Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 20 de junho de 2009

Regularização das declarações do IR

Um novo serviço da Receita Federal fornece mais informações e facilita a autorregularização das declarações do Imposto de Renda das pessoas físicas com alguma pendência. A expectativa é de que mais de 50% das declarações possam ser regularizadas, via internet, pelo próprio contribuinte. O serviço poderá ser acessado através do endereço eletrônico da Receita (http://www.receita.fazenda.gov.br) e será disponibilizado mediante a utilização de código de acesso ou certificado digital. Para a Receita Federal, mais de 50% das declarações com alguma pendência poderão ser regularizadas pelo próprio contribuinte sem que seja necessário comparecer a uma unidade de atendimento. Após gerar um código de acesso, o contribuinte poderá entrar no Portal e-CAC e: 1) verificar eventuais pendências na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) e saber o que é preciso fazer para resolvê-las; 2) acompanhar o pagamento do imposto e alterar opções referentes ao débito automático das quotas; 3) identificar eventuais problemas no depósito da sua restituição; 4) parcelar possíveis débitos em atraso relacionados a sua declaração ou a outras pendências com a própria Receita Federal e com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. A geração do código de acesso é um processo simples, rápido e realizado via internet. O contribuinte precisa apenas informar o CPF, a data de nascimento e os números dos recibos de entrega das declarações de ajuste anual do Imposto de Renda (DIRPF) referentes aos exercícios de 2008 e de 2009.
fonte: Jornal "Gazeta do Povo", Curitiba - 06/06/09

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS