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DATA

sábado, 9 de agosto de 2008

Pedido de aumento salarial

Na hora de pedir aumento mostre suas qualidades.
Chega um momento em que as despesas apertam e o salário já não parece tão atraente como antes. Ao mesmo tempo, a empresa vai bem e o funcionário considera que seu rendimento no trabalho é mais que satisfatório. Talvez seja a hora, então, de encarar a chefia e pedir um aumento. Mas como proceder?
Primeiramente, é preciso superar o medo e lembrar que essa é uma conversa profissional como qualquer outra e não é tão delicada quanto parece.
Mas não existe uma regra básica a ser seguida na hora de pedir o reajuste. O que existe, e de sobra, são argumentos que devem ser evitados. explica Luciano Salamacha, professor de estratégias de empresas e planos de negócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele recomenda nunca misturar questões pessoais ou apelar para a amizade com o chefe - o que indica falta de profissionalismo. Outra dica é não falar em problemas pessoais, alegando que vai se casar ou que o filho está doente, por exemplo. Nesses casos, diz o professor, é como se você pedisse que a empresa resolvesse a sua vida.
"Merecer o aumento deve ser uma conquista individual do profissional", afirma Salamacha. A estratégia correta, dizem os especialistas, é pensar no aumento do ponto de vista da empresa, e não do empregado. O grupo em que você trabalha precisa perceber que sai ganhando tendo você como funcionário.
Demissão
Quando o profissional julga que a empresa não reconhece o seu valor ao recusar o pedido de aumento, mudar de emprego pode ser uma saída. Porém é preciso ter cautela. Muitos profissionais se esquecem de mensurar os benefícios indiretos que a empresa oferece, como plano de saúde, ambiente de trabalho agradável ou perspectiva de crescimento. Contando essas vantagens, talvez o salário menor ainda valha a pena.
Chefe precisa ser coerente
O funcionário pode até se sentir constrangido ao pedir aumento, mas o chefe não pode ter o mesmo comportamento ao ser procurado pelo subordinado. O especialista em treinamentos comportamentais David Carlessi explica que o gestor precisa refletir sobre o que levou o colaborador a pedir aumento - se ele está insatisfeito ou se a concorrência oferecu salário melhor. Quando o aumento não é viável, o chefe deve explicar os motivos e ser coerente com o discurso, e nunca prometer o que não vai cumprir.
Momento difícil
Confira as dicas de especialistas para a hora de negociar o aumento com o chefe ou o patrão:
1) Comece listando o que a empresa esperava de você no momento da contratação.
2) Depois liste o que você está fazendo além do combinado inicialmente e que mereça ser recompensado.
3) Não seja presunçoso: fazer o combinado ou "mais do que os outros" não lhe garante um aumento. Cumprir o combinado é o mínimo que se espera do bom profissional.
4) Muitas vezes o funcionário produz mais do que o esperado, mas o chefe, em seu amontoado de tarefas diárias, acaba não percebendo. Inicie a conversa por um ajuste de percepção, ou seja, expondo à gerência o rendimento extra que você tem alcançado.
5) Não se utilize em hipótese alguma de técnicas de constrangimento (dizendo que vai sair da empresa, por exemplo) ou partilhamento de problemas (casei, meu filho está doente).
6) Negocie abertamente o desequilíbrio entre o que era esperado e o que você oferece à empresa.
7) Se, mesmo sabendo do seu merecimento, você não conseguir o reajuste desejado, parta para outra. Bons profissionais não ficam muito tempo disponíveis no mercado.
fonte: Jornal: "Gazeta do Povo" - Gestão & Carreira - Curitiba, 06/agosto/08.

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