Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Acabe com o mau hálito do seu bicho

O seu bicho de estimação está com mau hálito? O dente dele está escuro e carcomido? Falta escovação! Embora pouca gente saiba, escovar os dentes de gatos e cachorros é fundamental, inclusive para prolongar a vida deles. "Cuidar da saúde bucal dos animais faz parte dos cuidados gerais, como a vacinação", diz Marco Antônio Gioso, professor de cirurgia e odontologia animal da USP (Universidade de São Paulo). A escovação é importante não só para evitar problemas como a halitose e o acúmulo de tártaro - o que deixa os dentes escuros-, mas também para prevenir doenças mais graves, como as periodontais, que atacam a gengiva e chegam a matar. "As bactérias da boca podem se espalhar por outras partes do organismo, agravando ainda mais o estado de saúde do bicho", afirma Gioso. "A gravidade da doença vai depender da resistência de cada animal, mas posso dizer que 95% deles terão problemas se não escovarem os dentes", completa. Como escovar? Herbert Corrêa, da clínica Odontovet, especializada em odontologia animal, alerta: " Não escovar os dentes dos animais com pasta para humanos. As pastas humanas têm flúor e sabão. Como os animais as engolem, eles podem ter problemas gástricos". Segundo o veterinário, o ideal é usar pastas veterinárias, à venda em clínicas e lojas especializadas. Elas têm sabor agradável ao paladar do bicho, como carne e peixe, e não contém substâncias tóxicas. Outro problema é a periodicidade. "Os dentes têm de ser escovados diariamente. É importante para remover as placas bacterianas e para criar o hábito no animal." Para o dono que não tiver tempo disponível, recomenda-se que a escovação seja feita ao menos três vezes por semana. "Esse seria um meio-termo, mas não o ideal", diz Corrêa. Gioso, um dos pioneiros da odontologia animal no Brasil, avisa: o sucesso da escovação depende de um tripé. "O dono precisa ter informação sobre a importância da higiene bucal, método para escovar e motivação", diz. Uma boa escovação 1 - Escolha uma escova com cerdas macias. O ideal é que ela seja para uso veterinário; 2 - Se a escova for humana, deve ser compatível com o tamanho do animal. Para cachorros de até 10 Kg, como poodles, use uma de criança. Para bichos maiores, como labradores, use uma de adulto; 3 - Os dentes do seu animal precisam ser escovados todos os dias, por cerca de dois minutos; 4 - Jamais utilize pastas humanas, elas contêm flúor e sabão e não foram feitas para engolir; 5 - Se você não puder gastar com pastas veterinárias, a dica é escovar os dentes do bicho apenas com água; Saiba mais > Pastas: as pastas para animais facilitam a escovação, pois geralmente têm sabor de carne ou peixe; > Ossinhos: os ossinhos artificiais ajudam a limpar o dente do animal. Mas eles não substituem um boa escovada; > Rações: existem rações com substâncias que auxiliam na higiene bucal de seu bichinho; > Ossos de verdade: não dê ossos de verdade para seu animal roer. Eles são muito duros e causam fraturas e desgastes nos dentes;
fonte: Jornal "São Paulo Agora", Curitiba - 14/06/09

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS