limpas;
fonte: Jornal "São Paulo Agora", 21/11/2010

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS