Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 9 de agosto de 2008

Como evitar fraudes bancárias na Internet

Quadrilhas costumam enviar e-mails com vírus para roubar senhas bancárias.

fonte da imagem

Recentemente, a Polícia Federal vem caçando e prendendo quadrilhas de hackers que furtam senhas bancárias utilizadas na Internet. Os hackers costumam entrar nos computadores da seguinte maneira: enviam aos correntistas dos bancos spams que são e-mails de origem comercial contendo um link. O usuário é induzido a clicar num link exposto no texto. Ao clicá-lo, ele baixa um programa que infecta o computador, com o vírus conhecido como Cavalo de Tróia.
.
O programa baixado fica invisível no computador. Quando o internauta acessa a página do banco no qual mantém conta, o tal programa copia dados, como números de agências, de contas e de senhas usados pelo correntista e os envia para a quadrilha, que transfere os valores para contas de ''laranjas'' – pessoas que emprestam seus dados bancários e de identidade para receberem o dinheiro furtado. ATENÇÃO: Os bancos não costumam enviar e-mails sem o devido consentimento do cliente.

Esse tipo de golpe pode ser evitado se o internauta não seguir as instruções de e-mails enviados por desconhecidos, e conhecer algumas dicas de proteção, como:

1 – Minimize a página. Se o teclado virtual for minimizado também, está correto. Se ele permanecer na tela sem minimizar, é pirata! Não tecle nada.

2 – Sempre que entrar no site do banco, digite sua senha ERRADA na primeira vez. Se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada. Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal. Sites piratas não têm como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a senha.

3 – Sempre que entrar no site do banco, verifique se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado, além disso clique 2 vezes sobre esse ícone; uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer. Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.

Os 3 pequenos procedimentos acima são simples, mas garantirão que você jamais seja vítima de fraude.

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS