Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Agrião faz bem para o sistema respiratório


Agrião, uma das hortaliças mais nutritivas da família dos vegetais crucíferos, da qual fazem parte também a couve, a rúcula e o brócolis. "Esta planta é famosa no combate à bronquite e aos males do aparelho respiratório, devido à presença de óleos essenciais, além de ter vitamina C em sua composição.

Um xarope simples, feito com três colheres (de sopa) do suco feito com um maço grande de agrião e uma colher (de sopa) de mel é ótimo para ajudar a diminuir a secreção de muco", ensina a nutricionista Eliana Cristina de Almeida, professora da Unifesp.

Não há restrições para a ingestão da hortaliça, que garante ainda outros benefícios para a saúde. "Está cientificamente provado que seus óleos essenciais também ajudam a estabilizar os níveis de ácido úrico no organismo", afirma Eliana. Além de suas propriedades diuréticas, o agrião protege o fígado e auxilia na regularização do funcionamento intestinal. "É um vegetal rico em fibras naturais, água e tem baixíssimo teor de carboidratos, por isso, pode ser uma boa opção para os diabéticos. Para completar, tem poucas calorias e, por ser rico em cálcio, é bastante utilizado para dar saciedade", afirma o médico José Alves Lara Neto, vice-presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).

O agrião contém ainda vitaminas do complexo B e betacaroteno, um precursor da vitamina A. "Além de fazer bem para os olhos, há estudos que indicam ser um leve antidepressivo", completa o nutrólogo. Importante no combate à anemia, o ferro é outro elemento em abundância na hortaliça. "A planta contém cinco vezes mais ferro do que a couve", contabiliza a nutricionista da Unifesp. Fósforo, iodo - necessário para tratar males da tireóide - e potássio também estão presentes na verdura.

SAIBA MAIS
> O agrião deve ser consumido cru, em sua forma natural;
> A leve ardência provocada pela hortaliça funciona para abrir o apetite;
> Por ter sabor acentuado, também pode ser empregado como condimento;
> Essa hortaliça é rica em fósforo, potássio, calcio e ferro;
> Para extrair o ferro presente no agrião, deve-se ingerí-lo com uma fonte de vitamina C, como a larança; > É fonte de vitamina C, A e vitaminas do complexo B;

fonte: Jornal "São Paulo Agora", Encarte Revista da Hora - 09/08/09

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS