Preferidos no uso culinário, os óleos vegetais, como os de canola, girassol, milho, azeite de oliva e soja, se consumidos em quantidade moderada, podem oferecer vários benefícios à saúde. “As gorduras de origem vegetal apresentam maior quantidade de ácidos graxos insaturados que podem auxiliar no aumento do HDL-colesterol, conhecido como o bom colesterol”, explica Viviane Laudelino Vieira, nutricionista do CRNutri (Centro de Referência a Prevenção e Controle de Doenças Associadas à Nutrição), da Faculdade de Saúde Pública da USP.
A nutricionista Adriane Alves Marchisete, do Hospital Infantil Sabará, explica que o óleo de girassol tem sido indicado em dietas para redução do colesterol por seu alto índice de ômega-6 e vitamina E. “Já o azeite de oliva diminui o risco de infarto e AVC, já que reduz a formação de placas nas paredes dos vasos sanguíneos. Também previne as oxidações biológicas, responsáveis pelo envelhecimento, e doenças degenerativas, como o câncer”, acrescenta.
O óleo de soja, além de barato, é uma importante fonte de proteína. Produzido a partir do milho, dificulta a formação de gordura no sangue, previne alterações metabólicas relacionadas a dermatites, perda de peso e arteriosclerose. Já o de canola, rico em gorduras insaturadas, ajuda a equilibrar o colesterol e auxilia na manutenção da pressão arterial.
É preciso ficar atento apenas ao aquecimento do óleo. Quente ele perde parte de seus benefícios. “O recomendado é manter sempre a chama em fogo baixo ou médio, pois, quando a temperatura passa dos 180°C, ele perde propriedades boas”, afirma Elaine Martins Bento, presidente da Apan (Associação Paulista de Nutrição). “Também não é aconselhável reaproveitar o óleo que sobra. Além das perdas das propriedades benéficas, há o surgimento de substâncias que são maléficas à saúde”, continua.
O óleo de soja é o que melhor suporta as altas temperaturas, mas o ideal é evitar o aquecimento. Prefira alimentos assados, refogados ou que utilizem pouco óleo. Para refogar temperos, como alho e cebola, use panela antiaderente e vá pingando gotas de água. E nada de exagerar no consumo. “Os óleos contêm muitas calorias. O Ministério da Saúde recomenda o consumo máximo de uma lata de óleo vegetal (900 ml) por mês para uma família com quatro pessoas”, alerta Viviane.
SAIBA MAIS
Confira os benefícios de alguns tipos de óleo:
> GIRASSOL: indicado em dietas para redução do colesterol.
> OLIVA: diminui o risco de infarto ou AVC, já que reduz a formação de placas nas paredes dos vasos sanguíneos. Também previne oxidações biológicas, responsáveis pelo envelhecimento, e doenças degenerativas, como o câncer.
> SOJA: o mais barato de todos, é uma importante fonte de proteína.
> MILHO: dificulta a formação de gordura no sangue e previne alterações metabólicas, perda de peso e arteriosclerose.
> CANOLA: rico em gorduras insaturadas, ajuda a equilibrar o colesterol e auxilia na manutenção da pressão arterial.
> GERGELIM: age contra os radicais livres e, por possuir ômega 6, ômega 3 e ômega 9, traz benefícios para a pele e para a memória.
fonte: Jornal AGORA São Paulo, encarte: Revista da Hora, 11/04/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário