Sites da rede trazem dicas para quem deseja se aprimorar na arte e melhorar as imagens
Como surgiu a fotografia? Quais as técnicas para obter boas fotos? O que são pixels? Como funciona o ISO (índice que determina a sensibilidade do filme) na câmera digital? É possível editar fotos on-line? As respostas para essas e outras perguntas podem ser conferidas em sites especializados em fotografia.
Para a fotógrafa Claudia Regina, 20 anos, dona do blog "Dicas de Fotografia", a internet é um bom canal para quem deseja se aprimorar na arte de capturar imagens. "Na rede, existem recursos e dicas inesgotáveis. Basta saber pesquisar e estar a fim de estudar", diz ela.
Na página, Claudia compartilha os seus conhecimentos com os leitores. "Resolvi falar sobre fotografia porque é um assunto pouco explorado em português", diz ela. "E o resultado tem sido bom. O blog está crescendo e atraindo diversos tipos de leitores."
No endereço, ela dá dicas de como fotografar melhor e de como tratar as imagens do computador. Em média, o blog de Claudia recebe 30 mil acessos por mês.
Para fotógrafos de fins de semana e reuniões familiares que queiram editar suas fotos on-line, uma dica é o site Picnik. Lá é possível mudar o tamanho dos cliques, alterar as cores e até aplicar efeitos nas imagens. Depois de tratá-las, a pessoa pode compartilhá-las no Flickr. Para isso, basta ter uma conta de e-mail cadastrada no Yahoo!.
Apesar dos recursos on-line e da tecnologia das câmeras digitais, Claudia dá uma última dica aos aspirantes. "Para ficar bom, é preciso fotografar muito. O aprendizado de fotografia só se consolida com a prática", diz ela.
ESTÚDIO DIGITAL
> "DICAS DE FOTOGRAFIA"
Mantido pela fotógrafa Claudia Regina, o blog apresenta dicas úteis e didáticas. Aprenda a fotografar em sete lições, como tratar suas imagens antes de mandar revelá-las e como usar o Photoshop são alguns dos passos mostrados pela blogueira (http://www.dicasdefotografia.com.br/).
> KODAK
Na página, é possível entender como a fotografia surgiu. Segundo o site, a história começa na antiguidade, quando Aristóteles desenvolveu a câmara obscura, e se consolida no século 19, quando o francês Louis Jacques combinou princípios químicos e físicos para revelar as imagens (http://tinyurl.com/ckjg5e)
> FUJIFILM
Traz dicas para melhorar a qualidade das fotos. Os tipos de iluminação, como compor uma imagem, como ajustar o foco e a sensibilidade do filme recomendada para cada ocasião são algumas das orientações do site (http://tinyurl.com/dmkawl)
> CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FOTOGRAFIA
A página traz uma lista com 63 fotoclubes espalhados pelo país, de Manaus (AM) a Angra dos Reis (RJ), passando por São Paulo, Santos e Ribeirão Preto. Possui também notícias sobre cursos, eventos e exposições (http://www.confoto.art.br/)
> FOCUS FOTO
Recomendado para quem possui uma câmera digital, mas entende pouco da linguagem usada no equipamento. O site da escola de fotografia ensina o que são os pixels, como funciona a interpolação e como funciona o ISO na câmera digital, entre outros (http://tinyurl.com/c3mwxh)
> ARAQUÉM ALCÂNTARA
Página do fotógrafo brasileiro colaborador de diversas revistas e autor de livros como "Brasileiros" e "SP 450" (editora Terra Brasil). Alcântara fotografou índios na Amazônia, fez retratos de paisagens no Pantanal e mostrou pontos da cidade de São Paulo. Parte dos trabalhos pode ser conferida no site (http://www.araquem.com.br/)
> "FOTOGRAFAR VENDER VIAJAR"
Segundo o autor, Marcio Eugenio, o objetivo do blog é falar sobre fotografia e de como ganhar dinheiro com ela. Na página, ele ensina a colocar marcas d'água nas imagens e dá dicas para fotografar modelos e para explorar a expressão das pessoas em retratos (http://www.fotografarvenderviajar.com/)
> FOTO SITE
Página com notícias, reportagens e dicas sobre o assunto. Tem uma seção onde fotógrafos de modelos famosas, como J.R. duran e Bob Wolfenson, contam como começaram na profissão. Na seção Portfólio, é possível conferir os trabalhos de alguns deles (http://fotosite.terra.com.br/)
> PICNIK
Página em português para a edição de fotografias. Permite ampliar ou reduzir as imagens, ajustar as cores, alterar o contraste, dar foco e girar a foto, entre outros. No fim, é possível salvar e baixar a imagem de volta (http://www.picnik.com/)
> FLICKR
A rede social para compartilhamento de fotos mais popular da internet atualmente. O site permite publicar fotos, adicionar amigos e deixar comentários nas imagens. Oferece ainda um localizador de fotos em mapas e ferramentas para edição (http://www.flickr.com/)
fonte: Jornal "São Paulo Agora", encarte Revista da Hora, 05/04/09, por Vinicius Aguiari
Nenhum comentário:
Postar um comentário