Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Iogurte é aliado no combate a doenças

Fonte de proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas, o iogurte é um aliado na prevenção de doenças tão diversas quanto a osteoporose e o câncer colorretal, além de combater o aumento de colesterol no sangue. Para garantir seus benefícios, é importante dar preferência a opções ricas em probióticos, bactérias benéficas que estimulam a flora intestinal e o sistema imunológico. "No iogurte, ocorre a fermentação do leite, que dá origem a milhões desses microorganismos vivos", afirma a nutricionista Solange Saavedra, gerente do Conselho Regional de Nutricionistas. "Essas bactérias também destroem as toxinas, interagem permanentemente com as células imunes da parede intestinal, aumentando as nossas defesas contra doenças, e regulam as taxas de colesterol", completa a nutróloga Jane Corona, autora do livro "Saboreando Mudanças: o Poder Terapêutico dos Alimentos" (ed. Senac). Basta incluir na dieta um copo de iogurte, algumas vezes na semana, para se beneficiar de suas propriedades funcionais. "Desde que o alimento não tenha corantes, conservantes nem açúcar, pois tudo isso pode atrapalhar a sobrevivência das bactérias no organismo", alerta Solange. Versátil, ele pode ser consumido em sua forma fria, puro, com frutas, cereais e mel. Congelado, serve de base para o preparo de sobremesas similares ao sorvete, mas bem menos gordurosas. "O iogurte também é uma alternativa mais saudável para preparar molhos que vão bem em saladas e carnes. Basta combiná-lo com temperos, ervas e sucos de frutas como limão e maracujá", ensina a médica Livia Maria Zimmermann, da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia). SAIBA MAIS > Quais os nutrientes presentes no iogurte? Cálcio, fósforo, potássio, zinco, vitaminas do complexo e A, proteínas, carboidratos e probióticos. > Quais os benefícios do iogurte para a saúde? Fortalecimento de ossos, dentes, pele e cabelo; diminuição da pressão arterial; regulação do colesterol; prevenção de inflamações, da formação de tumores no intestino e no reto, de infeccções e alergias; regulação do intestino; e aumento da resistência contra doenças. > Qual a dose mínima para obter os benefícios do alimento? Basta ingerir um copo de iougurte regularmente para garantir sua eficácia. > Quais as melhores formas de consumi-lo? Puro, com frutas, com mel, com cereais, além de gelado (no preparo de sobremesas) e no formato de molhos para carnes e saladas.
fonte: Jornal "São Paulo Agora", Encarte Revista da Hora, 06/09/09

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS