Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

terça-feira, 16 de agosto de 2011

A mulher e a prevenção

                            ginecologista

O que é preciso saber para manter a saúde sexual em dia e favorecer o bem-estar e o prazer.

A partir do momento em que a menina tem a primeira menstruação, o que ocorre por volta dos 11, 12 anos de idade, já é hora de marcar a primeira consulta com o médico ginecologista.  Para quê?  Por razões importantíssimas:  para começar a examinar e a cuidar bem da saúde dos genitais.

E essa visita vai ter de se tornar algo frequente na vida da adolescente e da mulher.  Só assim garantimos a saúde sexual e, com isso, mais bem-estar e prazer na cama.

Quando temos alguma complicação com os hormônios ou com a região da vagina, do ânus, do útero, dos ovários e das áreas próximas, isso pode afetar o desejo, a excitação e o orgasmo.  Além, claro, de fazer mal à saúde.

Por exemplo: uma doença sexualmente transmissível ou alguma irritação na região da vagina.  Acontece o quê?  A área fica sensível, a lubrificação natural se compromete e a penetração passa a provocar incômodos ou dor.  E o prazer?  Acaba indo embora.

Outro caso: as alterações de hormônios que podem surgir ao longo da vida ou até mesmo o nosso ciclo menstrual de todo mês.  Dependendo de como esses hormônios oscilam, isso pode levar a mudanças de humor e desconfortos dos mais variados no corpo, como inchaço, dores de cabeça e seios doloridos, entre outros.

Como lidar?  Ir ao médico ginecologista com frequência é o primeiro passo (veja quadro abaixo).  E o que mais?  Entender de vez que a saúde é o nosso maior bem.  Então, cuidar de si com carinho e atenção tem de ser algo no topo da lista de prioridades.

DE OLHO NOS CUIDADOS
Confira os exames necessários à mulher ao longo da vida e a frequência da ida ao ginecologista:

PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA (dos 11 aos 19 anos):
A primeira consulta é para verificar como anda o crescimento, receber orientações sobre ciclo menstrual, atividade sexual e uso de métodos para evitar a gravidez e fazer vacinações (como contra o vírus HPV).  Serão solicitados exames de ultrassom da região pélvica, além de sangue e urina.
> Quando ir – Pelo menos uma vez, que pode ser próxima à primeira menstruação.  Mas também sempre que houver queixas, como dor, feridas, verrugas, irritações e corrimentos com mau cheiro e cor estranha.
    Após o início da vida sexual, a ida ao médico deve ocorrer uma vez por ano.

MULHER ADULTA (dos 20 aos 49 anos):
Os focos são a solução de problemas, especialmente quanto ao ciclo menstrual, e a prevenção a doenças. Os exames incluem avaliação da região genital e das mamas feita no consultório, Papanicolaou (para prevenir câncer de colo de útero), ultrassom de mama e de pelve, e exames de sangue e de urina. A partir dos 35 anos, faz-se a mamografia, para verificar mais detalhadamente as mamas.
> Quando ir – Pelos menos uma vez ao ano, ou sempre que houver necessidade.  Na gravidez, a consulta é mensal.

MULHER MADURA (a partir dos 50 anos):
Os objetivos são controlar sintomas da menopausa e cuidar da saúde genital e geral.  Os exames incluem mamografia, ultrassom de abdome, de mamas e de pelve, densitometria óssea (que avalia os ossos) e exames de sangue e de urina para avaliar hormônios e saúde.  A cada três anos, faz-se a colonoscopia (avaliação do intestino grosso).  E, durante toda a vida, vale manter contato com o médico toda vez que precisar, além das consultas anuais.

fonte:  Jornal “AGORA” São Paulo, 30/07/11

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS