Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 26 de setembro de 2009

Sardinha faz bem para o coração e o cérebro

Se você não consegue abrir mão de comer carne frequentemente, comece a considerar a hipótese de aumentar a ingestão de peixes e de diminuir o consumo das vermelhas. Não é preciso morar à beira da praia para adotar uma dieta rica nesse tipo de alimento. Até a sardinha, facilmente encontrada nos supermercados, é uma ótima opção para quem quer se ver livre dos males das gorduras presentes em abundância em uma picanha, por exemplo. Mas os benefícios do peixe não param por aí. "A sardinha faz parte de um grupo de peixes que são fonte de uma gordura que participa na destruição de células cancerosas no nosso organismo", afirma o médico Sidney Federmann, da divisão de doenças crônicas da Secretaria de Estado da Saúde. A gordura em questão é conhecida como Ômega 3 e ainda protege os vasos sanguíneos e o coração - aumentando os níveis do bom colesterol e diminuindo as taxas do mau colesterol. Outro de seus benefícios é o fato de combater a degeneração das células do cérebro, os neurônios. "Existem estudos que comprovam que o Ômega 3 melhora os níveis de dopamina, uma substância presente no nosso organismo. Assim, ajuda a amenizar sintomas de depressão e de vários tipos de demência, como o mal de Alzheimer", afirma a nutricionista Daniela Jobst, do Instituto de Medicina Funcional dos Estados Unidos. A melhor forma de consumir a sardinha é cozinhando-a ou amassando-a. O ideal é incluí-la na dieta pelo menos duas vezes por semana. Se for comprar o peixe já enlatado, prefira as opções conservadas em água. SAIBA MAIS > Qual a melhor forma de consumir a sardinha? Prefira-a cozida ou assada. A forma grelhada, embora não seja a ideal, é melhor do que a frita. > Por que o consumo de peixe frito não é o recomendável para a saúde? Quando o alimento é exposto às altas temperaturas da fritura, perde suas propriedades funcionais. Para completar, o óleo empregado para fritar é prejudicial para a saúde do coração e dos vasos sanguíneos. > Quais são as propriedades funcionais da sardinha? Ela é antioxidante, protege o sistema cardiovascular, combate sintomas de diversos tipos de demência e depressão e diminui as taxas do mau colesterol e do triglicéride. > Que outros tipos de peixe podem substituir a sardinha na dieta? Peixes de água fria como salmão, atum, truta, cavala e arenque.
fonte: Jornal "São Paulo Agora", Encarte Revista da Hora - 20/09/09

Um comentário:

Fernanda disse...

Eu gosto de Sardinha, Atum quase nem como carne vermelha, como peixe umas 4 vezes por semana.

é muito bom.

INDICE GERAL DAS POSTAGENS