Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pia da cozinha esconde bactérias sob toalhas

                              pia-da-cozinha

Cuidados simples como mantê-la seca e limpa evitam contaminação. A ingestão dos micro-organismos com a comida causa diarréia e vômito.

Cesto de lixo em cima da pia, louça acumulada, pano de prato molhado. Manias comuns em muitas cozinhas podem esconder perigos.
Ambientes úmidos incentivam a proliferação de bactérias que podem causar vômitos e diarréias. Já o lixo acumulado gera o aparecimento de moscas e baratas. Especialistas afirmam, no entanto, que pequenos cuidados podem evitar os problemas.
Segundo a infectologista Ligia Raquel Brito, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, quem utiliza a cozinha não deve deixar acumular água na esponja, no pano de prato e no pote com sabão. “Esses objetos entram em contato com todos os tipos de alimento presentes na louça e podem passar as bactérias de um lugar par outro.”
Já o cestinho de lixo em cima da pia deve ser evitado ou esvaziado sempre que utilizado. Segundo o infectologista Gustavo Johanson, da Unifesp (Univervisade Federal de São Paulo), a louça suja acumulada na pia oferece os mesmos riscos do lixo.
“Aqui no Brasil não é comum ter um triturador de lixo no ralo. Mas o material orgânico aumenta o risco de proliferação de bactérias, insetos e roedores.”  O ideal, segundo ele, é não deixar a louça acumular na pia e sim lavá-la após o uso.
Outra dica importante é usar um agente desinfetante na pia. Mas, segundo Johanson, tomar esses cuidados não significa ter mania de limpeza.  “O nosso organismo está acostumado a conviver com bactérias.  Não precisa esterilizar utensílios, mas não se pode exagerar.”

VEJA ONDE ESTÁ O PROBLEMA:
1) ESCORREDOR
Deve ficar longe da torneira. Em caso contrário, a louça lavada fica sempre molhada, o que facilita o aparecimento de bactérias. Além disso, há o risco de respingar alimentos nos utensílios. O procedimento ideal é secar as louças após lavá-las.

2) PANO DE PRATO
Deveria ser trocado diariamente, pois fica constantemente molhado. Além disso, é importante ter um pano só para secar as mãos e outro só para secar a louça.

3) PANINHO PARA SECAR A PIA
O paninho que fica sempre em cima da pia pode se tornar um criadouro de bactérias. A umidade constante e o contato com diversos tipos de alimentos dão condições para o aparecimento dos micro-organismos. O ideal é usar um rodinho e deixar a pia secar naturalmente.

4) ESPONJA
Também fica sempre úmida e entra em contato com diversos alimentos, cuja gordura penetra na esponja e favorece o aparecimento de bactérias. O ideal é trocá-la a cada duas ou três semanas e deixá-la em um recipiente, em pé, para que escorra. Os recipientes em que ela fica deitada não adiantam, pois facilitam o acúmulo de água.

5) CESTO DE LIXO
Não se deve colocar um lixinho em cima da pia. Ele pode ser prático, mas facilita o aparecimento de bactérias. Se preferir utilizá-lo, é necessário esvaziá-lo após o uso.

6) POTE DE SABÃO
Não há problemas em deixar um recipiente com sabão em pedra na pia, para usar no lugar do detergente. O risco de contaminação ocorre quando o pote acumula líquido. A esponja, quando é mergulhada no recipiente, pode deixar restos de alimentos. Os micro-organismos se proliferam no pote.

7) RALO
O ideal é ter um ralo removível, que impeça a passagem de pedaços de sujeira e seja fácil de limpar. Tanto o ralo como a pia devem ser limpos com uma esponja exclusiva, não utilizada na louça.

8) TÁBUA DE CARNES
Deve ser de vidro ou de plástico e tem de ser sempre bem lavada após o uso. O exemplar de madeira absorve o líquido da carne e dos legumes e cria um ambiente propício para bactérias. Muitos apodrecem por dentro, sem que o usuário note.

Recomendação de Limpeza: Usar um agente desinfetante na pia e na bancada inteira quando for limpar a cozinha.

> CUIDADOS COM VEGETAIS
. ATENÇÃO!
O alimento que chega sujo da rua é colocado em seguida em um recipiente e contamina a vasilha com bactérias. Ao cortar o alimento, a pessoa infecta a tábua e a faca e espalha os micro-organismos que estavam fora do alimento para dentro dele.

. O QUE FAZER?
- Lavar o alimento com água corrente antes de colocá-lo na geladeira, na fruteira ou em um recipiente.
- Mergulhá-lo em vinagre ou hipoclorito, para matar algumas bactérias.
- Higienizar as mãos antes de cozinhar.

> O CAMINHO DAS BACTÉRIAS
1) Os micro-organismos chegam à cozinha por meio de mãos contaminadas ou pelo ar.
2) A pessoa tosse ou toca em alimentos e os contamina.
3) Nem todas as bactérias são eliminadas após a fervura do alimento.
4) Elas acabam ingeridas nas refeições.

. SINTOMAS
- Vômitos.
- Diarréias.
- Septcemia (infecção do sangue, causada por bactérias mais severas).

. TRATAMENTO
- No caso de bactérias autolimitadas, os sintomas passam sem medicamentos.
- Em casos mais sérios, quando a diarréia e o vômito demoram a passar, deve-se procurar um médico. Podem ser administrado soro e medicamentos.

fonte:   Jornal “AGORA” São Paulo, 05/09/2010

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS