Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Boas companhias afastam tristeza de fim de ano

ANIME SUAS FESTAS > O que é a tristeza de fim de ano? É uma sensação causada por fatores emocionais, como a lembrança de alguém querido que morreu ou uma frustração. A tristeza fica maior no fim do ano por ser uma época de tradição familiar, na qual todos se reúnem e se sentem na obrigação de demonstrar felicidade. Mas o problema pode ocorrer em qualquer outra data comemorativa, por exemplo, aniversários e Páscoa. > Por que ela aparece? Os principais motivos são: . Sentimento de perda: de parentes que morreram ou estão longe; de um relacionamento, após a separação; de emprego; de status social; de dinheiro. . Problemas familiares. . Mudança brusca de rotina e saudade da rotina anterior. . Sobrecarga de trabalho. . Excesso de festas e celebrações (pode incomodar os mais introvertidos). . Excesso de gastos ou falta de dinheiro. . Pressão familiar e social para se sentir feliz e festejar. . Experiências negativas em natais passados, como não ganhar presente ou ter pai alcoólatra. > Tristeza x Depressão . Tristeza de fim de ano não é depressão. . Tristeza pode apresentar alguns sintomas de depressão e, se não revertida, pode gerar o problema. . Depressão é mais permanente, afeta a alimentação e o sono, muda a capacidade de concentração e gera mudanças bruscas de comportamento. . Pessoas deprimidas que não estão totalmente curadas tendem a ficar tristes nessa época. > O que piora a tristeza? . Isolar-se das pessoas que ama. . Abusar do álcool e da comida. . Pensar muito no passado. . Importar-se exageradamente com dinheiro. . Focar-se no peso do fim de ano e pensar que é a última oportunidade de resolver pendências. > Como combatê-la? . Aproxime-se das pessoas de que gosta e converse com elas, troque experiências. . Quem não tem família perto pode procurar sociedades de classe, como igrejas, ONGs e clubes. . Pense nas vidas que gerou, como filhos e netos, e não nas que perdeu. . Em caso de separação, construa uma nova família. . Tenha em mente que há coisas que não podem ser mudadas. . Faça exercícios. > Sintomas - Físicos, emocionais e comportamentais: . Tensão muscular. . Problemas de sono. . Choro constante. . Irritabilidade e impaciência. . Uso de medicamentos, bebida alcoólica, cigarro e drogas. > Cuide do seu coração. Não é só o emocional que se abala no fim do ano. O coração também fica sobrecarregado com o excesso de comilança e de estresse. Previna-se: . Não exagere na comida e na bebida. . Continue fazendo exercícios físicos. . Respeite as restrições de sal e gordura determinadas pelo médico. . Antes de viajar, se for cardíaco, procure um médico. > Perfil do triste . Idosos. . Depressivo. . Solitário. . Quem acabou de passar por um momento ruim.
fonte: Jornal "São Paulo Agora", 19/12/2010

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Como realizar as promessas de fim de ano! ...antes que acabe o ano outra vez?

O planejamento e crescimento pessoal e profissional quase sempre estão entre as promessas de fim de ano. Mudar de emprego, subir de cargo, comprar uma casa, fazer uma pós-graduação, trocar de carro, entre outros. Os planos buscam uma melhoria pessoal e profissional e, consequentemente satisfação e realização para a vida. Porém, qual é o melhor caminho para encontrar essa satisfação? Por que você ainda não conquistou aquela promoção tão desejada? Você traçou metas para seus planos?
Segundo a consultora empresarial, leader e life coaching e diretora da Bem-Estar Desenvolvimento Humano, Daniela Zanuncini, primeiramente é preciso traçar metas reais, condizentes com a realidade de cada um. Não basta apenas traçar metas e deixá-las na memória. "É importante que essas metas sejam escritas em um papel, e colocadas em um lugar de fácil acesso. As ações para a realização de cada uma também devem estar escritas, levando em consideração a possibilidade real de cada ação", explica Daniela, lembrando que ações reais levam a resultados reais.
A dica da consultora é associar imagens às metas, ou seja, para cada nova meta escrita no papel cole uma imagem que remeta a realização dessa meta. Prazos para a realização de cada meta também devem constar no planejamento escrito. "Uma pessoa que nunca falou inglês não pode colocar como meta para 2011 ser fluente na língua. É impossível! O ideal é que coloque como meta o início do curso e a cada nível vencido, se presenteie de alguma forma. Um jantar ou uma roupa nova pode marcar a vitória de cada etapa, motivando para seguir em frente", aconselha a especialista.
As metas estão prontas, escritas, com imagens associadas e prazos. E agora? Segundo Daniela Zanuncini, o mais importante é fazer a revisão dessas metas, mês a mês. "Durante a revisão, é possível conferir se as metas ainda são reais, necessárias, se as ações para a sua realização já foram feitas ou não, ou se precisam ser substituídas", ressalta a profissional.
No fim do ano, com todas as metas e ações escritas no papel, será possível entender o que foi feito para o sucesso de algumas metas, e o fracasso de outras. "Assim, é possível analisar o que foi feito de errado, planejar novas ações em cima dos erros e ficar mais perto da realização de suas metas", lembra Daniela. Muitos clientes procuram ajuda profissional para planejar, traçar as metas e concluir seus objetivos, o chamado 'life coaching'. "Esse estilo de coaching promove o equilíbrio e bem-estar pessoal, transpondo bloqueios que impedem a realização das metas, usando as próprias qualidades da pessoa como suporte para atingir resultados, minimizando os efeitos das dificuldades em sua vida", finaliza.
fonte: Jornal "Jardim das Américas Notícias", Curitiba-PR, Dez./10

sábado, 27 de novembro de 2010

Manual alerta sobre morte súbita

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulga hoje um manual para médicos, passageiros, agências e companhias de aviação sobre as contraindicações das viagens aéreas. "A combinação entre voos e algumas doenças muitas vezes é perigosa. É preciso que todos estejam atentos para evitar problemas", afirmou o coordenador da Câmara Técnica de Medicina Aeroespacial do CFM, Frederico de Melo. Em 2008, foram registrados 80 casos de morte súbita em voos no Brasil.
Melo observa que uma série de fatores contribuem para o aumento do risco: alteração da rotina do uso de remédios, imobilidde e tempo de voo. "Além disso, há um aumento do número de casos de pessoas que viajam para receber tratamento médico. O retorno tem de ser acompanhado de muito cuidado", disse.
O coordenador reconhece que nem todos os médicos estão familiarizados com os riscos que o voo pode trazer aos pacientes. "É preciso que profissionais tenham uma postura mais ativa. Que, por exemplo, no pós-operatório, toquem no assunto de viagem, esclareçam sobre riscos existentes."
Na lista de quem não deve viajar estão pessoas com infecções pulmonares contagiosas, como tuberculose ou pneumonia. "Além de o voo poder agravar os sintomas, há o risco de disseminação da doença para outros passageiros." Pessoas com quadros graves ou que acabaram de ser hospitalizadas por causa de asma brônquica, por exemplo, também não devem embarcar.
Entre doenças cardiológicas, não devem voar, por exemplo, aqueles com insuficiência cardíaca grave. Em outros casos, basta aguardar um período por segurança. Quem sofreu enfarte deve esperar ao menos seis semanas antes de embarcar. Mesmo com fraturas, é preciso um cuidado maior. "O manual não tem a pretensão de substituir o médico. A ideia é apenas chamar a atenção para o problema", observa Melo.
Entre recomendações gerais feitas pelo CFM estão não esquecer de levar medicação prescrita pelo médico em quantidade suficiente para ser usada durante a viagem e deixá-los sempre por perto. Em caso de mudança de fuso horário, o ideal é que o médico seja consultado para verificar se há necessidade de alteração na prescrição do remédio. A íntegra do manual esta disponível na página do CFM na internet (http://portal.cfm.org.br/images/stories/documentos/cartilha%20aeroespacial.pdf).
fonte: Jornal "O Estado do Paraná", 26/11/2010

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Condomínio em dia

Inadimplência causa transtornos, e a melhor solução é uma renegociação

Falta de pagamento de condomínio é um dos maiores e mais recorrentes problemas vividos em um prédio. Mesmo moradores organizados podem enfrentar dificuldades financeiras e não conseguir pagar a taxa.

O principal problema é que, quando alguém fica devendo, todos os outros moradores pagam a conta. Não é raro esse tipo de situação acabar em briga.
Um bom diálogo e uma nova negociação da dívida podem evitar que o imóvel vá a leilão.
O primeiro passo é enfrentar a situação, sem ter vergonha de expor ao síndico a sua condição financeira.
Segundo especialistas, o morador precisa demonstrar vontade de resolver o problema. O inadimplente fica impossibilitado de votar e de ser votado em assembleias, de fazer prestações em lojas e ainda recebe advertências e cartas de cobrança do condomínio.
"Quem não paga deve solicitar um parcelamenteo da taxa condominal. O síndico deverá decidir como proceder para que a questão se resolva o mais rapidamente possível, sem precisar entrar na Justiça", afirma o vice-presidente de administração imobiliária e condomínios do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), Hubert Gebara.
"Quando o caso vai para a Justiça, todos saem prejudicados. As pessoas precisam entender que, quando não pagam, elas deixam de quitar a taxa que serve para a manutenção do prédio onde moram", disse o diretor da Itaplan Fabio Rossi.
SEM ACORDO
Quando não há acordo, a situação toma proporções maiores. Segundo o especialista em direito imobiliário Daphnis Citti de Lauro, um caso pode demorar até sete anos. "O inadimplente só ganha a causa se provar que pagou. Do contrário, perde o imóvel."
Morador deve planejar os gastos com a taxa
Não bastasse ter de organizar o orçamento e fugir da inadimplência durante o ano, o morador também precisa ficar de olho na taxa extra de condomínio, cujo valor é decidido pelos próprios condôminos.
Usada para pagar as reformas e o 13º salário dos funcionários, a cobrança, geralmente, acontece durante o ano. Porém, dependendo do que for acordado, a taxa pode ser imposta no fim do ano.
O economista Miguel de Oliveira mostra um caminho para que não haja desespero na hora de arcar com o novo compromisso. "Uma dica é guardar 10% do salário todo mês em um fundo de reserva para quitar possíveis imprevistos. Se a pessoa só for se preocupar quando o fato acontecer, será mais difícil."
SE PREVINA CONTRA A INADIMPLÊNCIA
> Quem não paga o condomínio
. Não pode votar e nem ser votado em assembleias;
. Recebe multas e intimação do condomínio;
. Pode acumular uma dívida cada vez maior;
. Pode perder o apartamento na Justiça;
. O nome fica sujo, o que o impossibilita de fazer compras à prazo;
. Não pode ser impedido de usar as áreas comuns do prédio;
> Qual o papel do Síndico?
. Aplicar advertências verbais;
. Negociar a dívida com o morador;
> Qual o papel da Administradora?
. Aplicar notificações e multas ao inadimplente;
. Entrar com uma ação na Justiça;
> Se ficou inadimplente:
. Converse com o síndico e demonstre interesse em resolver a situação;
. Tente negociar;
. Solicite um abatimento do valor ao condomínio;
. Peça um parcelamento da dívida;
. Tente negociar abatimento dos juros e das multas;
. Converse com a administradora e explique os motivos da inadimplência; NOME DO INADIMPLENTE . Todos os moradores que pagam em dia suas contas têm o direito de saber quem não paga corretamente; . É mais prudente revelar o número do apartamento do que o nome do proprietário; . Essas informações não podem ficar expostas em áreas comuns, para evitar que visitantes tomem conhecimento;
fonte: Jornal "São Paulo Agora", Encarte: Casa Própria Agora, 21/11/2010

domingo, 21 de novembro de 2010

Roer unha pode indicar transtorno mental

Hábito, que causa infecções nos dedos, é explicado por sintomas de ansiedade e de estresse. Exemplo dentro de casa também influencia.
Muitas unhas não resistem ao estresse do dia a dia. É só o trabalho acumular e lá está o dedo na boca, sem que a pessoa perceba. Mas não é só a ansiedade que motiva essa mania. O hábito pode indicar um transtorno neurológico e causar inflamações naos dedos.
O psiquiatra Luiz Vicente Figueirade Mello, do ambulatório de ansiedade do Hospital das Clínicas, diz que o transtorno neurológico, chamado de skin picking (do inglês "retirar a pele", em tradução livre), ocorre devido à falta da dopamina, uma substância que transmite impulsos nervosos no cérebro e gera sensação de prazer.
"A falta da dopamina está relacionada a vários transtornos, como a compulsão por jogo, por compras ou por roer a unha. Quem começa, não consegue parar", diz.
Quem tem o transtorno leva os dedos à boca mesmo em momentos tranquilos, quando não há extresse, segundo o psiquiatra. Nesse caso, o paciente deve procurar um médico e buscar o tratamento correto, que consiste em ajuda psicológica para que o paciente consiga deixar o hábito. Podem ser necessários medicamentos (veja mais no quadro abaixo).
Sendo ou não um transtorno, a mania de roer a unha leva riscos à saúde de quem a possui. Embaixo da unha podem haver micro-organismos que, misturados com a saliva, podem penetrar no sistema digestório e causar infecções.
O problema pode ser evitado com a limpeza das mãos, segundo o infectologista Paulo Olzon Monteiro da Silva, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). "O risco depende do que a pessoa faz com as mãos, mas não é comum haver infecção. Se ela as lava constantemente, não vai ter problemas", diz.
INFECÇÃO
A infecção, no entanto, pode se instalar no dedo. A dermatologista Márcia Grieco, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, explica que a saliva gera uma umidade que facilita o aparecimento de fungos e de bactérias.
A inflamação da dobra da unha deixa o dedo vermelho, inchado e quente, e libera uma secreção amarela. "O problema pode deformar a unha e, se chegar à sua matriz, ela pode até cair."
Para combater essa inflamação, é necessário consultar um dermatologista, que indicará o melhor tratamento para cada pessoa. Podem ser usadas pomadas antibióticas e antimicóticas e medicamentos via oral.
PERIGO EMBAIXO DA UNHA
CAUSAS - existem dois principais motivos para roer unha:
1) ANSIEDADE
. Ocorre em uma situação ocasional, de estresse;
. O exemplo dos pais influencia: crianças que veem os pais roerem as unhas podem passar a fazê-lo;
. O hábito pode ser despertado na escola, com a ansiedade gerada por provas ou por discussões com amigos;
. Em adultos, a família, o trabalho e a situação financeira podem influenciar no desenvolvimento da mania;
> Tratamento: Quando o ato é causado pela ansiedade, o paciente deve identificar e tratar as causas. Quando não consegue parar sozinho, deve procurar um psicólogo;
2) SKIN PICHING (Retirar pele, em tradução livre)
. Transtorno de impulso, classificado como doença mental;
. Pode se manisfestar de outras maneiras, como retirar pele em volta do dedo, arrancar cabelos ou abrir pequenas feridas no corpo;
. O paciente rói as unhas com frequência, não somente quando está ansioso, mas também em momentos de relaxamento;
. O transtorno é causado por alterações neurofisiológicas do cérebro, ligadas à falta de substâncias do prazer, como a dopamina;
> Tratamento: Se o paciente é diagnosticado com transtorno neurológico, é necessário buscar tratamento para aprender a descondicioná-lo de um hábito compulsivo e incontrolável. Em alguns casos, é receitada medicação antiderpessiva, para diminuir a ansiedade;
EFEITOS DERMATOLÓGICOS
> PERIONÍQUIA - Inflamação da borda da unha
Características:
. A infecção é causada por fungos e bactérias;
. Os micro-organismos aparecerem porque a saliva deixa o ambiente úmido;
. A infecção cria secreção amarelada e pode gerar um abcesso;
. Se a infecção atingir a matriz da unha, ela pode cair;
. Pode comprometer as laterais da unha;
> DEFORMIDADES - Geradas pelas inflamações e infecções
. Unha fina;
. Unha estriada (riscada);
. Com bordas desiguais;
. Com distrofia (crescimento em tamanhos anormais);
. Queda da unha;
Como prevenir?
> Procurar auxílio psicológico;
> Passar creme hidratante nas maõs;
Como tratar?
Depois da inflamação estar instalada:
> Procurar um dermatologista;
> Passar antibiótico ou antimicótico tópico (em creme) no local;
> Aplicar creme hidratante com ureia e ceramida para proteger a pele;
> Manter as mãos limpas;
fonte: Jornal "São Paulo Agora", 21/11/2010

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Conheça o seu risco para doenças do coração

Doença Arterial Coronariana (DAC) é uma condição em que há a formação de placas de gorduras dentro das artérias (arteriosclerose).
Com o tempo, estas placas podem provocar diversas doenças, sendo as mais conhecidas, o infarto e a angina do coração, a doença arterial periférica e/ou trombose e o derrame cerebral.
Existem vários fatores que podem aumentar ou diminuir o seu risco de desenvolver DAC. Esses fatores podem ser modificáveis ou não modificáveis.
FATORES DE RISCO MODIFICÁVEIS:
> Sobrepeso ou Obesidade - índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 25;
> Circunferência abdominal maior ou igual a 89 cm para mulheres;
> Circunferência abdominal maior ou igual a 101 cm para homens;
> Sedentarismo (não praticar atividade física);
> Pressão Arterial maior ou igual a 130 x 90 mmHg (está 120 x 80);
> Tabagismo;
> Colesterol LDL (mau colesterol) - maior do que 160 mg/dL;
> Colesterol HDL (bom colesterol) - menor do que 40 mg/dL;
FATORES DE RISCO NÃO MODIFICÁVEIS:
. Idade: maior de 65 anos;
. Sexo: homens têm maiores chances de ter DAC do que mulheres;
. História de DAC de parentes em 1º grau (pai, mãe, irmãos ou filhos) - antes dos 55 anos (para homens) e/ou 65 anos (para mulheres); Recomendações:
1. A partir dos 40 anos, todas as pessoas com 2 ou mais fatores de risco devem conhecer o seu risco de DAC em 10 anos no mínimo a cada 5 anos (ou mais frequentemente, caso haja mudança nos fatores de risco);
2. Pessoas portadoras de Diabetes ou com risco de DAC maior que 20% são consideradas como sendo portadoras de risco equivalente a DAC, ou seja, possuem risco semelhante aqueles com DAC já estabelecida.
Fórmulas para o cálculo do Risco de DAC estão à disposição da população:
Uso da Aspirina na Prevenção Primária da DAC:
> Os benefícios do uso da aspirina em baixas doses na prevenção de DAC superam os riscos e está indicado para pessoas que possuem um risco maior ou igual a 10% em 10 anos, salvo contra-indicações;
> O uso de aspirina, mesmo em baixas doses, aumenta as chances de sangramento gastrointestinal e sangramento cerebral e não deve ser usada por pessoas que possuem risco aumentado para estas doenças;
Procure sempre a orientação de profissionais da saúde e lembre-se que medicamentos são produtos importantes para a sua saúde, mas também são produtos de risco. Não banalize o seu uso .
Qualquer dúvida, consulte seu especialista!
fonte: Site www.parana-online.com.br, Vida e Saúde - 07/06/2010

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dicas de Moda on-line

Seis endereços para acompanhar as tendências do mundo 'fashion'

Ninguém precisa trocar o guarda-roupa inteiro a cada nova estação para ficar na moda. O importante para o internauta que quiser ser "fashion" é se manter atento aos "looks" certos para cada ocasião. E, para isso, não faltam opções na web. Há sites que, além de reunir os lançamentos das mais importantes marcas do Brasil e do mundo, dão dicas sobre roupas, acessórios e até de maquiagem para deixar o internauta por dentro das novidades.
"Cada país tem um tipo de estilo, mas, pela web, podemos alcançar todos. Dá para saber o que estão usando na Bélgica, por exemplo", fala a designer de moda Rebeca Perella, 21 anos. "O legal é que existem sites sobre moda em que o estilo pessoal se destaca em relação ao estilo de marca", completa.
Assim, não importa se você não tem dinheiro para comprar uma bolsa de R$ 10 mil. Há endereços que oferecem diversas opções de preço, incluindo algumas bem em conta.
ESTILO NA REDE
> CHIC
Site da consultora de moda Gloria Kalil, o Chic dá dicas úteis de como usar peças que estão em alta na estação. Há ainda conselhos de etiqueta que ensinam até mesmo a terminar um namoro (http://chic.ig.com.br/).
> PETISCOS
A ex-modelo Julia Petit aproveita tudo o que aprendeu enquanto circulava pelo meio da moda para comentar "looks" de famosos, dar dicas de combinações e ensinar a fazer maquiagens passo a passo (http://juliapetit.com.br/category/home/).
> GLAMURAMA
Criado pela jornalista Joyce Pascowitch, o site trata de diversos assuntos, mas um dos focos é a moda. Nessa seção, há comentários sobre "looks" das passarelas e editoriais de moda. O endereço traz ainda dicas de como aplicar as tendências ao seu guarda-roupa (http://glamurama.uol.com.br/).
> FASHION BUBBLES
Dá a diversos temas um ar "fashionista". Desde história até negócios, tudo envolve moda. Além de trazer notícias e dicas de beleza, o site também fala sobre comportamento. Há espaço até para filmes e programas que, é claro, envolvam moda (http://fashionbubbles.com/).
> ESQUADRÃO DA MODA
Liderado pela top Isabella Fiorentino e pelo "stylist" Arlindo Grund, o programa "Esquadrão da Moda" (SBT) também tem espaço na internet. No site, há comentários sobre os "looks" da atração e até uma vitrine com as peças e os acessórios usados na TV (http://www.sbt.com.br/esquadraodamoda/).
> MODA CAPRICHO
Para as adolescentes, legal mesmo é conferir o que usam as celebridades mais jovens, como Emma Watson e Kristen Stewart. É esse o foco do canal de moda do site da revistaa "Capricho" (http://capricho.abril.com.br/moda/).
fonte: Jornal "São Paulo Agora", Encarte "Revista da Hora", por Cauã Borges - 31/10/10

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Baixe Trilhas Sonoras do Youtube

O YouTube é uma ferramente fantástica de entretenimento. Nele, é possível encontrar de tudo. Há desde vídeos bizarros até os melhores clipes de música. Inclusive raridades. Existem diversos programas que baixam esses vídeos, o que dá ao usuário a possibilidade de vê-los depois. No caso de músicas, as imagens acabam se tornando desnecessárias. Vários sites oferecem a solução perfeita: converter o vídeo para um arquivo MP3. Assim, dá para ouvir a canção no computador ou em um tocador portátil. Confira: 1) Copie o endereço do vídeo que deseja transformar em MP3. Em uma nova janela ou aba do navegador, entre no site http://www.video2mp3.net/ e cole o endereço do vídeo no campo "Enter the URL of the vídeo you want to convert to MP3". Escolha entre qualidade normal ou alta e clique no botão "Convert". 2) Na próxima etapa, será exibido o progresso da conversão do vídeo em MP3. 3) Depois de concluída a conversão, será exibida a mensagem "Conversion successfully completed". Clique no link "Click here to download your converted file". 4) A própria etapa exibirá o nome do vídeo e a sua imagem minimizada, além de informações como o título e o tamanho do arquivo. O download começa em aproximadamente 20 segundos. Se o procedimento não começar automaticamente, ou se você não quiser esperar, clique no link "Download MP3". 5) Depois de concluído o download, basta acessar sua pasta de arquivos baixados e dar dois cliques no MP3 para executá-lo.
fonte: Jornal São Paulo Agora, Encarte "Revista da Hora", 31/10/2010

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Qual a melhor posição para dormirmos?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas só fazem após o surgimento de dores e problemas na coluna, ou da dificuldade em dormir. Basicamente, a melhor posição para dormir é, de fato, aquela em que você deita, relaxa, dorme e acorda descansado e recuperado. Porém, levando em consideração que nós passamos um terço de nossa vida deitados, a posição em que dormirmos pode determinar a forma e a flexibilidade da coluna, o que pode levar a dores e desconfortos. Portanto, podemos afirmar que existem posições que são mais favoráveis e menos favoráveis para a manutenção da saúde da coluna e das articulações. A posição de dormir que menos beneficia a coluna é a posição de bruços, ou seja, deitado de barriga para baixo. Essa posição, causa estresse em dois segmentos da coluna: na coluna cervical, no pescoço; e na coluna lombar (no segmento mais abaixo da coluna, próximo ao quadril). Um erro comum de quem dorme nessa posição é a utilização de travesseiro, pois seu uso aumenta as pressões e torções no pescoço inerentes a essa posição. A posição de barriga para cima é uma posição boa, que deixa a coluna mais reta. Porém, também não requer travesseiro, que tira o pescoço e a cabeça do alinhamento ideal com o resto da coluna. Esse desalinhamento desgasta e estressa a coluna cervical. No máximo, pode ser utilizado um travesseiro bem baixinho, quase "virtual". Algumas pessoas gostam de colocar um travesseiro debaixo dos joelhos. Isso alivia alguma possível tensão na região lombar. Como desvantagem dessa posição há o ronco. Por fim, das três posições básicas que podemos assumir ao dormir, temos a posição de lado, a mais indicada para a saúde da coluna vertebral. Nesta posição, também são necessários alguns cuidados para que ela de fato seja a melhor posição para dormir. O travesseiro da cabeça deve ter a grossura semelhante à distância entre a orelha e o ombro. Portanto, o travesseiro deve ser largo e firme, de forma a não deformar durante a noite (como os travesseiros de pena/pluma). Também é importante o uso de um travesseiro entre as pernas, que vá do joelho até os pés. Este travesseiro deve dar um suporte para que o peso da perna de cima não faça com que o quadril gire e produza uma torção e tensão na coluna lombar. Seu uso diminui essa torção e a tensão. Não há problema da pessoa se colocar na posição fetal, aninhada, quando deitada de lado, contanto que ela siga essas dicas. Outra boa sugestão para quem dorme nessa posição, é que o faça abraçando um travesseiro grande, mais robusto, que não permita que os ombros se fechem e se contraiam durante a noite. Uma boa noite de sono é fundamental para a restauração da saúde, e em especial, da saúde dos tecidos musculares e articulares.
Fonte: Jornal "O Estado do Paraná", 29/09/10, por Yeda Bocaletto, terapeuta

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Justiça quebra patente do Medicamento LIPITOR

TRF autoriza fabricação de genérico para controle do colesterol e alivia o bolso do consumidor
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região autorizou a fabricação e venda do genérico do medicamento Lipitor, o mais usado no mundo para o controle do colesterol. A Justiça acatou a ação movida pelo Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e determinou o fim da validade da patente do remédio, pertencente ao laboratório Pfizer.
O Inpi argumentou que a vigência da patente venceu em 2009, depois de 20 anos do primeiro registro - período máximo para a validade de uma patente no Brasil. Em contra-partida, o laboratório sustentou que a validade da patente foi prorrogada nos Estados Unidos e o mesmo deveria ocorrer no Brail até 2014.
O relator do processo, desembargador federal André Fontes, entendeu que o sistema de prorrogação da patente, usado nos Estados Unidos, não se encaixa na legislação de propriedade intelectual brasileira.
A empresa farmacêutica americana anunciou parceria com o laboratório brasileiro Eurofarma para fabricar o genérico do Lipitor. A Pfizer irá produzir e fornecer o genérico, enquanto a Eurofarma ficará responsável pela distribuição e venda do medicamento em todo o país. As duas empresas esperam aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para lançar o produto em setembro.
Fonte: Jornal "Hora H Extra", Curitiba-PR

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Administradoras de Condomínios - não erre na escolha

Administradoras que cobram menos aliviam o bolso, mas são um risco.

Especialistas do setor imobiliário apontam que a gestão profissional de um condomínio é fundamental. Porém as administradoras não têm uma regulamentação, o que faz com que algumas empresas cobrem até 30% a menos do que o valor de mercado. Isso pode resultar em um serviço ruim e até mesmo em problemas graves no médio prazo. Segundo o Secovi-SP (sindicato da habitação), o preço ideal a ser cobrado é de 6% a 8% da arrecadação do prédio. Algumas empresas, porém, oferecem serviços por um valor bem abaixo, chegando a pedir 2%. Como o responsável por escolher a administradora é o síndico, as vezes ele acaba sendo seduzido pelo preço baixo. "É preciso pesquisar o histórico da empresa, conhecer a sede e saber a procedência. A confiança é a base do negócio", afirma o vice-presidente de administração imobiliária do Secovi-SP, Hubert Gebara.

O diretor e superintendente da Itambé, Alexandre Ximenes, explica outro motivo que faz com que o síndico opte pelo preço mais baixo, mesmo sem garantias. "Às vezes, existe pressão dos moradores, que não querem um aumento no valor do condomínio. Com isto, o síndico acaba compensando com uma administração mais barata", disse. "Uma empresa séria não pode cobrar um preço tão baixo", completa. O diretor de condomínio da Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), Omar Anauate, aponta os riscos de um gerenciamento malfeito. "Pode haver problemas com pagamentos, fraude com o dinheiro do prédio, atendimento ruim e prestação de contas incorreta", alerta o diretor. O BARATO QUE SAI CARO > Dicas para contratar a melhor Administradora . Considere o tempo de atuação e a experiência da empresa no mercado; . Visite a sede da empresa para verificar suas instalações, sua organização, sua forma de atendimento e sua tecnologia; . Solicite referências bancárias; . Exija cadastro completo da empresa e de seus sócios; . Verifique a formação profissional dos sócios; . Veja atentamente como é feito o procedimento de prestação de contas da empresa; . Confira com a administradora o sistema de trabalho que utiliza e a forma da prestação dos serviços; . Conheça o suporte oferecido e o grau de tecnologia utilizada; . Verifique se o contrato de prestação de serviços da administração é claro e minucioso; . Procure se informar sobre a base de valores de cobrança dos serviços eventuais ou especiais; . Fique atento e avalie se a qualidade e a quantidade dos serviços são compatíveis com as taxas oferecidas; . Não se deixe seduzir por preços baixos; . Lembre-se de que a valorização do patrimônio condominal está diretamente ligada à sua condução administrativa; . Informe-se sobre a filiação da administradora junto ao Sindicato da Habitação; PRÓS E CONTRAS DAS EMPRESAS > Pontos Positivos 1. A Administradora divide a responsabilidade do gerenciamento do condomínio com o síndico; 2. Cuida das partes fiscal, financeira e trabalhista do empreendimento; 3. Apresenta, mensalmente, pasta com prestações de contas dos gastos e das despesas; 4. Oferece suporte em assembleias gerais; 5. Tem experiência e sabe conduzir os problemas de um condomínio; > Ponto negativos 1. Quando muito baratos, os serviços podem ficar prejudicados e o andamento do condomínio falho; 2. Podem ocorrer erros e até mesmo fraudes na administração do dinheiro recolhido dos moradores; 3. Uma empresa sem procedência no mercado pode fazer com que funcionários despreparados trabalhem no condomínçio, causando danos e insegurança; 4. Com uma má administração, em casos de não pagamento dos funcionários, podem ocorrer processos judiciais; 5. A empresa mais barata pode desconhecer seus reais custos de serviços e se atrapalhar no planejamento de metas;

fonte: Jornal "São Paulo Agora", 13/06/10

domingo, 13 de junho de 2010

Site da FIFA dá a bola do jogo


A Fifa decidiu radicalizar e fazer uma promoção inédita em Copas do Mundo. Em seu site oficial (http://www.fifa.com/), ela vai distribuir as bolas usadas no pontapé inicial de cada partida. A Jabulani usada nos primeiros minutos de jogo virá com um certificado de autencidade da Fifa. Para concorrer, você deve primeiro se cadastrar no site (http://www.fifa.com/theclub). Clique no botão "Begin Registration". Preencha com os dados pedidos (nome, sobrenome, e-mail, data de nascimento, senha, país onde mora e um login - no campo "Screen Name"), coloque o código de segurança, leia os termos de serviços, marque a opção "By clicking on the" e clique no botão "Register". Você vai receber um e-mail confirmando sua participação no concurso. Após cada jogo, entre no site da Fifa, faça o login e responda cinco perguntas. Quem acertar todas ganha a bola. Se mais de um participante acertar tudo, o ganhador será sorteado. No duelo entre França e Uruguai, as perguntas foram: "que dia foi lançada a bola oficial da África do Sul 2010", "qual jogador francês perdeu o último pênalti na semifinal da Copa de 1982?, "que jogador uruguaio acaba de conquistar um título europeu?", "em que ano a França chegou pela primeira vez às semifinais?" e "quantas vezes o Uruguai venceu a Copa do Mundo da FIFA?". Obs = na barra superior do site, pode se alterar a língua para o Português.
fonte: Jornal "São Paulo Agora", 13/06/2010

quinta-feira, 11 de março de 2010

Lavagem com cera é tão eficiente quanto o enceramento do veículo?

As ceras utilizadas nas lavagens por lava-rápidos apenas mascaram aspecto da pintura, que parece brilhar mais. Na primeira nova lavagem ou até em caso de chuva, esse efeito passa. Já a proteção do enceramento é de dois meses. A função da cera é fechar os poros da pintura para que, além do aspecto brilhante, fique protegida. Com o carro encerado é mais fácil remover impurezas como piche, fezes de pássaros e pequenos arranhões.
Fonte: Jornal "A Gazeta do Povo", Curitiba - 17/02/10, por Eduardo Fernandes, do Cesvi Brasil.

domingo, 7 de março de 2010

Mitos e Verdades sobre as varizes

As feias e incômodas veias doentes nas pernas - as varizes - atormentam a maioria das mulheres e um boa parte da população masculina. E muita gente tem dúvidas sobre as causas e efeitos deste problema. Confira a resposta para as mais comuns delas, dadas pelo especialista Kasuo Miyake, Doutor em Cirurgia pela USP: "As varizes são um problema genético" Verdade. Se a sua mãe ou o seu pai tem varizes, são maiores as chances de que você venha a sofrer com o problema. "A musculação causa varizes" Mito. Ao contrário, o que causa varizes é o sedentarismo e o ficar parado, sentado ou em pé, por muito tempo. "A cirurgia de varizes é de alto risco" Mito. Muita gente teme a intervenção cirúrgica, onde é feito um pequeno orifício, de apenas 1 mm, e a anestesia é controlada por equipamentos, que monitoram o sono do paciente. "Ao retirar as veias com a cirurgia, terei a circulação do sangue prejudicada" Mito. Pelo contrário: ao retirar as veias doentes, que estavam direcionando o sangue para o sentido errado, a circulação melhora. "As mulheres têm mais varizes do que homens" Verdade. Alguns estudos dizem que as mulheres costumam ter de duas a três vezes mais varizes do que homens. "A gravidez provoca varizes" Verdade. Por conta da alteração hormonal, a gravidez é um dos principais causadores de varizes (os outros são: ingestão de hormônios femininos, seja por reposição ou por anticoncepcionais; genética; ficar muito tempo em pé ou sentado; e excesso de peso). "As varizes podem levar à trombose" Verdade. Se a circulação do sangue ficar muito prejudicada por conta das varizes, existe o risco de formação de coágulos, quem levam à Trombose Venosa Profunda (TVP). "Anticoncepcional causa varizes" Verdade. Geralmente sim, porque provoca alteração hormonal, uma das principais causas das veias doentes. "Salto alto causa varizes" Mito. Um recente estudo do cirurgião João Potério Filho, da Unicamp, afirma que o salto alto beneficia a circulação e evita o aparecimento de varizes.
Fonte: www.saudenews.com

segunda-feira, 1 de março de 2010

Embarque em avião fica mais rigoroso

A partir de hoje (01/03/10), todos os passageiros que embarcarem nos aeroportos brasileiros terão de apresentar ao funcionário da companhia aérea um documento de identificação com foto, no portão de embarque da aeronave. A medida foi determinada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), em resolução publicada em dezembro de 2009. Também hoje, os passageiros que fazem check-in pela internet, nos totens de autoatendimento ou por celular, não precisarão mais carimbar a passagem nos balcões das empresas, e poderão entrar direto na sala de embarque do aeroporto. A apresentação da identidade, chamada de Identificação Positiva de Passageiros, já é exigida em aeroportos da Europa e da América do Norte, segundo a Anac. As mudanças foram decididas por um grupo de trabalho formado por representantes da agência, Infraero, Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, Ministério da Defesa e empresas aéreas. Segundo a Anac, o objetivo é adequar o Brasil às melhores práticas internacionais de identificação de passageiros. Na identificação, os funcionários das companhias farão a checagem do documento com o cartão de embarque, conferindo se o passageiro que está entrando no avião é o mesmo que consta no cartão. A Anac recomenda que, na chamada para o embarque, o passageiro já esteja com a identidade em mãos. Os documentos aceitos na identificação são: RG, Carteira Nacional de Habilitação (com foto, mesmo que vencida), carteira de trabalho, passaporte, documento expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, carteira emitida por conselho ou federação de categoria profissional (com foto e válida em todo o território nacional), licenças de piloto, comissário, mecânico de voo e despachante operacional de voo emitidas pela Anac, e cartões de identidade expedidos pelos poderes Judiciário ou Legislativo dos níveis federal ou estadual. De acordo com a resolução, índios podem embarcar com documento de identidade ou autorização de viagem expedida pela Funai. Os documentos podem ser originais ou cópias autenticadas, desde que assegurem a identificação do passageiro. O boletim de ocorrência continua sendo admitido para embarque em casos de furto, roubo ou extravio do documento, se emitido há menos de 60 dias. Crianças e adolescentes, até 18 anos incompletos, devem apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, além de comprovação de parentesco com o responsável. A Anac avisa que, nesses casos, também é necessário consultar previamente as exigências para viagens estabelecidas pelo Estatuo da Criança e do Adolescente e pela Vara da Infância e Juventude dos locais em que o menor for embarcar.
fonte: Jornal "Gazeta do Povo", Curitiba - 01/03/2010

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Caixa paga correção dos juros do FGTS

A Caixa Econômica Federal (CEF) começa a pagar no próximo dia 12/02/10 os juros devidos aos trabalhadores que optaram pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) antes de setembro de 1971 e que não tiveram as correções referentes ao período. A origem da dívida com os cotistas remonta a 1967, quando o FGTS foi criado, e a capitalização de seus juros era progressiva - variando de 3% a 6% ao ano. A variação progressiva foi interrompida em 1971, quando os depósitos do FGTS passaram a ter reajuste de 3% ao ano mais taxa referencial (TR) calculada com base na média de correção dos CDBs. A Caixa estima que tenham direito ao benefício cerca de 70 mil trabalhadores em todo o país - dos quais 60 mil já buscam a compensação pela via judicial. Têm direito à correção dos juros progressivos todos os trabalhadores com vínculo empregatício firmado sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) até o dia 22/09/1971 e que fizeram a opção pelo FGTS com efeito retroativo anterior à 23/09/1971. Outra condição é ter permanecido no mesmo emprego - relativo ao período de aplicação da taxa progressiva - por pelo menos dois anos, sem que já tenha sido beneficiado com os créditos por determinação judicial ou administrativa. Além disso, o saque do saldo da conta vinculada, alvo de aplicação da progressão, não pode ter ocorrido em data igual ou posterior a 12 de novembro de 1979. "É preciso deixar bem claro que este é um público bastante restrito - hoje, formado em sua maioria por aposentados ou mesmo por pessoas já falecidas -, que se encaixaram em um uma situação muito específica que aconteceu há muitos anos atrás", segundo a Caixa. Os interessados podem verificar se têm direito à correção, preencher o termo de habilitação e conferir a documentação necessária no site http://www.caixa.gov.br - opção download no menu superior - ou no http://www.fgts.gov.br. O formulário do termo de habilitação também estará disponível nas agências da CEF. ACORDO Para receber a quantia, o beneficiário deverá assinar um documento formalizando o acordo e abrindo mão de possíveis contestações judiciais. Os valores a serem restituídos variam em função do tempo do vínculo empregatício e vão de R$ 380, para quem permaneceu no mesmo emprego entre 2 e 10 anos, à R$ 17.800, para quem trabalhou por mais de 40 anos no mesmo emprego (veja tabela abaixo). Após a entrada do pedido em qualquer agência, a Caixa tem 60 dias para analisar a documentação e emitir um parecer sobre o caso. FUNDO DA GAVETA O valor a ser creditado independe dos depósitos no período e varia em função do tempo de duração do contrato de trabalho em um única empresa: Tempo de vínculo .......Valor do crédito (em R$) . Até 10 anos........................... 380 . de 11 a 20 anos..................... 860 . de 21 a 30 anos................. 10.000 . de 31 a 40 anos................. 12.200 . acima de 40 anos............... 17.800 Resolução nº 608 do Conselho Curador do FGTS
Fonte: Jornal "Gazeta do Povo", Curitiba - 03/02/2010
ATENÇÃO
Esse acordo dos juros progressivos oferecido pela Caixa é muito desvantajoso para o trabalhador que tem esse direito. Consulte um especialista antes de assinar. Veja porque no blog: http://fgts-jurosprogressivos.blogspot.com/ Comentários de Carlos Mourão

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Voluntários para testar vacina

O Centro de Pesquisa do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o Instituto Butantan e o Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário da USP estão recutrando voluntários para testar vacinas contra o vírus da gripe suína. O objetivo do teste é avaliar a tolerância e a segurança das 13 vacinas desenvolvidas pelo Instituto Butantan e descobrir qual delas é a mais eficaz. Segundo o hospital, as vacinas não oferecem riscos aos voluntários, que devem ter idade entre 18 e 50 anos e não apresentar problemas de saúde. Os interessados podem ligar para 0800-701-2850.
fonte: Jornal "Gazeta do Povo", Curitiba - 21/01/10

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Proibidas duas matrículas em universidade pública

Foi sancionada pelo presidente Lula a Lei 12.089/09, que proíbe a matrícula de estudantes em dois cursos simultaneamente nas instituições públicas de ensino superior. O objetivo é garantir a abertura de vagas para mais jovens e evitar o desperdício de dinheiro público, uma vez que muitos alunos que fazem dois cursos desistem de um deles. A partir do ano 2010, o estudante aprovado em vestibulares que fizer mais de uma matrícula terá prazo de até cinco dias úteis para optar por uma das vagas. Se não houver manifestação dentro desse prazo, o estabelecimento deverá providenciar o cancelamento da matrícula mais antiga, caso a duplicidade ocorra em instituições diferentes, ou da mais recente, se forem matrículas em cursos de uma mesma instituição. Para os alunos que já estão em dois cursos, a permanência fica garantida até a conclusão dos estudos. A lei entrou em vigor no dia 12 de dezembro de 2009.
fonte: "Jornal do Senado", 23/11/2009

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Receita marca hora para atender

A Receita Federal vai permitir que os contribuintes retidos na malha fina agendem pela internet o atendimento para apresentação de documentos relativos a pendências na declaração do Imposto de Renda. Para marcar horário, é preciso acessar o site da Receita (http://www.receita.fazenda.gov.br) e verificar o extrato eletrônico do IRPF. Para contribuintes que já receberam intimação, é possível entrar no campo "Malha Fiscal-Atendimento". De acordo com a Receita, cerca de 1 milhão de contribuintes foram retidos na malha fina em 2009. Normalmente, os cidadãos presos na malha são chamados por meio de intimação formal. Com a nova ferramenta, o contribuinte pode se antecipar para tentar regularizar sua situação. Programa Também já está na página da Receita a versão de testes do programa IRPF 2010, para que os contribuintes possam conhecer o aplicativo e suas novidades em relação a 2009, além de fazer críticas e sugestões, que podem ser encaminhadas ao Fisco.
fonte: Jornal "Gazeta do Povo", 06/01/10

SUS oferece seis novos fitoterápicos

O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer, este ano, seis novos medicamentos fitoterápicos em hospitais e postos de saúde, que serão acrescidos aos dois já disponíveis atualmente. São medicamentos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que tratam de prisão de ventre, artrite, problemas hormonais, artrose, dores lombares e fígado. Até hoje, apenas medicamentos à base de espinheira santa, para gastrite e úlceras, e guaco, para tosse, eram distribuídos pelo SUS. A nova lista inclui cáscara sagrada, alcachofra, aroeira, garra do diabo, isoflavona de soja e unha de gato. Mas, mesmo sendo fitoterápicos, a distribuição continuará sendo feita apenas com prescrição médica, como os medicamentos normais. A ampliação faz parte de um programa nacional de plantas medicinais e uma proposta de incentivo à medicina alternativa que o Ministério da Saúde adota desde 2006. Estão disponíveis tratamentos como acupuntura e tai chi chuan, além da homeopatia.
fonte: Jornal "Gazeta do Povo", 06/01/10

sábado, 2 de janeiro de 2010

Medidas simples evitam "visita" de ladrões nas férias

O risco do arrombamento de casas aumenta nesta época do ano, quando muita gente sai em viagem de férias. Mas há algumas ações que reduzem esse perigo. Encontrar a casa arrombada depois de uma viagem é certamente um dos piores desfechos para as tão esperadas férias. Mas algumas medidas simples, que não representam gastos extras, podem ser eficazes na prevenção de arrombamentos e furtos durante as viagens. Afinal, os dados da polícia mostram que o fim de ano é a época preferida pelos ladrões para roubar residências. Segundo dados do geoprocessamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2008 foram registrados 15.916 casos de crimes contra o patrimônio na capital, média superior às dos demais meses do ano. A média é de 173 ocorrências por dia. Como as recomendações da polícia não mudam muito, é preciso ter em mente dois aspectos. O primeiro é passar a impressão de que há alguém em casa - é aí que entram os conselhos básicos, como pedir para alguém recolher a correspondência ou abrir as janelas de vez em quando. O segundo é passar a ideia de que o dono se preocupa com a segurança. Para isso, explica o coronel da Polícia Militar Roberson Luís Bondaruk, autor do livro "Arquitetura contra o Crime", é fundamental fugir da imagem de desleixo e desatenção. "Os ladrões sempre dãu uma sondada, até para garantir a segurança deles", explica. "Capim crescendo e lixo não recolhido mostram que a pessoa é mais relaxada. O ladrão pode concluir que a casa tem estruturas deficitárias e que o dono pode ter esquecido a janela aberta por exemplo". Padrão de conduta Durante a elaboração das pesquisas para o livro, Bondaruk contou com o apoio de um grupo de psicólogas e assistentes sociais que entrevistaram 287 presos no Paraná. Alguns dados chamam a atenção: 30% deles dissem preferir cometer furtos simples (bater uma carteira, por exemplo), 20% optaram pelo furto qualificado (quando precisam cometer um ato que qualifique o furto, como por exemplo arrombar uma casa) e 40% pelo roubo (quando há presença da vítima). Para 34%, a melhor maneira de invadir uma casa é o arrombamento, e para 35%, o uso de chaves falsas. A maioria dos ladrões prefere agir em locais com pouco trânsito de pessoas e de pouca claridade. E 71% deles disseram preferir invadir casas cercadas por muros ao invés de grades. A partir de dados como esses e de outros que indicam um padrão de conduta dos ladrões, Bondaruk elaborou um série de dicas para manter a casa segura em qualquer época do ano. Entre elas estão instalar grades em vez de muros, que obstruem a visão de quem está fora e podem fazer o ladrão se sentir mais "seguro" para invadir o local (o mesmo vale para os portões); não manter lixeiras perto do muro ou da grade, nem outros equipamentos que facilitem escaladas; e não fazer muros em forma de rampa, nem sacadas junto à lateral da casa. "Só os ladrões inexperientes se jogam de cabeça. Esses, muitas vezes, ficam presos em janelas, grades e chaminés", diz Bondaruk. "Os mais experientes verificam a estrutura da casa, são estudiosos da prática, verificam quando o morador é menos inteligente. Por exemplo, muita gente coloca um muro de 2,5 metros na frente da casa, mas na lateral o muro é baixo. Isso revela pouca malícia, indica que deve haver outros aspectos que facilitam a ação do ladrão." O coronel dá um conselho simples: quando viajar, o morador deve pedir para alguém recolher materiais de propaganda que são colocados na grade. "Alguns criminosos colocam essas propagandas e no dia seguinte passam para ver se ainda estão lá." Outra recomendação é ter cães. Sobrados exigem atenção redobrada Esse tipo de construção é um dos preferidos dos ladrões. "O principal problema do sobrado é a sacada. Muitas vezes ela é geminada com outro sobrado, ou encosta no muro do vizinho. E a pessoa coloca grades na porta e nas janelas inferiores e deixa o pavimento superior desguarnecido", comenta o coronel Bondaruk. Segundo ele, alguns proprietários de sobrados, têm aumentado as paredes, bloqueando a ligação com o muro. "Outros colocam grades, mas até a tela para impedir a queda de crianças ajuda. O ladrão teria que cortá-la e esse trabalho pode fazer com que ele desista". O delegado Luiz Carlos de Oliveira, da Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba, aposta no bom relacionamento com os vizinhos para evitar roubos no período de viagens. "Às vezes um viaja e o da frente fica. É importante que o vizinho fique atento e veja movimentações estranhas." Em apartamentos, os moradores devem ficar atentos a fitas e outros materiais que obstruem o olho mágico. "Se isso acontece, pode ter sido colocado por um ladrão. A pessoa deve retirar e comunicar a polícia". MELHOR PREVENIR No fim do ano, crescem os registros de arrombamentos de casas. Veja as dicas da polícia para torná-las mais seguras: > Dispositivos como câmeras de vigilância e alarme aumentam a segurança e inibem a ação dos ladrões. Se tiver câmeras de vigiância, mantenha um local em segredo para armazenar as imagens. Alguns ladrões costumam levar computadores, impedindo sua identificação pela polícia. > Se sua casa tiver jardim. Contrate alguém para limpá-lo antes da viagem, para evitar o aspecto de abandono. > Se a campainha tiver um som muito algo, desligue-a. O ladrão pode tocar várias vezer para saber se há alguém em casa. > Peça para alguém recolher jornais, revistas e correspondências. Para que elas não fiquem à mostra e não indiquem que não há ninguém em casa. > Em ausências prolongadas, peça para algum amigo ou parente visitar a casa. Isto para demonstrar a presença de pessoas. Essa pessoa pode abrir janelas, ligar as luzes ou regar as plantas. > Reforçe as portas de entrada com trincos e trancas internos. > Não colocar cadeados do lado externo. Para não demonstrar aos ladrões que não há ninguém em casa. > Algumas pessoas costumam deixar as luzes acesas, mas a polícia recomenda que elas fiquem apagadas. Para não chamar a atenção durante o dia. O mesmo vale para rádio, televisão e música altas. > A principal recomendação da polícia é para manter um bom relacionamento com os vizinhos. Eles podem ficar alertas e perceber qualquer movimentação estranha.
fonte: Jornal "Gazeta do Povo", Curitiba - 26/12/09

INDICE GERAL DAS POSTAGENS