Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 4 de outubro de 2008

Acordo Ortográfico

Brasil será o primeiro país a implementar as regras oficialmente a partir de janeiro de 2009
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou no dia 29/09/08 o decreto que estabelece o cronograma de implantação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no Brasil. O texto prevê a padronização ortográfica entre os países da língua portuguesa.
Quatro Anos
A reforma ortográfica vem sendo discutida desde 1990 pelos países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP): Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor Leste.
O Brasil será o primeiro país a implementar as regras oficialmente. As mudanças serão feitas de forma paulatina a partir de 1º de janeiro de 2009, com um prazo de conclusão até o início de 2013. O decreto determina que nos quatros anos de transição sejam aceitas as duas formas.
As mudanças devem atingir aproximadamente 0,5% das palavras adotadas no Brasil. Nos demais países as alterações podem alcançar 106%. As mudanças mais significativas estão relacionadas à acentuação de palavras, incluindo a extinção do trema.
MUDANÇAS
Veja o que muda com a reforma, a partir de janeiro de 2009.
ALFABETO
- Passa de 23 para 26 letras, com a inclusão de "k", "y" e "w".
ACENTUAÇÃO
° Acento Agudo
- Eliminação do trema. Exemplo: bilíngue. Só será mantido em palavras estrangeiras, como Hübner.
- Nas paroxítonas desaparece o acento agudo dos "i" e "u" tônicos depois de ditongos. Exemplo: feiura.
- Não leva acento o "u" tônico de formas rizotônicas dos verbos arguir e redarguir. Exemplo: arguem.
- O acento agudo de palavras paroxítonas com ditongos abertos "ei" e "oi" deixam de existir. Exemplos: ideia e heroico.
- Fica facultativo o emprego de acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito, em diferenciação à grafia do presente do indicativo. Exemplos: amámos, cantámos.
° Acento Circunflexo
- Palavras terminadas em "ôo" deixam de ser acentuadas. Exemplo: voo.
- As formas verbais da terceira pessoa do plural terminadas em "êem" perdem o acento circunflexo. Exemplos: leem, veem.
- Ficam aceitas as duas formas: econômico/económico, acadêmico/académico, fêmur/fémur.
GRAFIA
- A reforma aceita duplas grafias em algumas palavras se elas forem pronunciadas tal como são escritas. Exemplo: facto/fato.
HÍFEN
- Expressões que perderam a noção de composição devem ser grafadas sem hífen. Exemplos: mandachuva, paraquedas.
- Emprega-se o hífen quando a segunda palavra começa com "h" ou quando inicia com a mesma vogal que encerra a primeira. Exemplos: pré-história, super-homem, micro-ondas.
- Exclui-se o hífen quando a segunda palavra inicia com "r" ou "s" ou com vogal diferente da que encerra a primeira. Exemplos: antissemita, antirreligioso, autoestrada. Exceção: quando o "r" vem do prefixo (hiper, inter, super). Exemplo: super-rápido.
fontes: Jornal "GAZETA DO POVO" - 30/09/08
Agências de notícias e Academia Brasileira de Letras

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS