Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Melancia: refrescante e nutritiva

                            melancia

Muitos costumam dizer que a melancia só tem água e açúcar. Apesar de ser em parte verdadeira, a afirmação é injusta.

A fruta é rica em fibras, vitaminas A, C e do complexo B e também em minerais, como ferro, cálcio e fósforo. De acordo com a nutricionista Fernanda Grania, a elevada quantidade de água presente no alimento faz com que ele funcione como diurético, ajudando no controle da pressão arterial e na diminuição dos níveis de ácido úrico no organismo.
”A melancia também contém licopeno, substância benéfica para a saúde cardiovascular e que ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como o de próstata, o de bexiga, o de mama, o de pâncreas e o de estômago”, afirma.
Segundo a especialista, outra substância importante presente na fruta é a glutationa, que combate o envelhecimento, fortalece o sistema imunológico e funciona como um desintoxicante natural. “O suco feito com as sementes da melancia é considerado um vermífugo pelos naturalistas”, diz Fernanda.
Para a nutricionista Priscila Machado, da Clínica Santé, a ação desintoxicante da fruta é bastante importante. “A melancia pode ser usada em dietas desintoxicantes, após excessos alimentares ou alcoólicos. A fruta ajuda a limpar o organismo e a recuperá-lo. Mas é preciso lembrar que a tática só é válida para exageros eventuais.”
O baixo teor calórico da fruta é outro destaque. Cada 100g possui apenas 30 Kcal.  “Apenas recomendo atenção. A melancia contém um grau elevado de açúcar e deve ser consumida com moderação por diabéticos”, lembra Priscila.  Para a profissional, um dos grandes benefícios da fruta é o frescor natural.  “No calor, ela ajuda a manter a temperatura corporal e deixa o organismo hidratado.  Recomendo o consumo da melancia em pedaços ou como suco.  Mas tenha cuidado, pois a polpa congelada perde parte dos benefícios.”

SAIBA MAIS
- A melancia é um fruto rasteiro e pertence à família das curcubitáceas, assim como o melão e a abóbora.
- Como é composta por aproximadamente 90% de água, a fruta tem ação diurética importante.
- Ao escolher a fruta, prefira aquela que tenha a casca firme, lustrosa e sem manchas escuras.
. Bata levemente com os nós dos dedos na casca da melancia. Quanto mais forte for o som, mais saborosa ela estará.
- No verão, o consumo de melancia ajuda a manter o corpo fresco e hidratado.

fonte:   Jornal “AGORA”, Encarte “Revista da Hora”, 17/10/10

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS