A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) lançou no dia de ontem um guia para os clientes de planos de saúde familiar ou individual saberem que opções têm se quiserem trocar de convênio sem cumprir uma nova carência. O guia da mudança está disponível no site (http://www.ans.gov.br).
A troca de convênios --chamada de portabilidade de planos de saúde-- começa a valer a partir de hoje (15/04/09). As regras são para clientes de convênios individuais e familiares, contratados a partir de 1999 (veja mais sobre a troca ao lado).
A mudança só poderá ser feita entre planos de saúde com cobertura parecida. Com isso, o guia vai mostrar detalhes dos planos de saúde para os quais os clientes poderão mudar, como a faixa de preços e a cobertura.
Como as regras não valem para quem tem planos empresariais, coletivos ou que não foram adaptados à nova legislação (contratados antes de 1999), apenas 15,32% dos conveniados de São Paulo terão direito às novas regras. No Estado, a novidade chega para 2,5 milhões de clientes, de um total de mais de 16 milhões de conveniados --mais de 14 milhões têm plano coletivo ou antigo (não adaptado) e estão de fora da lista.
A troca só vale para quem está há pelo menos dois anos no plano. O pedido só poderá ser feito no mês do aniversário do contrato ou no mês seguinte.
fonte: Jornal On-line "São Paulo Agora", 15/04/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário