Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 25 de outubro de 2008

Complicações causadas pelo trânsito à saúde

Além de causar irritação e estresse, permanecer muito tempo parado no trânsito provoca dores na coluna, no joelho e no pescoço de motoristas.
ESTRESSE O problema mais comum enfrentado pelas pessoas que passam muito tempo no trânsito é o estresse. Ele atinge tanto os motoristas quanto os passageiros de automóveis e ainda mais de ônibus. A poluição sonora decorrente do uso de buzinas e do próprio motor dos veículos ajuda a agravar o estresse. DORES PELO CORPO Por conta da postura muitas vezes inadequada, o motorista pode ter dores pelo corpo. As regiões mais atingidas costumam ser as costas e os ombros. INCHAÇO E VARIZES Por ficarem muito tempo paradas e repetindo movimentos de aceleração, as pernas podem inchar e ficar doloridas. O surgimento de varizes é outra possibilidade. EXERCÍCIOS PARA RELAXAR Quando estiver preso no congestionamento, recorra às seguintes técnicas para relaxar: 1 - Inspire profundamente, enchendo bem os pulmões. 2 - Ao mesmo tempo, aperte o polegar contra o dedo indicador da mão direita. Mantenha-os apertados e segure o fôlego por sete ou oito segundos. 3 - Solte o ar lentamente pela boca, com os lábios ligeiramente entreabertos, enquanto tenta se livrar de toda a tensão no braço e na mão direitos. 4 - Ao mesmo tempo, imagine uma onda de relaxamento fluindo desde a cabeça, passando por todo o corpo e indo até os dedos dos pés. 5 - Repita o exercício com a mão esquerda. DICAS Saia de casa com um bom tempo de antecedência, para evitar atrasos - Escolha caminhos alternativos. Trafegar por avenidas movimentadas durante o horário de pico é aumentar as chances de se aborrecer; - Se você acabou de ter um desentendimento em casa ou qualquer outro aborrecimento que lhe tenha causado irritação, prefira seguir para o seu destino de táxi ou de ônibus; - Ouvir música é um recurso que deve ser bem pensado para não aumentar ainda mais o seu estresse. Evite manter o volume mais alto do que o barulho da rua; - Se o carro tiver ar-condicionado, mantenha-o ligado; - Procure mentalizar pensamentos positivos enquanto estiver no trânsito. Pensamentos ruíns podem deixá-lo ainda mais cansado, além de superdimensionar a tensão; - Aproveite para planejar a sua vida enquanto está no volante. Planos de férias, final de semana, listas de compras de supermercado, tudo isso pode ser feito mentalmente enquanto espera o carro da frente acelerar; - Conte até dez antes de gritar ou fazer gestos obcenos para outro motorista. Muitas pessoas usam o carro como um escudo e aproveitam para despejar todas as frustações no primeiro incauto que lhe cortar a preferencial. Evite brigas, pois quem sia perdendo é você; - Evite manter o pé fixo na embreagem por muito tempo. Mova os pés para cima e para baixo, para não provocar dores; - Não fale ao celular enquanto estiver dirigindo. Se a ligação for muito importante, encoste o carro e fale tranqüilamente, evitando assim multas e acidentes; - Encontre um tempo em sua rotina para praticar exercícios físicos. Eles tornam mais rara a ocorrência de problemas físicos como dores nas costas;
.
fonte: Jornal São Paulo Agora - 19/10/08

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS