Escrever textos, elaborar planilhas e até criar apresentações com slides em editores on-line sem a necessidade de instalar programas no micro. Isso é possível com o Google Docs e com o Zoho aplicativos que oferecem na internet praticamente as mesmas ferramentas do Microsoft Office e do BrOffice. A vantagem é a economia financeira (no caso do Office) e de espaço no HD, além de ser possível acessar o serviço de qualquer máquina conectada à Web.
O serviço do Google pode ser acessado usando o nome do usuário e a senha do Gmail. Como outros produtos da empresa, o visual do Docs é limpo, o que facilita o manuseio em um momento inicial, mas pode acabar empobrecendo a experiência caso haja necessidade de utilizar mais recursos.
Já o Zoho fez a mesma lição de casa do concorrente e se saiu melhor no resultado final. A página inicial é melhor dividida, com links bem distribuídos para cada um dos aplicativos. Dentros dos serviços, as barras de ferramenta misturam ícones com barras de rolagem (como no Office), o que dinamiza o trabalho. A única desvantagem em relação ao pacote do Google é que o Zoho não pode ser traduzido para o português.
Guarde na rede
Além de salvá-los dentro dos próprios editores, outra alternativa para manter os arquivos on-line são os HDs virtuais. Os serviços recebem todos os tipos de arquivo, como vídeos, imagens, fotos e músicas e exigem nome de usuário e senha para serem acessados.
Segundo Marcelo Lau, 37 anos, coordenador do curso de pós-graduação em segurança da informação do Senac, o ideal é sempre guardar os arquivos em dois lugares diferentes. "Dessa forma, o usuário mantém sempre uma cópia de segurança. Pode ser em um HD fixo, em um pendrive ou em um DVD", diz ele.
HDs VIRTUAIS
>GMail Drive
Aplicativo que transforma a conta de e-mail do Gmail em um disco virtual. Para acessá-lo, basta abrir a pasta "Meus Documentos", clicar no ícone "GMailDrive" e colocar a senha de usuário. Para fazer o upload dos arquivos, basta clicar sobre eles com o botão direito do mouse, escolher a opção "Enviar para..." e, em seguida, "GMail Drive". Depois disso, o arquivo é enviado para o Gmail, aparecendo como enviado pelo próprio usuário. O GMail armazena até 7,2 Gbytes. O arquivo de instalação tem 153 Kbytes.
SkyDrive
Serviço de HD virtual da Microsoft com capacidade de armazenamento de 25 Gbytes. Permite criar pastas privadas, de acesso restrito, ou compartilhadas. Armazena todo o tipo de arquivo com tamanho de até 50 Mbytes. Em português, pode ser acessado usando o endereço de e-mail do Hotmail.
Intelig Web
Permita armazenar textos, fotos, vídeos, músicas, pastas compactadas, etc... Para facilitar a organização, é possível dividir os arquivos em pastas. Tem capacidade de 1 Gbyte e recebe arquivos com até 40 Mbytes. É em português e fácil de usar.
ESCRITÓRIO ON-LINE
> Google Docs
Aplicativo on-line do Google para concorrer com o Microsoft Office. Inclui editor de texto, planilhas, apresentações e formulários com questões para pesquisas. O visual é limpo e funcional, como outros produtos do Google. Permite armazenar os documentos on-line ou baixá-los para o micro, onde podem ser abertos no Office ou no BrOffice. Pode ser traduzido para o português alterando a configuração interna. Zoho
No mesmo modelo que o conjunto de aplicativos do Google, porém com um visual mais completo e mais fácil de navegar. Oferece editor de texto, planilhas, apresentações, bloco de notas, gerenciador de arquivos, etc... A barra de ferramentas dos aplicativos mistura ícones com barras de rolagens (como no Office), o que torna o trabalho mais prático. Pode ser acessado com um novo cadastro ou usando a conta de e-mail do Google ou do Yahoo!. Gratuito e em inglês.
fonte: Jornal "São Paulo Agora", 31/05/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário