Perder dados gravados em CDs e DVDs é um dano praticamente irreparável. Pior do que os prejuízos financeiros é a perda de registros pessoais, como fotos e vídeos de viagens. Mas, com alguns cuidados simples, como armazenagem adequada e limpeza, é possível evitar esse transtorno.
Segundo Danilo Angi, 29 anos, gerente de mídias óticas da Multilaser, um CD ou DVD bem cuidado pode guardar seguramente suas informações por até dez anos. Mas ressalta: "É difícil precisar ao certo a vida útil de um aparelho sem levar em conta as suas condições de uso. Um CD que é tocado todo dia, por exemplo, sofrerá um desgaste provocado pelo próprio aquecimento do tocador".
ARMAZENAMENTO
Para evitar o surgimento de riscos, bolores ou até a quebra dos produtos, Angi recomenda o uso de caixinhas acrílicas, iguais às que embalam CDs de música. "Elas prendem o disco pelo anel central e evitam que a face de gravação entre em contato com outra superfície", diz ele. O uso de envelopes não é recomendado, pois o disco pode entortar e quebrar. O mesmo vale para os cases, que podem reter umidade e são menos eficientes em relação aos riscos.
É importante também manter os discos em lugar seco, fresco e arejado, com temperaturas que não superem os 25°C.
REPAROS
Uma vez danificado fisicamente, é difícil reparar um CD ou DVD. Segundo o consultor, é praticamente impossível corrigir riscos usando programas de computador. Nesse caso, existem alguns especialistas que podem recuperar as informações, extraindo-as do disco e regravando-as em uma nova mídia.
LIMPEZA
Apesar de armazenarem informações digitais, CDs e DVDs podem ser limpos com pano úmido e até lavados. "O importante é usar sabão neutro", recomenda Angi.
Após lavados, os discos devem ser secos com uma flanela, em movimentos suaves. O uso de produtos químicos, como o álcool, não é recomendado, pois eles podem afetar o acrílico dos discos, causando a perda dos dados.
PREFIRA DISCOS DE MARCAS CONHECIDAS
Mídias de marcas conhecidas possuem mais qualidade do que CDs e DVDs de fabricantes desconhecidos ou que não informam as suas origens. Angi diz que não é possível especificar a qualidade de um disco somente analisando a cor da face de gravação do mesmo (branca, azul ou amarela). Porém, para quem procura por mídias de alta qualidade e resistência, ele indica as douradas, banhadas a ouro. Nesse caso, elas podem custar até dez vezes mais do que um disco convencional.
GRAVAÇÃO
O recomendado é não usar a velocidade máxima dos gravadores. Velocidades menores evitam o aquecimento do aparelho e fixam melhor as informações no disco. No caso de gravações em série, Angi recomenda também que se faça um intervalo entre uma e ou tra para resfriar o drive, evitando problemas e a perda dos discos.
PRINCIPAIS DICAS
1 - Guarde os discos separados em caixas de acrílico;
2 - Evite lugares quentes e com umidade;
3 - Faça a limpeza usando um pano limpo, sem produtos químicos. Seque em seguida;
4 - Evite gravar os discos usando a velocidade máxima do gravador;
5 - Na hora de comprar, dê preferência para produtos de marcas conhecidas;
PROGRAMAS PARA GRAVAR CD, DVD E BLU-RAY
> NERO 9
O Nero é eficiente, mas exige uma máquina com alto desempenho para não se tornar lento. Grava CDs e DVDs, além de produzir as capas. O arquivo de instalação é uma versão de demonstração, com 380 Mbytes, em português.
BURN AWARE
Com interface leve e intuititva, o programa grava CDs, DVDs e Blu-rays de músicas, dados e filmes. Em português, o arquivo de instalação tem 8,5 Mbytes e é gratuito. EXPRESS BURNING
O Express Burning é capaz de gravar CDs, DVDs e Blu-rays. Possui a função "drag and drop", que permite arrastar os arquivos diretamente para a pasta de gravação. É gratuíto, mas em inglês. O arquivo de instalação tem apenas 390 Kbytes.
fonte: Jornal "São Paulo Agora", Encarte Revista da Hora - 14/06/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário