A cebola pode ser odiada por grande parte da criançada por seu gosto forte e ardido, mas é ingrediente indispensável de saladas e preparações quentes e merece ter o consumo incentivado. O vegetal possui importantes nutrientes que ajudam a combater uma série de doenças, contribuindo ainda para o bem-estar do organismo.
"É um alimento rico em flavonoides, que são substâncias antioxidantes e anti-inlamatórias. Muitas pessoas gripadas fazem um xarope utilizando a cebola, que é favorável para esse tipo de patologia", afirma Ana Maria Ramos, nutricionista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Segundo ela, existem ainda estudos que destacam a importância do vegetal na prevenção de distúrbios gástricos e na prevenção e na estabilização de tumores de órgãos como próstata e intestino. "A cebola possui ainda vitaminas C e do complexo B, além de minerais como ferro, potássio, sódio, fósforo e cálcio. É verdade que ela traz mau hálito, mas isso não justifica sua exclusão da dieta. É uma questão de cada um se precaver e fazer a higiene bucal", completa a nutricionista.
Outra propriedade terapêutica comprovada é a de reduzir o colesterol e ajudar a diminuir a pressão arterial. "Uma pesquisa recente comprova crenças antigas que recomendavam a cebola para combater problemas no coração. Ela possui uma substância que impede a formação de coágulos e pode prevenir ataques cardíacos", afirma Evilânia Moura Rodrigues Dantas, nutricionista do Hospital Samaritano de São Paulo.
De acordo com Evilânia, o efeito antibacteriano da cebola ajuda ainda a combater infecções superficiais, como um ralado no joelho.
SAIBA MAIS
> Qual a composição da cebola?
Possui mais de 90% de água, cerca de 3% de proteínas e praticamente nada de gordura. Cem gramas do vegetal possuem cerca de 40 calorias.
> Qual é a época de safra da cebola?
Entre março e setembro, mas é possível encontrá-la em feiras e supermercados durante o ano todo. Na hora de comprar, dê preferência para aquelas que estiverem com consistência mais firme e com a casca crocante.
> Existe uma maneira de não chorar ao descascar a cebola?
Sim, e a receita é antiga. O ideal é descascar a cebola em água bem gelada para tirar um pouco do cheiro forte e ácido do alimento. Assim, ela fica até mais gostosa de comer. Vale lembrar que, como qualquer alimento, a cebola deve ser lavada com uma bucha reservada para isso e não com a mesma utilizada para lavar a louça, cheia de detergente.
fonte: Jornal "São Paulo Agora", 12/04/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário