Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 13 de junho de 2009

Hipotermia

A hipotermia é uma condição em que o metabolismo do organismo deixa de responder por causa da queda na temperatura corporal. Álcool A hipotermia, de acordo com o médico do siate Fábio Henrique de Carvalho, professor da Universidade Positivo (UP), ocorre quando a temperatura do organismo cai abaixo dos 35°C. "Quase sempre, aqueles que morrem de frio apresentam problemas de alcoolismo", comenta. "O álcool diminui a capacidade de defesa do indivíduo, que perde a sensibilidade às baixas temperaturas", explica. Carvalho conta que a hipotermia também pode ocorrer em temperaturas mais elevadas, entre 10 a 15° C. "O maior perigo está na exposição ao frio de um corpo desprotegido, por um longo período de tempo. A maioria das vítimas é encontrada com pouca roupa, ou com as roupas molhadas e deitadas no chão gelado", exemplifica. FRIO FATAL A hipotermia ocorre quando a temperatura corporal cai abaixo do normal (36,5°C a 37,5°C). Geralmente está relacionada à exposição prolongada a baixas temperaturas. Classificação e sintomas > Leve: 35°C a 32°C Ocorrem tremores, os reflexos ficam mais lentos e a pessoa pode apresentar confusão mental. A pele fica fria e muito pálida e as extremidades, como os dedos das mãos e dos pés, escurecem. > Moderada: 32°C a 28° C Os tremores diminuem porque o corpo perde a capacidade de produzir calor. A pessoa apresenta batimentos cardíacos lentos, rigidez muscular, sonolência, dificuldade para se movimentar e menor nível de consciência. > Grave: - de 28°C A pessoa entra em coma e a sua respiração e frequência cardiáca diminuem drasticamente e pode haver falha de órgãos vitais. Se a temperatura cair a 25°C, a vítima morre por parada cardiorrespiratória. Cuidados ao encontrar uma pessoa com hipotermia: 1 -Agasalhe bem a pessoa e dê líquidos quentes como chá, café ou caldos. Se as roupas estiverem molhadas, troque-as, para que ela pare de perder calor. 2 - Não a deixe tomar banho. O banho quente pode provocar um aumento súbito da temperatura, que pode levar a uma parada cardíaca. É importante que a vítima seja aquecida lentamente. 3 - Se o indivíduo estiver inconsciente, cubra-o com um cobertor e ligue para o serviço de emergência. Não tente colocá-lo em pé. A mobilização repentina pode desencadear uma parada cardíaca.
fonte: Jornal "A Gazeta do Povo", Curitiba - 05/06/09

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS