Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 20 de junho de 2009

Espirro e coriza são sinal de rinite


Se você nunca reclamou com certeza já ouviu alguém reclamar de rinite alérgica. Doença que ataca principalmente crianças e adultos, ela é bastante comum entre os brasileiros.

Quem sofre com o mal se sente bastante incomodado. Isso porque os sintomas não são nada agradáveis: obstrução das vias nasais, coriza (eliminação de secreção pelas narinas), espirros que se repetem freneticamente e aquela coceira chata que deixa a ponta do nariz avermelhada.

"A rinite é um termo genérico para inflamação da mucosa nasal. Ela pode ter cunho alérgico ou outras razões", afirma José Eduardo Afonso Jr., pneumologista e clínico-geral do Hospital Albert Einsten.
 
No Brasil, ela é causada principalmente pelo contato com os ácaros, espécie de poluente biológico. "Nosso nariz é como um aspirador, filtra o que respiramos para que chegue adequadamente aos pulmões", diz João Ferreira de Mello Júnior, chefe do grupo de alergia em otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas.

De acordo com o médico, a rinite alérgica acontece quando o nariz cria mecanismos de defesa em excesso. "A obstrução nasal tem a função de impedir que o inimigo entre no organismo, a coriza serve para limpar o nariz, e os espirros, para expelir o invasor". É importante ressaltar que a rinite alérgica pode ser tratada, apesar de ser genética - a pessoa já nasce com uma capacidade herdada dos pais para desenvolvê-la.

A primeira parte do tratamento passa pela limpeza ambiental, em que é preciso livrar a casa e o quarto de carpetes, cortinas, tecidos e tudo aquilo que possa acumular poeira, como ar-condicionado sujo. A segunda, pela medicação, e a terceira, se nenhuma das fases anteriores funcionar, pelas vacinas anti-alérgicas. "Esses três pontos vão se somando", afirma Mello Júnior.

A importância do tratamento é vital, pois a doença atrapalha, e muito, a vida dos pacientes. "Cerca de 30% das pessoas com rinite alérgica não dormem bem à noite, o que acaba comprometendo a produtividade no trabalho e na escola", alerta o otorrinolaringologista. Preste atenção ao inverno, período em que a rinite tende a piorar por conta do ar mais seco e poluído e do frio. "Além disso, as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas e em locais fechados", diz o pneumologista Afonso Jr.  

> O que é rinite alérgica ?
É a inflamação das mucosas do nariz, causada por substâncias como poeira, mofo e ácaro.  

> Quais os principais sintomas ? .
Coriza (eliminação de secreção pelas narinas); . Obstrução nasal; . Espirros; . Coceira no nariz e, às vezes, na garganta e nos olhos; . Dor de cabeça;  

> Como prevenir?
1 - Lave cobertores, edredons, tapetes e cortinas uma vez por semana;
2 - Quando o inverno chegar, evite vestir casacos que estejam guardados há muito tempo. Lave-os antes de usar;
3 - Evite o acúmulo de poeira, varrendo o chão e passando pano sobre os móveis diariamente;
4 - A incidência de raios solares sobre os colchões e sofás evita a proliferação de ácaros, que preferem lugares úmidos e escuros;
5 - Deixe as janelas abertas para arejar o ambiente, e, se possível, permita a entrada de sol;
6 - Não fume;
7 - Use soluções salinas, como soro fisiológico, para limpar o nariz, principalmente se viver em cidades grandes;

fonte: Jornal "São Paulo Agora", encarte Revista da Hora - 14/06/09

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS