Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 19 de setembro de 2009

Açaí faz bem para a saúde do coração

Mais conhecido por seu alto valor energético, o açaí é uma fruta importante no combate a inflamações e ao envelhecimento precoce das células (o que pode causar males como câncer e doenças cardíacas). A fruta também é fonte de vitaminas B1, C e E, ferro, potássio, cálcio e proteínas. A força do açaí é resultado da sua alta concentração de flavonoides, compostos produzidos pelos vegetais que, no corpo humano, desempenham atividades antioxidante. "O açaí é riquíssimo em antocianina, substância responsável por sua pigmentação roxa e que, no nosso organismo, atua principalmente na proteção dos vasos sanguíneos, mas também na prevenção do câncer e no combate a infecções", afirma a nutricionista Daniela Jobst, do Instituto de Medicina Funcional dos Estados Unidos. A nutróloga Jane Corona concorda. "É mais comum as pessoas se lembrarem da cereja, do morango, da uva e de outras frutas com coloração que vai do vermelho ao azulado - esses alimentos também trazem o pigmento em sua composição. Mas, no açaí, a quantidade é muito maior. A antocianina ainda é benéfica para proteger a retina", completa a médica. Incluir o açaí na dieta semanal ajuda a prevenir contra o entupimento dos vasos sanguineos, a baixar a pressão arterial e a controlar as taxas de colesterol, afirmam as especialistas. Segundo Daniela, as propriedades funcionais da fruta são mantidas até mesmo após o processo de congelamento ou de cozimento. "A antocianina não é sensível à temperatura. Por isso, os benefícios permanecem em geleias, sorvetes e outras receitas à base de açaí", explica. Um estudo desenvolvido por pesquisadores da faculdade de agronomia da USP comprovou a capacidade antioxidante das polpas congeladas do alimento. Quanto mais concentradas, melhores elas são. No entanto, por ser um alimento altamente calórico, é preciso controlar a dose. "O problema é a forma como nós estamos acostumados a consumir o açaí aqui no Sudeste, com xarope de guaraná. O ideal é fazer um suco da própria fruta", ensina Daniela. Para quem busca a ação benéfica, tomar um copo de suco de açaí uma vez por semana já é suficiente. SAIBA MAIS > Quais são os principais benefícios do consumo do açaí? A fruta previne o envelhecimento celular precoce, que pode desencadear inflamações, câncer, hipertensão e doenças sistema cardiovascular. > Por que o açaí faz bem para a saúde? Além de conter vitaminas B1, C e E, ferro, cálcio e potássio, o alimento é rico em um tipo específico de flavanoide chamado antocianina. Essa substância tem ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres responsáveis pela degradação celular. > Qual é o valor calórico do açaí com o xarope de guaraná? Há cerca de 110 calorias para cada cem gramas. > Com que frequência devemos consumir açaí para desfrutar de seus benefícios para a saúde? Um vez por semana.
fonte: Jornal "São Paulo Agora", Encarte Revista da Hora, 13/09/09

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS