Se seus cheques foram roubados ou perdidos, é possível manter-se protegido contra o uso indevido das folhas, desde que sejam tomados alguns cuidados específicos, como fazer um boletim de ocorrência em uma delegacia e avisar o mercado sobre a possibilidade de que alguém utilize o papel, ou outros documentos que tenha perdido, sem autorização.
Fazer o alerta é possível com o serviço SOS Cheques e Documentos, que informa aos estabelecimentos comerciais sobre os cheques e documentos roubados. `Se a pessoa for fazer a compra e informar o CPF de outra, o sistema vai apontar e a empresa vai perguntar por B.O.`, afirma o gerente da Unidade de Pessoas Físicas da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), Paulo Capoletti.
Banco de dados
Para que o alerta fique no banco de dados, o consumidor deve ligar para o telefone 0800-011-1522, ou acessar o site http://www.apoioaoconsumidor.com.br/, e comunicar o tipo de documento que foi roubado. Após isso, o consumidor tem 48 horas para apresentar ao serviço o boletim de ocorrência, para que o alerta seja mantido.
Segundo Capoletti, o sistema evita que o consumidor se aborreça com contas que não adquiriu e evita que um estabelecimento tenha prejuízo, já que a pessoa que teve o nome usado na compra pode entrar com ação na justiça e não pagar a despesa.
O serviço
- Não possui custo para o consumidor;
- Inclusão imediata do alerta na rede;
- Protege os consumidores e a sociedade inibindo a ação de contraventores;
- Abrangência Nacional;
fonte: www.sosconsumidor.com.br
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