O seu bicho de estimação está com mau hálito? O dente dele está escuro e carcomido? Falta escovação! Embora pouca gente saiba, escovar os dentes de gatos e cachorros é fundamental, inclusive para prolongar a vida deles.
"Cuidar da saúde bucal dos animais faz parte dos cuidados gerais, como a vacinação", diz Marco Antônio Gioso, professor de cirurgia e odontologia animal da USP (Universidade de São Paulo).
A escovação é importante não só para evitar problemas como a halitose e o acúmulo de tártaro - o que deixa os dentes escuros-, mas também para prevenir doenças mais graves, como as periodontais, que atacam a gengiva e chegam a matar. "As bactérias da boca podem se espalhar por outras partes do organismo, agravando ainda mais o estado de saúde do bicho", afirma Gioso. "A gravidade da doença vai depender da resistência de cada animal, mas posso dizer que 95% deles terão problemas se não escovarem os dentes", completa.
Como escovar?
Herbert Corrêa, da clínica Odontovet, especializada em odontologia animal, alerta: " Não escovar os dentes dos animais com pasta para humanos. As pastas humanas têm flúor e sabão. Como os animais as engolem, eles podem ter problemas gástricos". Segundo o veterinário, o ideal é usar pastas veterinárias, à venda em clínicas e lojas especializadas. Elas têm sabor agradável ao paladar do bicho, como carne e peixe, e não contém substâncias tóxicas.
Outro problema é a periodicidade. "Os dentes têm de ser escovados diariamente. É importante para remover as placas bacterianas e para criar o hábito no animal." Para o dono que não tiver tempo disponível, recomenda-se que a escovação seja feita ao menos três vezes por semana. "Esse seria um meio-termo, mas não o ideal", diz Corrêa.
Gioso, um dos pioneiros da odontologia animal no Brasil, avisa: o sucesso da escovação depende de um tripé. "O dono precisa ter informação sobre a importância da higiene bucal, método para escovar e motivação", diz.
Uma boa escovação
1 - Escolha uma escova com cerdas macias. O ideal é que ela seja para uso veterinário;
2 - Se a escova for humana, deve ser compatível com o tamanho do animal. Para cachorros de até 10 Kg, como poodles, use uma de criança. Para bichos maiores, como labradores, use uma de adulto;
3 - Os dentes do seu animal precisam ser escovados todos os dias, por cerca de dois minutos;
4 - Jamais utilize pastas humanas, elas contêm flúor e sabão e não foram feitas para engolir;
5 - Se você não puder gastar com pastas veterinárias, a dica é escovar os dentes do bicho apenas com água;
Saiba mais
> Pastas: as pastas para animais facilitam a escovação, pois geralmente têm sabor de carne ou peixe;
> Ossinhos: os ossinhos artificiais ajudam a limpar o dente do animal. Mas eles não substituem um boa escovada;
> Rações: existem rações com substâncias que auxiliam na higiene bucal de seu bichinho;
> Ossos de verdade: não dê ossos de verdade para seu animal roer. Eles são muito duros e causam fraturas e desgastes nos dentes;
fonte: Jornal "São Paulo Agora", Curitiba - 14/06/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário