Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 23 de julho de 2011

Óleos vegetais são melhores

                    Oleos vegetais

Preferidos no uso culinário, os óleos vegetais, como os de canola, girassol, milho, azeite de oliva e soja, se consumidos em quantidade moderada, podem oferecer vários benefícios à saúde.  “As gorduras de origem vegetal apresentam maior quantidade de ácidos graxos insaturados que podem auxiliar no aumento do HDL-colesterol, conhecido como o bom colesterol”, explica Viviane Laudelino Vieira, nutricionista do CRNutri (Centro de Referência a Prevenção e Controle de Doenças Associadas à Nutrição), da Faculdade de Saúde Pública da USP.

A nutricionista Adriane Alves Marchisete, do Hospital Infantil Sabará, explica que o óleo de girassol tem sido indicado em dietas para redução do colesterol por seu alto índice de ômega-6 e vitamina E. “Já o azeite de oliva diminui o risco de infarto e AVC, já que reduz a formação de placas nas paredes dos vasos sanguíneos.  Também previne as oxidações biológicas, responsáveis pelo envelhecimento, e doenças degenerativas, como o câncer”, acrescenta.

O óleo de soja, além de barato, é uma importante fonte de proteína. Produzido a partir do milho, dificulta a formação de gordura no sangue, previne alterações metabólicas relacionadas a dermatites, perda de peso e arteriosclerose.  Já o de canola, rico em gorduras insaturadas, ajuda a equilibrar o colesterol e auxilia na manutenção da pressão arterial.

É preciso ficar atento apenas ao aquecimento do óleo.  Quente ele perde parte de seus benefícios.  “O recomendado é manter sempre a chama em fogo baixo ou médio, pois, quando a temperatura passa dos 180°C, ele perde propriedades boas”, afirma Elaine Martins Bento, presidente da Apan (Associação  Paulista de Nutrição).  “Também não é aconselhável reaproveitar o óleo que sobra.  Além das perdas das propriedades benéficas, há o surgimento de substâncias que são maléficas à saúde”, continua.

O óleo de soja é o que melhor suporta as altas temperaturas, mas o ideal é evitar o aquecimento.  Prefira alimentos assados, refogados ou que utilizem pouco óleo.  Para refogar temperos, como alho e cebola, use panela antiaderente e vá pingando gotas de água.  E nada de exagerar no consumo.  “Os óleos contêm muitas calorias.  O Ministério da Saúde recomenda o consumo máximo de uma lata de óleo vegetal (900 ml) por mês para uma família com quatro pessoas”, alerta Viviane.

SAIBA MAIS
Confira os benefícios de alguns tipos de óleo:

> GIRASSOL: indicado em dietas para redução do colesterol.

> OLIVA: diminui o risco de infarto ou AVC, já que reduz a formação de placas nas paredes dos vasos sanguíneos.  Também previne oxidações biológicas, responsáveis pelo envelhecimento, e doenças degenerativas, como o câncer.

> SOJA: o mais barato de todos, é uma importante fonte de proteína.

> MILHO: dificulta a formação de gordura no sangue e previne alterações metabólicas, perda de peso e arteriosclerose.

> CANOLA: rico em gorduras insaturadas, ajuda a equilibrar o colesterol e auxilia na manutenção da pressão arterial.

> GERGELIM: age contra os radicais livres e, por possuir ômega 6, ômega 3 e ômega 9, traz benefícios para a pele e para a memória.

fonte:  Jornal AGORA São Paulo, encarte: Revista da Hora, 11/04/10

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS