Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 11 de abril de 2009

Excesso de cafeína, chá preto e chá mate pode causar tonturas

Nem todo episódio de tontura ou vertigem é necessariamente um quadro de labirintite. A maioria das pessoas tende a chamar de labirintite qualquer sensação de instabilidade do equilíbrio. A labirintite é a infecção ou a inflamação do labirinto (local, no ouvido, onde estão concentradas todas as funções de equilíbrio e audição). Sua incidência não é comum.
"A maioria dos casos de tontura está ligado a alguma disfunção do organismo, e não necessariamente à infecção do labirinto", afirma Maria Cristina Rodrigues Moreno Pássaro, otorrinolaringologista do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, de São Paulo. A tontura pode ocorrer por vários fatores. A queda ou elevação de pressão e o consumo em excesso de cafeína, chá preto e chá mate são alguns exemplos. "Nos adolescentes também são bastante comuns episódios de tontura relacionados a crises de hipoglicemia (falta de glicose no sangue), que podem ser desencadeadas por causa das transformações hormonais durante a puberdade", diz a médica. A falta de alimentação também pode desencadear o quadro de sensação de desequilíbrio. "No caso das crianças, que muitas vezes não conseguem explicar o que sentem, essa sensação pode estar relacionada a algum problema ocular, por exemplo", alerta. Outro fator que pode desencadear a sensação de instabilidade do equilíbrio é o estresse. "Quando você toma um susto grande, ou passa nervoso, há uma descarga de adrenalina no corpo, e, de certa maneira isso aumenta a circulação dentro do labirinto, causando a sua irritação", diz Maria Cristina Pássaro. A infecção do labirinto pode ocorrer a partir de uma infecção no ouvido, por exemplo. "A infecção pode ocorrer a partir de uma gripe ou de infecções das vias aéreas", diz Moacir Pozzobon, otorrinolaringologista do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, em São Paulo. INFECÇÃO > Otite atinge mais as crianças Ao contrário da labirintite, que pode atingir qualquer faixa etária, a otite (infecção no ouvido médio) atinge principalmente as crianças. Ela tem maior incidência no inverno e afeta mais as crianças na faixa dos 10 anos. A otite pode ser viral ou bacteriana, mas os sintomas são sempre os mesmos: dor de ouvido e de febre. Uma complicação de gripe ou resfriado pode contribuir para o problema. Se a otite for bacteriana, o tratamento é feito com antibióticos. Já os casos virais são tratados com o uso de analgésicos e de antitérmicos. Nos bebês, a otite pode prejudicar a amamentação, porque o movimento de sucção causa dor neles. Os pais devem procurar ajuda ao estranhar o comportamento do bebê, já que só o médico poderá dar o diagnóstico correto sobre o problema.
fonte: Jornal "Gazeta do Povo", Curitiba - 06/04/09

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS