Embora não sejam muito populares na dieta dos brasileiros, os brotos de alfafa, bambu e feijão são ótimas opções alimentares. Por possuírem alto teor de fibras, seu principal benefício para o organismo é contribuir para o bom funcionamento do intestino. De quebra, eles contêm pouquíssimas calorias, o que significa que podem ser consumidos sem culpa, até mesmo por quem precisa controlar o peso.
Dos três tipos, o broto de bambu é o menos calórico. Cada 100 gramas contêm apenas 12 calorias. A mesma quantidade de broto de feijão tem 23 calorias. E o broto de alfata contém 23 calorias em 100 gramas. Somente para comparar, a mesma porção de batatas tem, em média, 200 calorias. É muita diferença. em contrapartida, para a mesma quantidade, trazem entre dois e três gramas de fibras. "Parece pouco, mas não é", afirma Cibele Crispim, doutora em nutrição pela Unifesp. A especialista explica que as fibras funcionam como uma esponja. "Elas absorvem água e estimulam os movimentos intestinais, facilitando a evacuação. Também controlam a velocidade de absorção dos carboidratos (açúcares) pelo organismo e contribuem para a redução do colesterol no sangue."
Como são as sementes germinadas dos vegetais, os brotos ainda são ricos em vitaminas e em minerais, aponta a nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori. "Eles possuem muita clorofila, que é altamente desintoxicante e contribui para o bom funcionamento do fígado. Possuem ainda vitaminas do complexo B e C, que é antioxidante e melhora a massa muscular."
Dos três tipos, o mais rico em vitaminas do complexo B é o broto de feijão. "É uma ótima fonte de ácido fólico, que protege contra a má-formação do distema neurológico fetal.
Por isso, há uma recomendação mundial para a inclusão dessa vitamina do complexo B na dieta das gestantes", diz Cibele.
Por outro lado, quem apresenta alguma doença autoimune, como lupus, vitiligo ou psoríase, deve evitar o consumo de broto de alfafa. "Por conter uma substância chamada L-canavanina, não é recomendada para esses pacientes", completa Vanderlí.
SAIBA MAIS
> A melhor forma de consumir os brotos de bambu, feijão e alfafa é em saladas ou na forma de sucos.
> A maior concentração de fibras é encontrada no broto de alfafa (aproximadamente três gramas para cada 100 gramas). Um adulto deve consumir, diariamente cerca de 25 gramas de fibras alimentares.
> Por estarem em contato com a terra e serem colhidos ainda jovens, os brotos são considerados alimentos altamente energéticos na medicina oriental.
> O broto de alfafa também e fonte de vitamina A, fundamental para a saúde da pele, dos cabelos e dos olhos.
> Desses três tipos de broto, o que possui maior concentração de ácido fólico (uma vitamina do complexo B) é o de feijão.
> O broto de bambu também é fonte de fósforo, elemento fundamentl para a formação óssea e para o processo de formação de energia celular. Combate o cansaço decorrente do estresse.
fonte: Jornal "São Paulo Agora", Encarte Revista da Hora - 16/08/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário