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"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 4 de abril de 2009

Site defende o cidadão

Para quem está cansado de passar horas falando com atendentes de call centers e não ter os seus problemas resolvidos, a internet pode ser uma solução. O site Reclame Aqui (http://www.reclameaqui.com.br/) publica reclamações de usuários que estão descontentes com os serviços prestados pelas empresas. Em seguida, as reclamações são enviadas para as companhias para que elas possam se posicionar sobre os casos.
O serviço surgiu depois que o empresário Mauricio Vargas, 47 anos, perdeu um voo e deixou de fazer um negócio de R$ 120 mil, segundo ele. "Eu recebi um atendimento péssimo da companhia aérea. Depois de reclamar, o que eu consegui foi uma segunda passagem", diz ele. Indignado, Vargas decidiu compartilhar a história com a sua lista de e-mails. Contente com o retorno, em 2002, criou com alguns amigos o site. "No começo, tínhamos cem acessos ao mês. Hoje, são 2,5 milhões", diz ele. Em média, o Reclame Aqui recebe 750 reclamações por dia. As empresas campeãs de queixas são as de telefonias fixa e móvel, seguidas por lojas virtuais, fabricantes de eletroeletrônicos, bancos e TVs por assinatura. "Nosso site faz sucesso devido ao péssimo atendimento dos serviços de call center das empresas. Em quase todos os casos, são problemas técnicos, cobranças indevidas, propagandas enganosas e, principalmente, respostas evasivas de atendentes despreparados que geram reclamações", diz Vargas. Para publicar uma reclamação, o usuário precisar fazer um cadastro. Em seguida, ele escolhe a empresa para a qual quer enviar e descreve o problema. A mensagem é encaminhada automaticamente para o e-mail do serviço de atendimento ao consumidor da companhia. O site possui 7.000 empresas de diversos setores cadastradas. Após postadas, as reclamações ficam no ar acompanhadas por carinhas. As de cor vermelha indicam que ainda não foram respondidas; as laranjas, que a reclamação foi respondida, mas o problema não foi resolvido; enquanto as azuis mostram que o problema foi resolvido. Uma outra carinha, preta e bem zangada, aparece quando a empresa dá respostas evasivas e não resolve o problema do cliente. O site é bancado por publicidade e por meio de palestras que seus diretores dão em empresas interessadas em melhorar a comunicação com o público. A página divulga ainda uma lista com as empresas que mais respondem às reclamações. O endereço é gratuito e não possui nenhum vínculo com ONGs ou com o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor).
fonte: Jornal "São Paulo Agora", encarte ShowTV, por Vinicius Aguiari - 28/03/09

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