Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Veja alimentos que ajudam a prevenir o câncer

                       Alimentos-que-ajudam-a-prevenir-o-câncer.

Comidas e bebidas antioxidantes ajudam a combater reações que estão por trás da origem de muitos tumores malignos.

As causas do desenvolvimento de tumores malignos ainda não são totalmente conhecidas pela medicina. A ciência, no entanto, já sabe que substâncias presentes em algumas comidas e bebidas ajudam a expulsar do organismo moléculas que podem dar origem a células cancerígenas. Esses alimentos são chamados de antioxidantes.

Para a nutricionista Adriana Domeneghetti, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, tais alimentos são importantes porque combatem os radicais livres, moléculas produzidas naturalmente no organismo e que, em excesso, podem ser prejudiciais.

“Sabe-se que o excesso de radicais livres provoca alterações irreversíveis nas células levando ao envelhecimento precoce e favorecendo o aparecimento de células cancerígenas”, afirma ela.

Tais alimentos são acessíveis, populares e até saborosos. Entre eles, está o tomate, que, segundo a nutricionista Thais Nunes, da rede de lojas Mundo Verde, é fonte de licopeno, que atua na prevenção do câncer de próstata.

Até o chocolate faz parte do cardápio antioxidante. O cacau, presente em maior quantidade no chocolate amargo, além de combater radicais livres, previne doenças cardiovasculares. “O cacau é rico em polifenóis, que são benéficos à saúde do coração e ajudam na circulação”, diz Thais.  Além do consumo de alimentos antioxidantes, especialistas orientam a reduzir a ingestão de produtos industrializados, ricos em corantes ou conservantes, que colaboram para o desenvolvimento de tumores.

CARDÁPIO DO BEM
Confira dez alimentos ricos em substâncias antioxidantes. Segundo nutricionistas, eles não podem faltar na dieta:

> CACAU
Rico em substâncias benéficas ao coração e que ajudam na circulação. Diminui risco de doenças cardiovasculares e controla os níveis de colesterol no sangue.
Consumo: chocolate amargo tem maior concentração de cacau. O fruto pode ser salpicado em iogurtes (uma colher de sobremesa por dia é o recomendável).

> CENOURA
Rica em betacaroteno, que evita o envelhecimento precoce e diminui o risco de doenças cardiovasculares. Possui vitamina B3 e ácido clorogênico, que ajudam a prevenir o câncer de mama.
Consumo: pode ser usada picada em saladas (uma ou duas colheres de sopa por dia).

> CHÁ-VERDE
Possui substâncias que evitam as alterações celulares que dão origem a tumores. Também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.
Consumo: deve ser feito preferencialmente com a infusão da erva. O consumo deve ser de até três xícaras por dia.

> ÓLEO DE COCO
Rico em vitamina E, atua no atraso do envelhecimento celular e previne tumores.  Possui o ácido láurico, que tem ação antimicrobiana e antifúngica .
Consumo: vendido como óleo ou em cápsulas.  Como óleo, consuma até quatro colheres (sopa) ao dia. Em cápsulas, siga a indicação do fabricante.

> TOMATE
Rico em licopeno, que reduz o risco do câncer de próstata, pulmão e estômago.  Também ajuda a controlar o colesterol.
Consumo: a quantidade recomendada é de dez tomates por semana, seja na forma de salada ou no preparo de outros alimentos.

> FRUTAS CÍTRICAS
Fontes de vitamina C, que atua no combate ao envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico. São ricas em citrato, que ajuda a prevenir cálculos renais.
Consumo: laranja, limão e tangerina são as principais. A quantidade diária recomendada é de duas a três unidades.

> AÇAFRÃO
Também conhecido como cúrcuma, é rico em curcumina, que protege contra doenças cardiovasculares e tumores.  Tem efeitos cicatrizante, anti-inflamatório e antimicrobiano.
Consumo: usado como tempero. Uma colher de chá ao dia é o recomendável.

> OLEAGINOSAS
Ricas em gorduras insaturadas e minerais, atuam na prevenção de doenças cardiovasculares.  São fontes de vitaminas E e do complexo B, ferro, magnésio, fósforo e zinco e selênio.  Ajuda no bom funcionamento da glândula tireoide e no sistema imunológico.
Consumo: castanhas, amêndoas e nozes são alguns exemplos.  Seu consumo deve ser de até 30 g (um punhado) por dia. São calóricas.

> SEMENTE DE LINHAÇA
Rica em ômega 3, 6 e 9, que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. Também diminui a retenção de líquidos no corpo e alivia sintomas do período pré-menstrual.  Atua na prevenção do câncer de mama.
Consumo: pode ser ingerida com frutas, iogurtes, sucos, saladas ou sopas. O consumo diário deve ser de três colheres (sobremesa).

> SUCO DE UVA
Fonte de resveratrol, antioxidante presente na casca da uva que elimina os radicais livres e previne doenças cardiovasculares. Fortalece o sistema imunológico e ajuda a controlar o colesterol.
Consumo: um copo de 200 ml diariamente.

fonte:   Jornal “AGORA” São Paulo, 24/07/11

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS