Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 20 de junho de 2009

Hortelã ajuda a aliviar dores de cabeça


Erva originária da Ásia, a hortelã possui diversas propriedades medicinais. 

Usada principalmente no preparo de chás, a planta pode ajudar a combater gripes e resfriados e possui um efeito analgésico bom para dores de cabeça.

"Por possuir nutrientes como as vitaminas A, B e C e minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio, a hortelã é indicada para combater várias doenças, ajudando nas defesas do organismo e até acalmando a tosse", fala Regina Stikan, nutricionista do Hospital e Maternidade São Camilo.

A erva pode ser utilizada ainda para aliviar cólicas e gases e para desentupir as vias aéreas. "Um dos efeitos positivos desse vegetal é sua função expectorante", completa a nutricionista. Regina destaca ainda o uso da erva na indústria de cosméticos, por sua ação refrescante e tonificante.

 "O óleo de hortelã é ótimo para massagens. Para ajudar a combater dores de cabeça, uma dica é comprar um concentrado de óleo de hortelã e fazer massagem nas têmporas com as pontas dos dedos.
"Por causa do seu efeito calmante, a hortelã é utilizada também pelos adeptos da aromaterapia.

SAIBA MAIS
> Que preparações são possíveis com hortelã? 
Diversas. As folhas de hortelã são muito utilizadas como acompanhamento de pratos salgados, como carne de carneiro e costeleta, e estão presentes em alguns tipos de salada. O molho à base de hortelã, por exemplo, é muito saboroso por causa do sabor refrescante da erva. A planta é utilizada ainda na decoração de pratos.

> Qual a melhor forma de preparar o chá de hortelã? 
Por infusão, para que a erva não perca suas propriedades medicinais e nutricionais. Deve-se jogar as folhas de hortelã na panela quando a água estiver fervendo, desligar o fogo, tampá-la e retirar as folhas após cinco minutos.

> De onde vem a hortelã? 
Esse é o nome de uma planta também conhecida popularmente como menta. É uma erva rasteira, proveniente da família das labiadas.

ATENÇÃO 
Os cuidados para comprar e conservar a hortelã são ressaltados pela nutricionista Bruna Marques, do Hospital Santa Catarina. "É importante verificar se as folhas estão verdes, inteiras e sem gotas de água. O recomendado é escolher sempre as mais secas e conservar o maço na geladeira, dentro de um saco plástico fechado", afirma. "Pode ser interessante também plantar um pezinho de hortelã em casa para ter sempre a erva fresquinha', completa Bruna.
fonte: Jornal "São Paulo Agora", Encarte Revista da Hora, 14/06/09

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS