Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Golpe na venda de carros: comprador e proprietário devem ficar atentos

Um novo golpe aplicado na venda de veículos usados exige atenção tanto do comprador como do proprietário do veículo que está à venda. Trata-se de uma situação em que o consumidor compra o carro por meio de financiamento, mas o antigo proprietário não recebe o pagamento da concessionária. Sem o dinheiro e com o carro ainda em seu nome, o proprietário consegue obter o veículo de volta, já quem comprou, fica sem o produto e com um financiamento para pagar. Má-fé de concessionária Esse tipo de situação acontece porque o banco no qual foi feito o financiamento depositou o dinheiro da compra na conta da loja onde a venda foi feita, e não diretamente para o proprietário. A concessionária por sua vez, deveria repassar o valor para o dono, mas não o faz. Segundo o Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo), esse golpe tem a participação das revendedoras e dos bancos, que negligenciam a análise da documentação. Prevenindo-se do golpe Para se prevenir desse tipo de ocorrência, o melhor é ficar atento a todos os documentos que estiver assinando e exigir, tanto na troca como na venda, que antes de entregar ou receber o veículo, tenha em mãos o recibo devidamente assinado. `O consumidor também tem que ter a informação de que ele não é obrigado a fazer o financiamento com a loja. Ele pode fazer no banco dele`, ressalta o presidente do Ibedec, José Geraldo Tardin. `Já o proprietário só pode colocar o carro em uma loja indicada por outra pessoa e tem que fazer um contrato de consignação`, completa. Solucionando o golpe Quem se encontrar nessa situação, tanto como comprador como vendedor do veículo, deve procurar a Delegacia de Polícia Civil e registrar um Boletim de Ocorrência contra a Revendedora de veículos, assim como informar o banco da ocorrência. Após essas medidas, o consumidor deve procurar o banco na Justiça para cancelar o contrato de financiamento e reaver os valores que tenha pago. Segundo Tardin, a instituição financeira não terá como continuar o contrato de financiamento. `Se não tem carro, não tem financiamento`, diz.
Matéria publicada dia: 23/10/2008

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS