Sites da web trazem informações sobre lançamentos, resenhas e indicações de clássicos
Críticas de filmes, notícias sobre os lançamentos, resenhas, pôsteres, fichas técnicas e até as gafes cometidas nos longas. Essas são algumas das informações disponíveis na web e que podem ser encontradas em sites dedicados ao cinema.
Para o crítico Rubens Ewald filho , o público ainda precisa descobrir a rede. "A internet é um instrumento cultural maravilhoso, mas subexplorado", diz ele. "O IMDB (site americano sobre cinema) disponibiliza filmes independentes e clássicos de graça, mas poucos sabem disso", completa.
Em meu site, Ewald Filho comenta os longas que estão entrando em cartaz, além de dar dicas de clássicos. O site está no ar desde fevereiro do ano passado e tem, em média, 17 mil acessos por mês.
Responsável pelo blog "Cinéfila", Cyntia Calhado, 21 anos, começou a escrever porque queria compartilhar suas opiniões sobre o assunto. "No blog, os internautas podem encontrar a minha visão crítica dos filmes, além de reflexões sobre as principais premiações do cinema, como o Oscar", diz ela.
Para quem não quiser levar a arte tão a sério, o site Falha Nossa aponta os erros de continuidade ou as incoerências que escapam aos olhares dos diretores.
A SÉTIMA ARTE ON-LINE
> RUBENS EWALD FILHO
A página tem um visual que facilita a navegação. Os destaques são os lançamentos no cinema e em DVD, mas também tem as seções Os Cem Maiores Diretores, Os Cem Maiores Filmes do Século 20 e os Cem Filmes Cults, segundo a opinião do crítico (http://www.rubensewaldfilho.com.br/).
> PÔSTER DE FILMES
Cinéfilho que se preza coleciona até os pôsteres das películas. Neste endereço, é possível consultar e salvar as imagens. Traz desde clássicos da década de 80, como "Indiana Jones" e "Crocodilo Dundee", até os recentes "Hellboy 2" e "Carga Explosiva 3" (www.postersdefilmes.net/)
> WEBCINE
No endereço, é possível conferir a história do cinema. Há desde as primeiras projeções públicas realizadas pelos irmãos Lumiére, em Paris, em 1895, passando pelo cinema mudo nos anos 20 do século passado até chegar à segmentação dos gêneros em comédia, musical e faroeste na década seguinte (http://www.webcine.com.br/).
> IMDB
O IMDB (The Internet Movie Database) é uma enciclopédia cinematográfica com registros de todos os filmes lançados nos cinemas. Para pesquisar, basta digitar o nome da obra. O site apresenta o título original, os atores, o ano de divulgação e algumas curiosidades. Disponível apenas em inglês (http://www.imdb.com/).
> CINECLICK
Indicado para quem quer notícias mais aprofundadas, o site traz entrevistas com diretores, reportagens sobre novas produções e números de bilheterias, entre outros dados. Também tem a seção 1.000 Filmes, com uma lista de películas consideradas obrigatórias (http://www.cineclick.com.br/).
> UOL CINEMA
O canal de cinema do portal traz estreias, resenhas e notícias de produções e dos bastidores. Também traz reportagens e trailers de filmes, além dos blogs da redação e de alguns críticos (http://cinema.uol.com.br/).
> "ILUSTRADA NO CINEMA"
Mantido por editores do caderno de cultura do jornal "Folha de S. Paulo" e por dois colunistas, o blog traz comentários sobre clássicos, resenhas, notícias e vídeos postados do YouTube (http://ilustradanocinema.folha.blog.uol.com.br/).
> "A CINÉFILA"
Mantido pela jornalista Cyntia Calhado, o blog traz textos elaborados e análises dos filmes que estão nos cinemas. "Che", "Quem Quer Ser um Milionário?" e o "O Curioso Caso de Benjamin Button" são alguns dos longas que foram vistos e comentados por ela ultimamente (http://cyntiacalhado.wordpress.com/).
> FALHA NOSSA
O site é fera em apontar aqueles erros que acontecem nos filmes, mas que dificilmente são percebidos. Destaque para a lista Os Dez Mais. Não possui links para o YouTube (http://www.falhanossa.com/).
> GUIA DA SEMANA
Para quem procura uma sala para ver um filme próximo de casa, este site disponibiliza a agenda das salas de 20 cidades espalhadas pelo país. Também traz reportagens e dicas (http://www.guiadasemana.com.br/).
fonte: Jornal "São Paulo Agora", Encarte Revista da Hora, 19/04/09