Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

terça-feira, 9 de agosto de 2011

De olho na transferência–venda /compra de veículo usado

Na negociação de um usado, vendedor e comprador tem obrigações.

                       Venda e transferência de carro
Desde 1998, quando entrou em vigor o novo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o vendedor tem a obrigação de comunicar ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ou ao Ciretran (Circunscrição
 Regional de Trânsito) o negócio. 
“Com a comunicação, ele (o vendedor) não responderia mais por débitos ou infrações.  O comprador também deve cumprir com sua responsabilidade e fazer a transferência até 30 dias após o negócio”, orienta Daniel Bonatti, diretor de veículos do Detran-SP.  O procedimento é aconselhável mesmo que a transação seja feita entre amigos.
.
EVITE PUNIÇÕES QUE NÃO SÃO SUAS
Veja os procedimentos corretos para evitar aborrecimentos:

1) O vendedor deve preencher o CRV (Certificado de Registro de Veículo) em nome do comprador e reconhecer firma em cartório. Também deve pedir três cópias autenticadas deste documento.

2) Por lei, o comprador tem 30 dias para transferir o veículo para o seu nome.  Se isso não ocorrer, o novo proprietário automaticamente recebe cinco pontos e uma multa de R$ 127,69 assim que o registro for feito.

3) O vendedor deve fazer um comunicado declarando a venda do veículo.  Para isso, procure a autoridade de trânsito (Detran na capital e Ciretran no interior) ou vá a um posto do Poupatempo com os seguintes documentos:
  > original e cópia do RG e do CPF (pode ser original e cópia da carteira de habilitação);
  > original e cópia do CRV preenchido, assinado e com firma reconhecida, ou cópia autenticada do documento;
  > declaração em duas vias (pode ser de próprio punho) solicitando o registro da comunicação de venda;
    Este procedimento isenta o vendedor de problemas caso o novo proprietário do veículo não transfira a documentação.
    Para evitar malandragens, tanto o vendedor quanto o comprador possuem responsabilidades legais na transação.

4) Caso esteja comprando o veículo de uma loja multimarcas, peça para ver a documentação antes de fechar negócio.  Muitas empresas, para economizar, acabam arriscando e não fazem a transferência para o nome da loja antes de revender o veículo (o que é proibido por lei);
     Se você comprar um carro numa loja e o veículo ainda estiver em nome do dono anterior, pule fora:  você terá de procurar o ex-proprietário para que ele peça a segunda via do CRV e preencha o documento em seu nome.
fonte:   Jornal “AGORA” São Paulo, 30/07/11

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS