Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 26 de setembro de 2009

Brotos de vegetais regulam o intestino

Embora não sejam muito populares na dieta dos brasileiros, os brotos de alfafa, bambu e feijão são ótimas opções alimentares. Por possuírem alto teor de fibras, seu principal benefício para o organismo é contribuir para o bom funcionamento do intestino. De quebra, eles contêm pouquíssimas calorias, o que significa que podem ser consumidos sem culpa, até mesmo por quem precisa controlar o peso. Dos três tipos, o broto de bambu é o menos calórico. Cada 100 gramas contêm apenas 12 calorias. A mesma quantidade de broto de feijão tem 23 calorias. E o broto de alfata contém 23 calorias em 100 gramas. Somente para comparar, a mesma porção de batatas tem, em média, 200 calorias. É muita diferença. em contrapartida, para a mesma quantidade, trazem entre dois e três gramas de fibras. "Parece pouco, mas não é", afirma Cibele Crispim, doutora em nutrição pela Unifesp. A especialista explica que as fibras funcionam como uma esponja. "Elas absorvem água e estimulam os movimentos intestinais, facilitando a evacuação. Também controlam a velocidade de absorção dos carboidratos (açúcares) pelo organismo e contribuem para a redução do colesterol no sangue." Como são as sementes germinadas dos vegetais, os brotos ainda são ricos em vitaminas e em minerais, aponta a nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori. "Eles possuem muita clorofila, que é altamente desintoxicante e contribui para o bom funcionamento do fígado. Possuem ainda vitaminas do complexo B e C, que é antioxidante e melhora a massa muscular." Dos três tipos, o mais rico em vitaminas do complexo B é o broto de feijão. "É uma ótima fonte de ácido fólico, que protege contra a má-formação do distema neurológico fetal. Por isso, há uma recomendação mundial para a inclusão dessa vitamina do complexo B na dieta das gestantes", diz Cibele. Por outro lado, quem apresenta alguma doença autoimune, como lupus, vitiligo ou psoríase, deve evitar o consumo de broto de alfafa. "Por conter uma substância chamada L-canavanina, não é recomendada para esses pacientes", completa Vanderlí. SAIBA MAIS > A melhor forma de consumir os brotos de bambu, feijão e alfafa é em saladas ou na forma de sucos. > A maior concentração de fibras é encontrada no broto de alfafa (aproximadamente três gramas para cada 100 gramas). Um adulto deve consumir, diariamente cerca de 25 gramas de fibras alimentares. > Por estarem em contato com a terra e serem colhidos ainda jovens, os brotos são considerados alimentos altamente energéticos na medicina oriental. > O broto de alfafa também e fonte de vitamina A, fundamental para a saúde da pele, dos cabelos e dos olhos. > Desses três tipos de broto, o que possui maior concentração de ácido fólico (uma vitamina do complexo B) é o de feijão. > O broto de bambu também é fonte de fósforo, elemento fundamentl para a formação óssea e para o processo de formação de energia celular. Combate o cansaço decorrente do estresse.
fonte: Jornal "São Paulo Agora", Encarte Revista da Hora - 16/08/09

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS