A hipotermia é uma condição em que o metabolismo do organismo deixa de responder por causa da queda na temperatura corporal.
Álcool
A hipotermia, de acordo com o médico do siate Fábio Henrique de Carvalho, professor da Universidade Positivo (UP), ocorre quando a temperatura do organismo cai abaixo dos 35°C. "Quase sempre, aqueles que morrem de frio apresentam problemas de alcoolismo", comenta. "O álcool diminui a capacidade de defesa do indivíduo, que perde a sensibilidade às baixas temperaturas", explica.
Carvalho conta que a hipotermia também pode ocorrer em temperaturas mais elevadas, entre 10 a 15° C. "O maior perigo está na exposição ao frio de um corpo desprotegido, por um longo período de tempo. A maioria das vítimas é encontrada com pouca roupa, ou com as roupas molhadas e deitadas no chão gelado", exemplifica.
FRIO FATAL
A hipotermia ocorre quando a temperatura corporal cai abaixo do normal (36,5°C a 37,5°C). Geralmente está relacionada à exposição prolongada a baixas temperaturas.
Classificação e sintomas
> Leve: 35°C a 32°C
Ocorrem tremores, os reflexos ficam mais lentos e a pessoa pode apresentar confusão mental. A pele fica fria e muito pálida e as extremidades, como os dedos das mãos e dos pés, escurecem.
> Moderada: 32°C a 28° C
Os tremores diminuem porque o corpo perde a capacidade de produzir calor. A pessoa apresenta batimentos cardíacos lentos, rigidez muscular, sonolência, dificuldade para se movimentar e menor nível de consciência.
> Grave: - de 28°C
A pessoa entra em coma e a sua respiração e frequência cardiáca diminuem drasticamente e pode haver falha de órgãos vitais. Se a temperatura cair a 25°C, a vítima morre por parada cardiorrespiratória.
Cuidados ao encontrar uma pessoa com hipotermia:
1 -Agasalhe bem a pessoa e dê líquidos quentes como chá, café ou caldos. Se as roupas estiverem molhadas, troque-as, para que ela pare de perder calor.
2 - Não a deixe tomar banho. O banho quente pode provocar um aumento súbito da temperatura, que pode levar a uma parada cardíaca. É importante que a vítima seja aquecida lentamente.
3 - Se o indivíduo estiver inconsciente, cubra-o com um cobertor e ligue para o serviço de emergência. Não tente colocá-lo em pé. A mobilização repentina pode desencadear uma parada cardíaca.
fonte: Jornal "A Gazeta do Povo", Curitiba - 05/06/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário