Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

quarta-feira, 27 de julho de 2011

PELE deve ter cuidado especial durante o inverno

                      Pele ressecada
Dias frios provocam desidratação e ressecamento da pele; médicos indicam tomar muita água, usar filtro solar e evitar banhos quentes.
Não são só os problemas respiratórios que são provocados ou
 agravados com a chegada do inverno.  A estação mais fria do ano requer cuidados para evitar desde lábios e pele ressecados até descamação e manchas pelo corpo.
Para o dermatologista Valter Claudino, da Beneficência Portuguesa de Santo André (ABC), o primeiro cuidado a ser tomado nesta época do ano é com o banho.  “Normalmente, quando chega o frio, as pessoas tomam banhos mais quentes e demorados, o que pode ser prejudicial à pele”, afirma o médico.  De acordo com ele, a prática faz com que percamos parte do manto lipídico – a proteção de gordura da pele.
Ainda segundo o dermatologista, o ressecamento aumenta a sensação de coceiras, e o atrito entre a pele e a unha pode acarretar lesões.
Outro cuidado que deve ser tomado durante o inverno diz respeito à hidratação por via oral.  A ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água continua a ser recomendada. Além disso, a pele também deve ser hidratada com produtos de uso tópico.
.
RAIOS SOLARES
O uso de protetor solar também deve ser feito diariamente, independentemente do local a que se vá e da temperatura ambiente. “O fator de proteção deve ser sempre acima do 15, até para quem vai a locais muito frios e com neve, porque mesmo o mormaço é capaz de queimar a pele”, diz Claudino.
Já Luciana Duarte, fisioterapeuta da rede de clínicas de estética Onodera, afirma que não se deve usar o mesmo protetor no rosto e no corpo. “Antes de qualquer tratamento facial, a pessoa deve consultar um especialista”, diz. “Até porque o uso de um creme oleoso numa pele já oleosa pode causar acne.”
De acordo com a fisioterapeuta, um dos tratamentos muito procurados por mulheres no inverno é o “plastic skin”.  Baseado numa combinação entre cremes, gel e máscara de cobre, ele ativa o colágeno e rejuvenesce a pele.

COMO CUIDAR DA PELE NO INVERNO
Por que se deve redobrar os cuidados com a pele no inverno:
Nesta estação do ano, há uma diminuição da transpiração, levando a uma menor hidratação da pele. É comum se tomar banhos mais quentes, que retiram a oleosidade de forma mais intensa, diminuindo o manto que retém a umidade da pele.
> Não tome banhos muito quentes, eles retiram a oleosidade da pele.
> Evite lavar a face com água quente, pois isso estimula a produção de mais oleosidade.
> Evite se ensaboar demais e não use bucha, isso retira a hidratação natural da pele. Prefira sabonetes suaves, ‘hidratantes’.
> Beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras. Evite alimentos gordurosos.
> Só use filtros solares ou cosméticos com o rótulo “oil free” (livre de óleo).
> Evite usar hidradantes nas áreas de pele oleosa, eles raramente são necessários. Mesmo se logo após o banho a pele parece ressecada, em pouco tempo a oleosidade natural vai retornar.
> Logo após o banho, com a pele ainda úmida, use um hidratante nas áreas ressecadas. Procure um dermatologista para saber qual o hidratante mais indicado para sua pele.
> Se tomar dois banhos por dia, ensaboe o corpo todo em apenas um deles. No outro, só ensaboe as áreas de dobra de pele (axilas, por exemplo).
.
DOENÇAS DE PELE QUE PIORAM NO INVERNO
. DERMATITE SEBORREICA
Popularmente conhecida como caspa, afeta cerca de 10% da população no Brasil. A doença tem caráter hereditário e não tem cura – pode apenas ser controlada. É uma erupção comum, com o aparecimento de manchas avermelhadas com escamas amareladas e finas, distribuídas pelo couro cabeludo.
> Tratamento: Não existe medicação que acabe definitivamente com a dermatite seborreica, porém seus sintomas podem ser controlados. Deve-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos e de bebidas alcoólicas e o banho muito quente.

. DERMATITE ATÓPICA
É uma doença de pele crônica, com história pessoal ou familiar de atopia (alergia de pele ou respiratória, como asma ou rinite). Geralmente, o aparecimento é precoce, já no primeiro ano de vida.
> Tratamento: A hidratação da pele é muito importante, devendo-se evitar sabonetes agressivos, buchas e banhos quentes.  Se tomar mais de um banho por dia, o sabonete deve ser usado apenas em um deles.  Logo após o banho, com a pele ainda úmida, deve-se usar hidratantes para evitar o ressecamento.

. ACNE
É uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que esses hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos.
> Tratamento:  Por ser uma doença de duração prolongada e algumas vezes desfigurante, a acne deve ser tratada desde o começo, de modo a evitar as suas sequelas, que podem ser cicatrizes na pele ou distúrbios emocionais. O tratamento pode ser feito com medicações de uso local ou ainda terapia hormonal (para mulheres).

. XEROSE 
É o  ressecamento da pele, que atinge principalmente as pessoas idosas. Se não for tratada adequadamente, a pele descama e coça, podendo surgir machucados. As regiões mais afetadas são braços, pernas e tornozelos.
> Tratamento:  Prefira sabonetes suaves e hidrate a pele com cremes à base de ureia ou de óleos.

fontes: Jornal “AGORA” São Paulo, 06/06/2010            http://www.dermatologia.net/

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS