Fonte de proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas, o iogurte é um aliado na prevenção de doenças tão diversas quanto a osteoporose e o câncer colorretal, além de combater o aumento de colesterol no sangue. Para garantir seus benefícios, é importante dar preferência a opções ricas em probióticos, bactérias benéficas que estimulam a flora intestinal e o sistema imunológico. "No iogurte, ocorre a fermentação do leite, que dá origem a milhões desses microorganismos vivos", afirma a nutricionista Solange Saavedra, gerente do Conselho Regional de Nutricionistas. "Essas bactérias também destroem as toxinas, interagem permanentemente com as células imunes da parede intestinal, aumentando as nossas defesas contra doenças, e regulam as taxas de colesterol", completa a nutróloga Jane Corona, autora do livro "Saboreando Mudanças: o Poder Terapêutico dos Alimentos" (ed. Senac).
Basta incluir na dieta um copo de iogurte, algumas vezes na semana, para se beneficiar de suas propriedades funcionais. "Desde que o alimento não tenha corantes, conservantes nem açúcar, pois tudo isso pode atrapalhar a sobrevivência das bactérias no organismo", alerta Solange.
Versátil, ele pode ser consumido em sua forma fria, puro, com frutas, cereais e mel. Congelado, serve de base para o preparo de sobremesas similares ao sorvete, mas bem menos gordurosas. "O iogurte também é uma alternativa mais saudável para preparar molhos que vão bem em saladas e carnes. Basta combiná-lo com temperos, ervas e sucos de frutas como limão e maracujá", ensina a médica Livia Maria Zimmermann, da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).
SAIBA MAIS
> Quais os nutrientes presentes no iogurte?
Cálcio, fósforo, potássio, zinco, vitaminas do complexo e A, proteínas, carboidratos e probióticos.
> Quais os benefícios do iogurte para a saúde?
Fortalecimento de ossos, dentes, pele e cabelo; diminuição da pressão arterial; regulação do colesterol; prevenção de inflamações, da formação de tumores no intestino e no reto, de infeccções e alergias; regulação do intestino; e aumento da resistência contra doenças.
> Qual a dose mínima para obter os benefícios do alimento?
Basta ingerir um copo de iougurte regularmente para garantir sua eficácia.
> Quais as melhores formas de consumi-lo?
Puro, com frutas, com mel, com cereais, além de gelado (no preparo de sobremesas) e no formato de molhos para carnes e saladas.
fonte: Jornal "São Paulo Agora", Encarte Revista da Hora, 06/09/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário