Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

terça-feira, 14 de março de 2017

Chacoalhar perigoso

É preciso ter muito cuidado na hora de embalar os bebês, pois movimentos bruscos podem causar até a morte da criança



Cuidado e equilíbrio entre a força e a velocidade, para não machucar o bebê com movimentos bruscos demais. Tal preocupação é importante para não causar o problema conhecido como Síndrome do Bebê Sacudido.

"Ela ocorre em consequência da sacudida manual vigorosa do bebê, sustentando-o por suas extremidades ou pelos ombros, sem a cabeça estar apoiada. Isso causa forças de aceleração do cérebro dentro do crânio, com consequentes lesões", descreve a pediatra Maria Julia Carvalho.

O que é para ser uma brincadeira corriqueira pode se transformar em pesadelo sem volta. As consequências são gravíssimas: a criança pode ter cegueira, perda de audição, atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, problemas de aprendizado ou de comportamento, crises convulsivas, paralisia cerebral e chegar até mesmo à morte.

Os médicos indicam evitar movimentos bruscos, como jogar a criança para o alto, já que, dependendo da altura, é possível machucá-la e provocar uma lesão. Eles enfatizam que, na maioria das vezes, ferimentos mais graves não ocorrem nas brincadeiras inadequadas, quando não há agressão. "Normalmente, eles aparecem em episódios como a irritação dos cuidadores com o choro incessante do bebê, caracterizando abuso infantil", observa a pediatra Sabrina Nery, do Hospital Infantil Sabará.

Não há uma incidência precisa, mas o trauma é mais comum do que se pensa, segundo Maria. "Em geral, ocorre em crianças abaixo dos dois anos, principalmente em bebês menores de seis meses. Porém, crianças de até cinco anos podem manifestar o distúrbio. Quanto menor a idade, maiores são as lesões e as consequências", explica.

Isso ocorre pois a criança pequena tem a cabeça proporcionalmente maior do que o tronco, além de o pescoço ainda ser mole, sem a musculatura bem desenvolvida, o que não permite que ela sustente o peso da cabeça adequadamente. Quando submetida a movimentos intensos, podem então surgir as lesões cerebrais. "Os movimentos repetitivos fazem com que o cérebro do bebê se mova bruscamente dentro do crânio e se choque contra os ossos, provocando vários tipos de lesão cerebral e ocular, ocasionados por hemorragias, contusões e rompimentos de fibras do sistema nervoso", diz a pediatra Thalita Feitoza Costa. Na maior parte dos casos, não surgem hematomas ou sinais visíveis do trauma sofrido pelo bebê. "Muitas vezes, os sintomas são inespecíficos, como irritabilidade, choro permanente e sonolência. Nos casos mais graves pode haver convulsões e distúrbios neurológicos, como coma e parada respiratória", lista.

E, a qualquer suspeita de que o bebê tenha sido sacudido agressivamente, é melhor procurar o hospital.                                                                                                                   (Laís Oliveira)

FIQUE ATENTO!
O que pode acontecer com o movimento brusco:
> Ruptura dos delicados vasos cerebrais;
> Hematomas;
> Inchaço cerebral;
> Danos visuais e até perda da visão;
> Deficiências motoras;
> Paralisia cerebral;
> Incapacidade de aprendizagem e de fala;
> Convulsões;
> Morte;

                      fonte: Jornal "AGORA" São Paulo - Encarte "Revista da Hora", 26/02/2017

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS