Quem adota uma vida saudável a partir dessa idade garante maior longevidade, afirmam os médicos.
O fator genético conta, mas é o estilo de vida que pode atrasar a hora da morte. Quem busca longevidade deve repensar seus hábitos antes dos 40 anos. Nessa idade, o corpo precisa se preparar para viver mais e melhor.
Segundo o fisiatra Mário Sérgio Rossi, do Hospital Albert Einsten, a idade cronológica começa a ser diferenciar da idade biológica na fase adulta. “Uma pessoa de 40 anos que não fuma, pratica atividade física, controla o estresse e tem uma alimentação balanceada terá uma idade biológica menor que uma pessoa com 40 que faz tudo ao contrário.”
Mas o alerta só dá resultado se toda a fórmula for adotada – ela inclui também exercício da mente e sono tranquilo (veja abaixo). A receita não evita o envelhecimento, mas faz com que ele ocorra com saúde.
As dicas são, ainda, importantes para não sobrecarregar o sistema público de saúde, que se adapta ao aumento da expectativa de vida do brasileiro – que hoje é de 73,7 anos e, em 2050, deve atingir 81,2 anos, diz o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com o avanço da idade, o coração e o cérebro devem receber mais cuidados. O cardiologista Antonio de Pádua Mansur, do InCor (Instituto do Coração), explica que o mau funcionamento de ambos é responsável pelas principais causas de morte entre idosos.
O controle emocional também faz diferença. Idosos em depressão tendem a perder a autonomia e a se isolar socialmente. Ana Cristina Procópio, do Albert Einstein, diz que atitudes positivas ajudam a conquistar a longevidade. “Se ao longo da vida, a pessoa foi flexível frente às adversidades, ela, provavelmente, terá mais capacidade de adaptação na velhice.”
O CORPO DEPOIS DOS 60 ANOS
> CORAÇÃO
Tem o seu funcionamento reduzido. O músculo contrai em menor intensidade, diminuindo a quantidade de sangue bombeada. Esse processo é natural e não pode ser evitado, mas cuidados evitam que ele seja adiantado, como manter-se no peso ideal e não fumar.
> PELE
Fica mais fina e pode apresentar caroços ou manchas. Em alguns casos, esses sinais podem virar tumores benignos ou malignos. Recomenda-se o uso de cremes para evitar o ressecamento da pele.
> CÉREBRO
A idade avançada provoca redução na capacidade de atenção e de processamento das informações, além de falhas de memória. É por isso que médicos indicam o constante exercício da mente, seja por meio da atividade profissional ou práticas de lazer.
> APARELHO DIGESTIVO
Fica mais lento. Recomenda-se a ingestão de alimentos mais leves durante todo o dia, mas sem exageros na quantidade. Outra dica é estabelecer horários para as refeições, para “treinar” a digestão.
> APARELHO LOCOMOTOR
É prejudicado por ossos menos sólidos e ligamentos e tendões mais fracos. Como consequência, o idoso perde parte de sua flexibilidade e equilíbrio. Os cuidados, nessa fase, devem ser redobrados a fim de evitar quedas, uma das principais causas de morte entre idosos.
> PULMÃO
O órgão perde sua capacidade plena de oxigenar o sangue. Estima-se que essa perda seja de até 50% nas pessoas com mais de 75 anos. Nessa fase, indicam-se vacinas periódicas contra gripes, que também podem evitar pneumonias.
A FORMULA DO SUCESSO
Para ter vida longa é preciso cuidar da saúde do corpo e da mente. Veja as principais dicas:
1) NÃO FUME
Segundo estudos, o fumo está relacionado a 56 doenças e é responsável, por exemplo, por nove em cada dez casos de câncer de pulmão. Entre as mulheres, se associado ao uso do anticoncepcional, pode aumentar em até 700% o risco de infarto e derrame cerebral.
2) FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS
A atividade física é capaz de prevenir problemas como pressão alta, doenças do coração, depressão e até câncer. Médicos afirmam ainda que idosos ativos têm menos chance de desenvolver infecções respiratórias e urinárias.
3) DURMA BEM
Noites bem dormidas ajudam a equilibrar o relógio biológico. Idosos, porém, têm mais dificuldade para atingir o sono profundo, por isso, é preciso evitar comer muito à noite e não fazer exercícios físicos quatro horas antes de dormir.
4) ADOTE UMA DIETA BALANCEADA
A alimentação adequada, à base de frutas, vegetais, peixes, nozes e grãos, ajuda a prevenir doenças e melhora a aparência da pele. Manter-se em forma ainda evita problemas nas articulações, muito comuns em pessoas com sobrepeso.
5) MANTENHA A CABEÇA ATIVA
Uma cabeça ativa previne a depressão e reduz o estresse e o risco de desenvolver mal de Alzheimer. A receita para manter a mente sã inclui atividades que fogem da rotina, como viagens, e que proporcionam a interação social, como aulas em grupo e hobbies.
fonte: Jornal “AGORA” São Paulo , 14/08/11
Nenhum comentário:
Postar um comentário